ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

Calendário Editorial de redes sociais aumente em quase 3 vezes o tráfego para o seu blog

Calendário Editorial de redes sociais: aumente em quase 3 vezes o tráfego para o seu blog

Entre outras coisas, Marketing Digital depende de criatividade. Mas não somos artistas do improviso, que escrevem e publicam conteúdo apenas quando a inspiração aparece. A estrutura básica do Inbound Marketing é a estratégia — o que demanda planejamento.

Isso também vale para as redes sociais. Eventualmente, você ou seu time de Marketing terão uma ideia brilhante de post para aquele dia. Mas a melhor forma de sempre entregar ideias brilhantes para o seu público é planejá-las. E a maneira mais eficaz de fazer isso é criando um calendário editorial de redes sociais!

Na nossa pesquisa, Social Media Trends 2017, descobrimos que mais de 70% das empresas brasileiras têm uma estratégia de divulgação de conteúdo nas redes sociais. Mas apenas 37,7% estão fazendo isso da maneira inteligente: utilizando um calendário editorial.

Estratégia de divulgação nas redes sociais

Elas conseguem quase 3 vezes mais tráfego para o blog e, com razão, consideram-se mais eficazes nas redes.

Criar um calendário para sua estratégia não é nada complicado. Neste post, vou te mostrar as vantagens de trabalhar com ele e dicas para elaborar o seu!

Vamos ficar na mesma página: o que é um calendário editorial de redes sociais

Já explicamos em um post bem completo o que é um calendário editorial para toda a sua estratégia de Marketing.

Um calendário editorial especificamente para as redes sociais foca na rotina de divulgação de conteúdo em todas as suas redes.

Ele organiza quando e o que será postado em cada rede social do seu negócio — tanto promoção de posts do seu blog quanto conteúdos produzidos apenas para as redes (como vídeos e gifs) e até posts de outros canais que tenham a ver com o seu mercado.

Marque uma visita na agenda: 3 vezes mais visitas, na verdade

Pense em como você consome conteúdo.

Pode ser que digite o endereço do seu site favorito direto no browser. Também é bem provável que escreva o termo que está buscando no Google e acesse os primeiros sites que apareçam (os campeões do SEO). Um terceiro modo de acessar conteúdo é clicar nos links compartilhados nas redes sociais.

Alguns especialistas já falam em uma batalha entre o Facebook e o Google, que disputam o maior número de redirecionamentos. Ou seja: qual deles é mais usado para se ter acesso ao conteúdo de outros sites.

Você não precisa escolher em qual vai investir: SEO ou redes sociais. Deve ser bom nos dois!

E quem planeja bem as postagens nas redes sociais, utilizando um calendário editorial, consegue triplicar o acesso ao blog! Veja:

Estratégias de divulgação x visitas

Claro, pois um calendário editorial aumenta a consistência das suas redes. O planejamento permite que seu time produza conteúdos mais relevantes com mais tempo, e é esse material que o público procura em qualquer lugar.

Os dias, as horas, os números: o que é levado em conta no calendário editorial

Três pontos principais são levados em consideração pela maioria dos produtores de conteúdo (inclusive por nós, da Rock Content) que utilizam uma estratégia bem definida:

Definir dias para os posts (63,5% levam esse fator em consideração)

Existem dias em que acordamos com vontade de compartilhar alegria e acabamos postando mensagens otimistas nas nossas redes sociais pessoais, não é? E outros em que simplesmente não estamos com vontade de postar nada.

Bom, não é assim que funciona no caso das redes da empresa.

É preciso que você saiba exatamente qual será sua frequência de postagem com antecedência. Caso contrário, a postagem nas redes pode se perder entre as várias outras tarefas diárias do seu time de Marketing e se tornar uma nota de rodapé — algo que é feito apenas quando sobra um tempinho.

As empresas que planejam os dias de postagem provam a importância desse planejamento e se consideram mais eficazes nas redes, cujos resultados percebem ser mais satisfatórios:

Definição de dias para a postagem

Definição de dias para a postagem e satisfação

Seguir um número padrão de postagens (61,6%)

Passar muito tempo sem postar nada e, de repente, compartilhar vários conteúdos de uma vez não só parece desorganização. Realmente é.

O engajamento do público é uma das principais métricas acompanhadas pelas empresas nas redes sociais (quase 74% das empresas tentam mensurá-lo). Ao mesmo tempo, é o principal desafio nas redes (é o que dizem mais de 70% das empresas).

Publicar com uma frequência bem definida é muito importante para engajar o seu público — que vai saber quando receberá conteúdo e, ainda, perceber que sua página está sempre ativa.

Os gráficos são claros:

Definição de número padrão de postagem

Definição de número padrão de postagem x satisfação

A maioria das empresas posta entre 1 e 3 vezes por semana.

Frequência média de postagem

O mais interessante vem agora: vimos que há uma tendência clara de, quanto maior o número de postagens, mais visitantes o blog da empresa recebe. A diferença é muito grande!

Frequência de publicação x visitas

Determinar um horário para as postagens (59,2%)

Você quer mesmo compartilhar um E-book sobre um tema complexo às 16h da sexta-feira?

Talvez seja melhor não.

Segundo um levantamento da agência We Are Social, os brasileiros passam quase 4 horas por dia nas redes sociais. Levando em consideração um sono de 8 horas, isso significa ¼ do dia ativo conectado. Muita coisa, não é?

Mas cada tipo de conteúdo funciona melhor em um horário diferente.

Não existe receita pronta para definir o que você deve postar em cada momento. Decidir isso com clareza vai depender de análise.

Por isso, é importante determinar horários para as postagens. Isso vai permitir que você perceba na prática o que funciona melhor em cada momento especificamente para o Marketing da sua empresa.

Veja como o resultado é satisfatório:

Determinação de horário para postagem

Determinação de horário para postagem x satisfação

Apenas 8,4% das empresas brasileiras que adotam uma estratégia para as redes sociais não levam nenhum desses três fatores em consideração em seu plano de postagem.

Quantos dias no calendário: a frequência do planejamento

Você já deve ter entendido que planejamento é muito necessário para o Marketing Digital ser bem-sucedido. Mas não basta organizar seu plano uma única vez: é preciso revisá-lo constantemente para entender o que está dando certo e otimizar esses pontos cada vez mais.

Perguntamos às empresas brasileiras com que frequência elas planejam sua estratégia nas redes sociais. 37,8%, a resposta mais frequente, fazem um planejamento semanal.

É bem alarmante que quase 20% das empresas simplesmente não tenham um período fixo para planejar a estratégia.

Planejamento para as redes sociais

O controle do seu próprio tempo: aprenda a fazer seu calendário

Na medida em que sua estratégia de Marketing Digital fica mais complexa, o seu calendário editorial de redes sociais também tende a considerar mais fatores.

A base do calendário, porém, é similar para estratégias de qualquer porte. É preciso que você relacione cada conteúdo que será compartilhado às datas, aos horários e às redes em que ele será publicado.

Uma boa maneira de começar é utilizando as boas e velhas planilhas.

Para facilitar o seu trabalho e mostrar um exemplo na prática, elaboramos uma planilha que você pode copiar e usar para o seu próprio calendário.

Acesse no link.

Note que nossa planilha também reúne o calendário de E-mail Marketing, ofertas e outras abas. O calendário especificamente para as redes sociais está na terceira, mas é interessante você planejar as demais áreas do seu Marketing Digital em conjunto.

Outra dica é usar a regra 4, 4, 4. Ela já foi assunto de um dos nossos RockHacks, e é bem fácil de entender: ela prevê que você promova todos os conteúdos do seu blog em 4 dias, 4 horários e com 4 chamadas diferentes em todas as suas redes sociais, o que pode impulsionar muito a sua visibilidade nas redes.

A nossa analista de redes sociais deu outros 19 conselhos preciosos neste post.

Acha que está pronto para criar o seu calendário editorial de redes sociais? Informe-se ainda mais sobre as principais tendências do Marketing Digital e baseie-se em números para traçar sua estratégia com nossas pesquisas!

  • cliffoliveira

    Excelente artigo
    parabéns!