Desenvolva sua equipe

7 ferramentas para quem não tem tempo de se manter atualizado

ferramentas para quem não tem tempo de se manter atualizado

Todo profissional de marketing — em especial aquele que trabalha com estratégias digitais — sabe que as tendências do mercado mudam em um ritmo impressionante. Devido ao avanço das tecnologias e a facilidade de comunicação, o que se espera é que essas transformações sejam ainda mais rápidas com o passar dos anos.

Mas como acompanhar as novidades e conceitos que surgem em meio a avalanche de informação que somos submetidos quando você não tem tempo de se manter atualizado? Continue a leitura e veja como estas 7 ferramentas podem ajudar!

1. Pocket

Pocket é uma ferramenta na qual que você pode salvar o que encontra enquanto navega pela internet e consultar esses conteúdos depois, quando tiver mais tempo para consumi-los.

O serviço tem extensões para os principais navegadores web e aplicativos para os sistemas operacionais mobile mais utilizados, o que permite guardar links com apenas um clique. Depois, você terá uma lista com artigos, vídeos ou imagens pendentes. À medida que for visualizando esses links, é possível arquivá-los para controlar o que foi ou não lido e marcá-los como favoritos, se assim desejar.

O Pocket é gratuito, mas a versão Premium permite manter cópias dos conteúdos salvos e fazer buscas dentro dos textos nas listas de arquivados.

2. 12 minutos

A proposta do 12 minutos é compactar as ideias principais dos melhores livros de não ficção em microbooks que o usuário pode ler em minutos — e não em horas. Muitos deles também estão disponíveis em formato de audiobook, permitindo que você consuma o mesmo conteúdo sem precisar olhar para a tela.

A equipe da plataforma seleciona os melhores títulos, faz a leitura e depois elabora uma resenha curta e, ao mesmo tempo, relevante para quem quer saber os conceitos chave de um livro, mas não deseja passar horas diante das páginas. Dessa maneira, a pessoa consegue se familiarizar com o assunto que o autor aborda e decidir se realmente é interessante adquirir e se dedicar a ler a obra completa.

Excelente para aprender em pouco tempo e se manter atualizado, o 12 minutos trabalha com planos anuais, mas você pode testar o serviço gratuitamente durante 7 dias.

3. Quora

Se você está em busca de um conhecimento bem específico ou se não encontrou na internet uma resposta satisfatória para uma dúvida, o Quora pode ser uma ótima solução. Trata-se de uma ferramenta de perguntas e respostas que podemos encontrar explicações bastante diretas para o que desejamos saber.

Quando o usuário cria o perfil, ele é encorajado a selecionar áreas que tem mais entendimento e experiência. Assim, outros participantes podem direcionar perguntas a ele (e a outros com competências similares) quando o assunto estiver de acordo com campos que ele afirma dominar.

Vale lembrar que qualquer usuário pode responder a uma pergunta, assim como qualquer um pode perguntar. Isso estimula o debate, ao mesmo tempo em que conecta pessoas com diferentes visões de mundo. Além disso, os membros podem votar nas melhores respostas (“upvote”) e seguir determinadas perguntas para receberem um aviso sempre que alguém comentar.

4. Feedly

Feedly é um agregador de feeds em que você pode acompanhar atualizações de sites como portais de notícias e blogs. Com ele, é possível centralizar todo esse conteúdo em uma única aplicação.

Existe a possibilidade de separar as atualizações por categorias, de forma a agrupar os posts de páginas com temática semelhante e acompanhar as novidades daquele assunto em ordem cronológica.

A versão gratuita do Feedly dá direito a até 100 fontes de conteúdo e está disponível para desktop e dispositivos móveis, enquanto o plano pago oferece outras condições, como fontes ilimitadas, filtros de pesquisa, anotações e destaques.

5. Product Hunt

Consultar o Product Hunt de tempos em tempos é uma maneira interessante de se manter a par dos produtos que as empresas estão lançando no mercado.

Trata-se de uma plataforma que as pessoas podem deixar sua avaliação para novos produtos relacionados a tecnologia, como apps, plugins, sites, dispositivos etc. Nessa opinião, devem constar os prós e contras do produto, um depoimento sobre a experiência que o usuário teve com ele e há quanto tempo ele está utilizando tal artigo.

Também há a opção de pedir sugestões para que outros usuários indiquem qual é o melhor produto para uma certa finalidade. Por exemplo: “qual é o melhor aplicativo para quem quer trabalhar por home office?”

6. Hacker News

Para quem gosta de acompanhar as tendências do mundo da tecnologia, o Hacker News é um dos sites mais indicados.

Nele, os usuários podem incluir artigos — chamados de “stories” — que considerem pertinentes para a comunidade. Quem estiver cadastrado pode votar nesses conteúdos e deixar um comentário sobre eles. Assim, as “stories” aparecem na primeira página por ordem de relevância, de acordo com diversos fatores, como:

  • quantidade de votos;
  • há quanto tempo o artigo foi incluído;
  • intervenção dos moderadores;
  • intensidade da discussão nos comentários.

Todos esses quesitos contribuem para que as “stories” nos primeiros lugares sejam sempre atuais e significativas para os usuários.

7. Flipboard

Flipboard também é um agregador de conteúdos de diversas fontes, sendo que também é possível seguir as atualizações de suas redes sociais favoritas e das publicações — editoriais famosos com destaque dentro da plataforma.

A ferramenta funciona como uma revista digital em que você também pode selecionar tópicos e ela escolhe os posts mais interessantes para serem apresentados. Além disso, existe a função de criar a sua revista pessoal — é só marcar os artigos como favoritos conforme os lê e seus seguidores dentro do Flipboard podem acompanhar os posts que você mais gostou.

Podemos ver, portanto, que essa lista tem ferramentas ideais para facilitar a organização das informações e que contribuem para a chegada de notícias que realmente importam para você. Teste-as e crie o hábito de consultá-las com frequência — com poucos minutos por dia, você já estará bem informado.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe quais ferramentas usar para ficar por dentro das novidades, que tal conferir as melhores fontes para se manter atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo? Veja estes 9 portais de tendências de mercado para acompanhar!

Publicações relacionadas
ArtigosDesenvolva sua equipe

Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019

Desenvolva sua equipe

Vale do Silício: empresas que podem te trazer insights valiosos

Desenvolva sua equipe

Marketing de Conteúdo para Educação em uma estratégia concreta

Desenvolva sua equipe

Customer Success e onboarding: o segredo de uma aliança perfeita