Cases

Como o foco em experiência mobile levou a BMW a gerar mais oportunidades de vendas

BMW experiência mobile

Diante de mais meios para busca, navegação e consumo, o mobile é a opção mais usada atualmente. Porém, não basta ter presença digital. Para atingir esse público, é preciso também haver preocupação especial em oferecer uma boa experiência. 

Conforme indicado pelo estudo The State or Retail Performance, no varejo, o atraso de 1 segundo no carregamento de uma página pode reduzir as conversões em até 20%. Essa perda é consequência da experiência negativa dos usuários do e-commerce, afinal 54% das pessoas ficam mais frustradas à medida que aumenta o tempo de carregamento do site de uma marca.

Assim, negócios com presença online não têm saída: ou passam a oferecer melhores experiências para os visitantes de suas páginas ou terão de conviver com a perda de clientes para os concorrentes.

Mesmo empresas do porte da BMW têm percebido como a entrega de uma boa experiência mobile pode impactar os negócios. Conforme descrição do diretor global de marketing digital do BMW Group, Jörg Poggenpohl, o site da companhia era uma boa alternativa para quem “procurava fotos belas e estáticas dos veículos”, mas estava aquém do que se poderia esperar em velocidade de carregamento de páginas.

“Para ser franco, ele não se parecia ou se comportava como um site construído pela BMW, onde nossa marca é sinônimo de performance. Com velocidade. Com a sensação emocionante de se mover de um lugar para outro, com nada além de uma estrada aberta à sua frente”, observou Jörg Poggenpohl, em entrevista ao Think With Google.

Assim, a BMW decidiu reconstruir seu site para dispositivos móveis a partir do zero e, consequentemente, entregar uma experiência para mobile que refletisse o que sua marca representa.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Oferecer velocidade no acesso é prioridade

Com a missão de oferecer melhor experiência para os visitantes que utilizam dispositivos móveis, a BMW estabeleceu como meta na reconstrução de seu site aumentar a velocidade. “Nosso objetivo era alavancar nossas percepções de consumidor para criar uma saída de marketing dinâmica e cheia de recursos”, destacou Poggenpohl.

Para criar um site que proporciona velocidade e ótima experiência ao usuário, a BMW escolheu o Progressive Web Apps (PWA) e Accelerated Mobile Pages (AMP). Na análise da companhia, os PWAs são confiáveis ​​e carregam instantaneamente, mesmo em condições de rede incertas, e fornecem uma experiência de usuário envolvente, imersiva e semelhante a um aplicativo em dispositivos móveis. 

Já a iniciativa de código aberto da AMP foi projetada para criar páginas da Web que são carregadas rapidamente em navegadores móveis. Como a estrutura de AMP está constantemente sendo atualizada para garantir que seja confiável, não seria necessário gastar recursos contínuos do desenvolvedor para garantir que ela permaneça rápida.

“A velocidade era uma prioridade tão relevante para o novo site que, antes de a primeira linha de código ser escrita, nossas equipes de criação e design concordaram em abandonar qualquer recurso que retardasse o site. O resultado foi um site móvel que serve como o veículo perfeito para o tipo de conteúdo que incorpora o que a marca BMW é: design, inovação e desempenho”, ressaltou o diretor global de marketing digital do BMW Group.

Aumento de performance é refletido em mais oportunidades de venda

Ainda que houvesse a preocupação com a estética, o foco da companhia na reconstrução de seu site sempre foi melhorar o desempenho. E os resultados superaram as expectativas. “O novo site para dispositivos móveis é carregado 3 vezes mais rápido. A proporção de pessoas que clicaram da BMW.com para um site de vendas da BMW subiu de 8% para 30%. O número de nossos usuários móveis aumentou em 27%. E o SEO agora gera 49% mais visitas ao site do que o site antigo”, afirmou Jörg Poggenpohl.

A descoberta dos benefícios de um site com alta performance levarão a BMW a manter como meta constante a oferta de uma boa experiência para os usuários de smartphones, tablets e quaisquer outros dispositivos móveis. 

“Nossa jornada — de um site lento a uma experiência móvel líder no setor — foi reveladora. É um testamento que as jornadas, mesmo depois que a viagem acabou, tendem a mudar a maneira como você vê certas coisas. Agora está claro para mim que a velocidade do site para dispositivos móveis é essencial para o sucesso, independentemente do tipo de negócio em que você está”, complementou o diretor global de marketing digital da companhia.

Melhores soluções de experiência para o usuário

Para empresas que gostariam de desfrutar de resultados similares aos percebidos pela BMW, é possível encontrar soluções que também oferecem melhores experiências ao usuário. Uma solução totalmente nova em WordPress para empresas e profissionais de marketing é o Rock Stage. 

O Rock Stage melhora a performance da página, aprimora a velocidade de carregamento (o PageSpeed) de 30 a 50%, potencializa a otimização de SEO, aumenta a segurança e permite que seja realizada a personalização integral.

Empresas como Oi, Samba Tech, Nelogica e Nova Safra utilizam, com sucesso, o Rock Stage. Os benefícios encontrados com a aposta na solução são os mais diversos. Passam desde uma hospedagem mais segura e estável, até a recuperação de blogs erroneamente deletados, com ação de gerenciamento de infraestrutura.

Utilizar o Rock Stage é uma aposta que pode contribuir para impulsionar os resultados do seu site e blog de maneira sólida, segura e estratégica. Ficou interessado e quer conhecer o Rock Stage? Entre em contato!

Receba-uma-avaliação-da-sua-estratégiaPowered by Rock Convert

Publicações relacionadas
Cases

Como a nova plataforma de sites da Rock Content melhorou a experiência do usuário da Acoplast

Cases

Como a Faculdade Unyleya acelerou seu processo de captação de alunos e alcançou 881% de ROI

Cases

SumUp se destaca no mercado de adquirentes ao se posicionar como parceira do empreendedor

Cases

Como a Mindvalley triplicou canal tratando o YouTube como um mecanismo de pesquisa