ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

Mailee

Como a Mailee.me aumentou em 344% a taxa de clique e 301% a taxa de abertura mudando a estratégia de email marketing

Dentre todas as opções que compõem o arsenal de ferramentas de Inbound Marketing uma delas tem um brilho especial: estamos falando do email marketing.

Além da sua grande audiência, comprovada pelos dados do Litmus Email Analytics, que mostra que a porcentagem de emails lidos por mais de 18 segundos cresceu de 38,4% em 2011 para 44,4% em 2016.

Sua popularidade só aumenta. Prova disso é que, segundo pesquisa da Adestra, 73% dos millennials entrevistados respondeu que preferem receber comunicações comerciais por email.

Esse dados provam a versatilidade e eficácia do email, mesmo enfrentando concorrentes de peso. Você mesmo deve ter uma história de sucesso em que o email marketing é protagonista.

Uma campanha promocional com muitas conversões ou uma newsletter matadora que aumentou o tráfego em seu blog de forma incrível.

Agora, se você ainda não utiliza o email marketing como aliado da sua estratégia de email, além de tudo está perdendo dinheiro. Saiba que o ROI do email marketing é um dos mais altos do marketing digital com cerca de 4400%. Ou seja, para cada US$ 1 investido o retorno pode chegar até US$ 44.

Diferentes momentos. Diferentes envios

Um dos maiores trunfos do email marketing é sua versatilidade. É como se fosse aquele famoso jogo de encaixar blocos, o Tetris. Existe um tipo de envio ideal para cada momento. Quer ver só?

Email Comercial

Se você está interessado em divulgar seus produtos ou serviços e aumentar suas vendas o tipo ideal de envio é o email promocional, um dos tipos de email marketing mais tradicionais.

Trata-se de uma comunicação da sua empresa para sua lista de contatos que tem o objetivo de convencer esses leitores a realizar uma conversão. Ela pode ser uma compra no seu site, o download de um ebook ou o cadastro em um webinar, por exemplo.

Por ser um envio focado em conversão o formato e frequência desses emails é crucial. Não adianta enviar diversos emails promocionais e acreditar que a quantidade irá ser o diferencial.

É necessário essas ações sejam muito bem planejadas, para que não vire uma metralhadora insistente e sem foco de promoções.

A grande sacada desse tipo de email é segmentar de forma inteligente seus contatos e oferecer produtos que estejam alinhados com as necessidades e desejos dos clientes. Para isso é fundamental entender e conhecer seu cliente. Saber o que ele precisa e em que momento uma abordagem comercial será mais efetiva.

Emails comerciais são resultado de um relacionamento entre sua marca e o cliente. O que nos leva ao próximo tipo de email marketing.

Email transacional

São as mensagens enviadas após a realização de alguma ação do seu contato. Por exemplo, após uma compra em seu site o email com os dados do pedido é um email transacional.

A diferença para os outros tipos de emails é que geralmente eles são enviados após uma ação de seu contato e, por isso, são envios aguardados por ele, como a requisição para cadastrar uma nova senha. Por isso, esse tipo de email tem altas abertura e cliques.

Mas não pense que esse tipo de envio não pode ajudar sua estratégia de marketing. Mesmo que o foco da comunicação seja entregar a informação que seu contato pediu, você pode aproveitar para reforçar outros canais digitais da sua empresa, como redes sociais, site e blog, e também realizar ofertar ações de upsell e cross-sell.

Newsletter

Se o foco das suas comunicações for construir um forte relacionamento com seus clientes o tipo de envio ideal para essa situação são as famosas newsletters.

Através do envio de posts interessantes do seu blog ou de uma curadoria de assuntos interessantes da área de atuação do seu negócio, news são envios que, além de educar seus leitores e mantê-los atualizados sobre novidades, servem para criar um relacionamento mais próximo com sua marca.

Além disso, uma newsletter bem planejada e com conteúdos úteis para seus clientes pode trazer enormes resultados para sua estratégia de marketing digital. Com tantas mensagens que chegam em nossa caixa de entrada todos os dias, ser uma fonte de ótimos conteúdos é uma grande vantagem competitiva.

Para que sua newsletter tenha sucesso algumas dicas são importantes:

  • A primeira delas é definir uma periodicidade para seus envios e seguir esse calendário. Se você prometeu que iria enviar sua news todo mês, mas passa meses sem mandar nenhuma, ou envia uma a cada três dias, pode ter certeza que seu contato não ficará  satisfeito. Se decidir mudar a quantidade ou frequência dos envios o ideal é enviar um email avisando sua base.
  • A segunda dica é escolher com todo carinho do mundo os conteúdos que irão compor seus envios. Pense em mandar conteúdos relevantes, de qualidade e que contribuam para informar e ajudar seu contato.

Nós somos a prova viva de que unir conteúdo e email marketing pode ser sinônimo de grandes resultados Estamos falando de um aumento de mais de 300% nas taxas de cliques e aberturas dos nossos envios. Curioso para saber o que fizemos para alcançar números tão expressivos? Vem com a gente!

Quem nós somos

Antes de tudo precisamos nos apresentar.

Somos o Mailee.me, uma startup de email marketing brasileira criada em 2009, sediada em Gravataí no Rio Grande do Sul.

Mantemos um blog para falar sobre novidades da indústria de email, novos recursos da nossa ferramenta e também dicas de marketing digital e design.

Temos uma base de 3800 assinantes da nossa newsletter, na qual enviamos os melhores conteúdos do nosso blog.

O passado

Agora que você já nos conhece, precisa entender como era nosso cenário antes de mudarmos nossa estratégia de emails.

Enviávamos uma newsletter mensal para nossa base com os últimos posts do nosso blog.

Nosso template de email contemplava os quatro últimos posts do blog. Todos com uma breve descrição dos posts e uma imagem destacada para cada post.

Cada post era linkado duas vezes para o blog, um link na imagem destacada e outro no texto explicativo. Nessa abordagem as taxas de abertura médias eram de 292 por envio, com uma média de 16 cliques por envio.

Assim era nosso modelo de newsletter mensal:

news-mailee-antiga.png

O presente

Após um reposicionamento de nossa estratégia de Inbound Marketing decidimos testar uma nova abordagem na divulgação de nossos blog posts.

Para isso redesenhamos nossa newsletter e modificamos a frequência de envio. Ao invés de unir todos os posts do mês em um email, decidimos realizar um envio a cada nova postagem do blog.

Como nosso calendário editorial contempla na média dois posts por mês, dobramos o número de envios mensais. Pode parecer pouco passar a enviar dois emails ao invés de um por mês, mas some a isso os envios de onboarding, de automação e outros envios de nurturing que realizamos. São vários, e é necessário pensar com cuidado nesse calendário.

Apostamos em linhas de assunto mais bem humoradas e usamos bastante emojis. Além disso, no texto do email procuramos ser bem diretos e colocamos apenas um CTA para o blog post.

Assim está nosso modelo de email atual:

news-mailee-nova.png

Quais foram os resultados? Passamos a ter 344% mais cliques por envio e uma taxa de abertura 301% maior em relação aos envios anteriores. Uau, sucesso total!

Por que decidimos mudar

Através de um estudo de personas, descobrimos que nosso cliente ideal tem um dia a dia bastante agitado e, muitas vezes, não dispõe de muito tempo para ler quatro artigos de um blog de uma só vez.

Por isso, optamos por uma comunicação mais objetiva e que mantivesse nossa base sempre ligada nas novidades no nosso blog, aumentando o engajamento.

Mas e se nada disso tivesse dado resultado? Testaríamos novamente e adaptaríamos nosso modelo de envio para algo que fizesse sentido para nossos clientes.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar as ações com enorme acerto. Através do Analytics e da nossa própria ferramenta, o Mailee, sabemos qual o nosso público alvo, por quais assuntos eles mais se interessam, sua faixa etária e muitos outros dados que guiam nossa produção de conteúdo.

Aliado a isso, podemos efetuar diversos testes e analisar como é a performance de cada alteração em nosso modelo de email marketing. No fim, estamos sempre procurando enviar uma comunicação que atenda às expectativas e necessidades do nosso cliente.

Esperamos que você tenha gostado do nosso case e tenha se motivado a enviar comunicações por email ainda melhores. Fica a dica: sempre há espaço para melhorar 😉

Esse texto foi produzido pela Mailee.me.