Artigos

Conheça a estratégia do atacadista Assaí para atrair micro e pequenos empreendedores

Academia Assaí

Atualmente, grande parte dos varejistas têm apostado em cartões de marca própria como forma de atrair um público que sofre com restrição de crédito em instituições financeiras e administradoras de cartões. Essa é uma estratégia que visa também aumentar a retenção de clientes. Porém, em outras frentes, o mercado tem apresentado empresas com ações voltadas para posicionar suas marcas como parceiras do microempreendedor.

As micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e devem, segundo estudo do Sebrae, chegar a 17,7 milhões de empreendimentos até 2022. Numa ação para atingir esse público e aproveitar sua tendência de crescimento, o Assaí Atacadista, do Grupo Pão de Açúcar, utiliza a Academia Assaí.

Segundo a própria empresa do GPA, cursos de capacitação gratuitos são o foco da Academia Assaí, cujo objetivo é promover o desenvolvimento e o fortalecimento de microempreendedores.

“O número de microempreendedores individuais cresceu dez vezes nos últimos anos, ultrapassando os 7 milhões em todo o Brasil. Porém, cerca de 40% deles não terminaram o ensino médio e atualmente 60% estão inadimplentes. A Academia Assaí Bons Negócios visa potencializar as vocações de microempreendedores, com conhecimentos específicos do seu setor, e contribuir com seu desenvolvimento. Assim, fortalecendo seus resultados e seu impacto no entorno”, explica Susy Yoshimura, Diretora Executiva do Instituto GPA.

Dessa forma, criada no fim de 2017, a Academia Assaí posiciona o atacadista como parceiro do microempreendedor em toda a sua jornada, desde como montar seu negócio e identificar seu público-alvo até como escolher a precificação correta e quais ações podem ser aproveitadas em datas comemorativas.

Conteúdos para suportar a jornada do microempreendedor

Como uma empresa pode construir seu posicionamento e conduzir uma relação mais próxima com seu público? Uma primeira solução é investir na produção de conteúdos que ajudem seus potenciais clientes a solucionarem suas dúvidas desde o início de seus negócios.

Antes mesmo de que o empreendedor já tenha definido em qual ramo pretende atuar, a Academia Assaí oferece dicas de como abrir seu próprio negócio. Num segundo momento, é indicado como precificar os produtos, manter a qualidade dos alimentos e quais são os caminhos para aumentar as vendas em datas como o Natal ou na Páscoa.

Dessa forma, o Assaí estabelece uma relação de confiança com seus potenciais consumidores desde o início da jornada.

Cursos de capacitação para microempreendedores

Diante de um público que já ultrapassa 7 milhões de pessoas, mas que quase metade nem sequer concluiu o ensino médio, é um caminho natural concluir que há uma carência de capacitação. Como o Assaí aproveita essa oportunidade? A Academia Assaí oferece cursos para diferentes tipos de negócio.

O portal é focado no micro e pequeno empreendedor que trabalha com alimentação. Os vídeos são gratuitos e, após a conclusão dos cursos, é emitido um certificado.

Até maio de 2019, o canal do Assaí no YouTube contava com 11 mil inscritos.

Cases de sucesso de microempreendedores

Na busca por um relacionamento mais próximo com seus clientes e potenciais clientes, o Assaí ainda dá espaço para os micro e pequenos empreendedores que se destacam.

Em uma das ações promovidas pelo atacadista, o prêmio Academia Assaí Bons Negócios oferece capacitação profissional e mentoria especializada aos ganhadores.

Segundo o próprio Assaí, a primeira edição da premiação contou com mais de 2.500 inscritos de todo o Brasil. Os 15 ganhadores passaram uma semana em São Paulo, onde participaram de workshops, capacitações e apresentaram seu negócio para uma banca avaliadora durante a cerimônia de premiação.

Além do prêmio, a Academia Assaí divulga conteúdos que contam a história de empreendedores que possam servir como exemplo e incentivo para outros também abrirem seus próprios negócios.

Assim, como consequência da geração de um relacionamento mais próximo com os clientes, o Assaí ainda amplia seu potencial de retenção.

Porém, há espaços para que os resultados dessa estratégia sejam potencializados.

Oportunidades de crescimento para estratégia

Embora o Assaí se posicione como parceiro do micro e pequeno empreendedor, mais de 70% do tráfego orgânico do domínio academiaassai.com.br ainda são diretamente ligados à marca ou à premiação Academia Assaí Bons Negócios.

Observe como a grande maioria das buscas ainda é destinada à “pesquisa branded”, conforme indicado pela ferramenta SemRush.

Como consequência do posicionamento de pesquisa orgânica, quase 60% das pessoas que acessam o site da Academia Assaí vêm de tráfego direto (pessoas que digitam a URL do site diretamente, entre outras coisas), como mostra o Similar Web.

Esse cenário pode ser interpretado como resultado de uma boa estratégia de branding, com uma grande oportunidade ainda a ser explorada. Afinal, se a Academia Assaí pretende ser um canal que conversa com o microempreendedor, um bom caminho seria ser encontrada por esse público quando surgem dúvidas ou problemas a serem resolvidos durante sua jornada.

Diante de um público de mais de 7 milhões de pessoas, as marcas que forem encontradas quando essas pesquisas forem feitas serão aquelas que, efetivamente, iniciarão um relacionamento.

Estratégias bem delineadas de conteúdo podem gerar grandes resultados. Porém, é preciso manter frequência e ter um planejamento adequado. Senão, o objetivo inicial deixa de ser alcançado.

Um claro exemplo da importância de uma estratégia de conteúdo é o armazém de redirecionamento de mercadorias Queria Tanto, que conquistou 811 primeiras posições no Google em menos de um ano e meio a partir da reformulação de seu blog.

Com foco em ajudar seu público, o Queria Tanto é encontrado pelas pessoas que fazem as buscas referentes ao que o seu negócio entrega, aparecendo no primeiro lugar no Google para várias palavras-chave.

Entre os lojistas, um exemplo de como estratégias robustas de conteúdo podem alcançar grandes resultados é a Linda Bela, que aumentou em 477% o seu tráfego orgânico do blog e em 40% o faturamento da sua loja virtual.

Quer entender mais como uma boa estratégia de conteúdo pode ser desenvolvida? Fale com um consultor da Rock Content, e saiba como fazer sua estratégia de Marketing de Conteúdo decolar!

Receba-uma-avaliação-da-sua-estratégiaPowered by Rock Convert
Publicações relacionadas
Artigos

Crescimento do e-commerce no Brasil é oportunidade para indústrias e grandes empresas

Artigos

Funcionários de grandes empresas esperam encontrar equilíbrio entre vida social e trabalho

Artigos

O Amazon Prime Day é um case de sucesso recorrente que grandes empresas devem se atentar

Artigos

Omnicanalidade: projeções para o futuro do varejo