ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

Avinash Kaushik

RD Summit 2017: o futuro nos olhos de Avinash Kaushik do Google

Uma das palestras que estávamos mais curiosos para ver no RD Summit 2017, maior evento de marketing digital da América Latina, era a do Avinash Kaushik.

Autor de dois best-sellers, traduzidos para vários idiomas, editor chefe do blog Occam’s Razor que abre portas para várias oportunidades profissionais e evangelista de marketing digital do Google, Avinash é o mestre do Web Analytics.

Esse título não é baseado no senso comum. Ele já recebeu diversos prêmios, como o contribuidor mais influente da indústria pela Web Analytics Association, em 2011 e estrela em ascensão da Direct Marketing Educational Foundation, em 2010. Além disso, ele é conselheiro na Web Analytics Association.

Atualmente, Avinash trabalha no Googleplex, a sede da empresa em Mountain View resolvendo problemas mais amplos.

Por ser muito conhecido pelas suas palestras mundiais, bem como em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford, podemos dizer que as nossas expectativas eram muitas e foram superadas.

Vamos contar para você quais foram os maiores insights dessa palestra e os temas que Avinash abordou.

O Mundo está mudando rápido

Avinash disse estar muito animado com todas as coisas que poderemos fazer no futuro, por isso o tema da sua palestra seria “The World is Changing Fast”, ou no português, o Mundo está mudando rápido.

Na introdução de sua palestra ele falou da interseção entre o marketing e a análise de dados e como os millennials se tornaram uma grande parte da audiência das empresas.

Ele também ressaltou que os jovens estão “aniquilando” práticas de marketing que se tornaram obsoletas.

Para exemplificar essas práticas, Avinash explicou como um marketing pode ser estúpido ao separar produtos por gênero.

Esse problema pode ser resolvido com os dados online, que permitem que você descubra do que aquela pessoa realmente gosta para produzir conteúdos e campanhas direcionadas para ela.

Dessa forma, com os dados, você terá uma real intenção pensada de acordo com o comportamento do usuário.

Avinash abordou em sua palestra alguns tópicos que estão relacionados com o futuro do marketing digital. Confira quais foram eles.

Inteligência artificial

A inteligência artificial está mudando realmente o mundo e o marketing. O Facebook, por exemplo, é a maior empresa do mundo que tem dados das pessoas.

Segundo Avinash, a inteligência artificial é um tópico muito complicado para algumas pessoas e deu diversos exemplos de forma simples sobre como essa tecnologia pode afetar as ações da humanidade.

Um dos exemplos utilizados foi como o Google organizou as fotos do celular dele reconhecendo o rosto das pessoas e objetos capturados por meio do AI.

Os outros exemplos utilizados foram:

  • como a inteligência artificial pode aumentar a produção agrícola quando as plantas não têm contato com humanos, somente máquinas. Isso vai resolver vários problemas por falta de alimentos;
  • como a inteligência artificial pode ajudar na medicina, otimizando os processos.

Machine learning

Machine learning é algo difícil de compreender, segundo Avinash. No geral, ela é uma forma da máquina aprender sozinha.

Avinash levantou 3 tópicos relacionados ao machine learning: aprender, construir e lucrar.

Aprender

Antigamente as empresas gastavam milhões para fazer um machine learning.

Hoje, existem plataformas gratuitas como o Tensonflow, que trabalha os dados de uma forma neural, conectando as informações.

O Google também organiza os dados sem intervenção humana, entendendo o que aquelas informações querem dizer.

Construir

A nuvem tem serviços de machine learning, seja ela do google, microsoft ou amazon.

Na opção de serviço de larga escala de machine learning do Google, a nuvem coleta todos os dados, manda para a plataforma, analisa e manda de volta para o usuário de uma forma personalizada.

Isso melhora a experiência do usuário e cria uma aproximação e engajamento com a marca.

Além disso, a nuvem aumenta a velocidade dos resultados, pois algo que demoraria horas ou dias para ser organizado ou processado, passará a ser feito em segundos.

Lucrar

Com o machine learning você consegue entender as motivações das pessoas e classificá-las de acordo com informações fornecidas pelos dados.

Por exemplo, você pode separar os dados em clientes, visitantes, melhores clientes e muitos outros.

Existem bilhões de sinais de comportamentos humanos que podem se agrupar.

Analytics

O Google Analytics, especialidade de Avinash, trabalha com muitos dados que deixam as pessoas perdidas. Porém, o que poucos sabem é que essa plataforma tem funcionalidades que te ajudam a entender esses dados e a selecionar o que você realmente deseja acompanhar.

Dessa forma, você pode coletar as informações analisadas para fazer coisas produtivas e lucrar com elas.

Além disso, com a análise de dados automática você terá tempo para fazer outras coisas que são prioridades no momento.

Além disso, o Analytics facilita na resolução de uma questão que é o pesadelo de muitas empresas: “quanto eu gasto em cada canal de divulgação e qual é o que me oferece maior benefício?”. Ele separa essas informações e mostra os resultados.

O futuro próximo

No fim de sua palestra, Avinash deixou a dica de 3 coisas que ele acha que acontecerá nos próximos 10 anos e que vão impactar nossa vida. Saiba quais são elas:

Artificial general intelligence: as máquinas poderão fazer qualquer atividade intelectual que um humano pode fazer.

Quantum computing: os computadores ficarão mais inteligentes e compilarão dados muito mais rapidamente. Dessa forma, eles poderão resolver vários problemas de forma imediata.

Super intelligence: sistemas de inteligência elevada que vão ter a propriedade de resolver problemas. É uma inteligência muito mais elevada que poderá processar capacidades que vão além do cérebro humano.

Gostou das dicas do Avinash Kaushik? Se quiser saber mais sobre o evangelizador do Google confira o post sobre a sua trajetória.