Cases

Entenda como a Miotec aumentou em mais de 10 vezes o seu número de leads

Case Miotec Rock Content

Transformar o conteúdo no centro da sua estratégia e gerar resultados de verdade para o negócio pode não ser uma missão tão simples para empresas envolvidas com o mercado de saúde.

Para alcançar o impacto esperado, pode ser necessário refazer sua estratégia. Foi assim que a Miotec aumentou significativamente o número de leads e o engajamento com sua base.

Inserida no nicho da saúde há 15 anos, produzindo e distribuindo equipamentos de avaliação e recuperação física, a Miotec, até maio de 2016, possuía uma estratégia de Marketing tão tradicional quanto o seu mercado.

Apostar no digital não se tratava tanto de uma necessidade, mas sim de uma boa oportunidade. Afinal de contas, quem não pretende sair na frente da concorrência?

No início, não era preciso muito mais do que a base do marketing de conteúdo (produzir, publicar e promover regularmente), para obter alguns bons resultados e ver seus conteúdos ranqueando no buscador para trazer algum tráfego. Mas isso não é suficiente para, efetivamente, gerar resultados positivos para o negócio.

Procurando por uma saída

Durante quase um ano, a equipe de Marketing da Miotec tratou de realizar as ações básicas que deram os frutos iniciais pretendidos por ela.

O tráfego orgânico cresceu, mas e agora? O que fazer com ele?

Seus concorrentes já estavam iniciando suas estratégias no digital — até mesmo inspirados nos resultados que a Miotec havia obtido.

Mas a realidade era que ele precisava dar o próximo passo e transformar aquele tráfego em contatos e, consequentemente, em potenciais negócios. Afinal, é para isso que o Marketing de Conteúdo serve!

Conversando com seus consultores, Tulio Arrial, Coordenador de Contas da Miotec, entendeu o momento em que estava e o que precisava ser feito para que conseguisse então causar real impacto no seu negócio com a estratégia de Marketing de Conteúdo.

E o primeiro passo para isso foi…

Gerar e conversar com seus assinantes

Aquele tráfego era algo positivo, mas ele por si só não representava muita coisa.

Comparativo do crescimento tráfego total entre períodos

Comparativo do crescimento tráfego total entre períodos

Comparativo do crescimento do tráfego orgânico da Miotec entre períodos

Comparativo do crescimento do tráfego orgânico da Miotec entre períodos

Era preciso fazer com que aquelas pessoas que visitassem o blog também se relacionassem com a empresa e seus conteúdos.

Para isso, a primeira ação foi inserir as famigeradas CTAs para a captura de email. Parece algo óbvio de se falar, mas, por mais que as pessoas queiram receber o seu conteúdo, se você não der a elas uma oportunidade de se cadastrarem, elas não o farão.

Você que não acreditava em caixa de email após ler esta constatação óbvia, mas que não era tão óbvia há 5 segundos atrás!

Já para os materiais produzidos, a Miotec reorganizou a página de materiais em seu site, para que qualquer visitante pudesse deixar seu contato lá sem ter que estabelecer um vínculo de negócio com a empresa.

Página de materiais ricos da Miotec

Além disso, contrataram uma ferramenta de automação (RD Station) e reestruturam seus fluxos de nutrição para cada um de seus principais ebooks.

Após alguns testes focados no que a sua persona queria, saíram de um fluxo simples, que já ofertava os produtos da Miotec logo após o download do material, para um fluxo muito mais adaptado.

Por exemplo, caso o usuário fizesse o download de um material sobre como ter sua própria clínica, o fluxo era seguido por outros conteúdos diretamente relacionados com o funil. Fazendo com que passassem de uma estrutura parecida com:

  • Ebook sobre como montar sua clínica
  • Miotec produz equipamentos para sua clínica
  • Faça seu orçamento

Para algo muito mais alinhado com a jornada do cliente:

  • Ebook sobre como montar sua clínica
  • Como escolher os equipamentos ideais para a sua clínica de fisioterapia
  • Novas tecnologias que irão garantir o melhor tratamento para seus pacientes
  • Produtos que a Miotec oferece e podem te ajudar
  • Faça seu orçamento com a Miotec

Novas pessoas, novos desafios

Assim como previsto, com essas iniciativas a base de assinantes deslanchou.

Diversos novos contatos gerados e inúmeros feedbacks recebidos. E graças a esses feedbacks, foi percebida a necessidade de retrabalhar a persona e o funil.

Passou-se a dialogar não somente com fisioterapeutas, mas pessoas da área da saúde que trabalhavam com reabilitação, com a semelhança de estarem pensando em ter sua própria clínica e não serem tão ligadas em tecnologia. Daí a necessidade de educar durante todo este processo.

Juntamente com a necessidade de readequar o conteúdo abordado, veio também a necessidade de reestruturar a maneira como a comunicação era feita.

Inspire-se!

Com a nova persona mapeada e essa reformulação em mente, a equipe retrabalhou sua newsletter.

A ideia aqui era engajar com sua base de contatos, fazendo com que esperassem ansiosamente pelo conteúdo. Para isso, ela não podia ser somente mais uma newsletter, precisava ser envolvente, assim como seu nome.

Daí nasceu a ideia do projeto Inspire-se! Com uma prerrogativa bem simples e definida:

“Ajudar os clientes e futuros clientes da Miotec com as dúvidas que surgem ao longo da carreira e da prática clínica, além de compartilhar conteúdos super interessantes que usamos para nos inspirar e que podem inspirar você.”

Newsletter da Miotec

Primeiramente, ela seria uma newsletter que teria como objetivo principal levar conteúdo relevante — e nada promocional — ao seu público, independentemente de onde ele viesse.

Com uma introdução envolvente, que chamava a atenção do usuário, ele apresentava algum ponto de vista sobre algo interessante e depois postava alguns links de outros conteúdos relacionados (e muitas vezes bem divertidos).

Planejando o lançamento da newsletter

Para testar sua ideia, Tulio Arrial resolveu enviar inicialmente um email simples avisando da iniciativa e ver o que as pessoas achavam.

Com retornos positivos, ele seguiu adiante e enviou a primeira newsletter, obtendo incríveis 52,67% de abertura!

Taxa de abertura da newsletter da Miotec

Por um tempo, ela se foi exclusiva para as pessoas que se cadastraram até que ele encontrasse a melhor maneira de passar a mensagem que gostaria e encontrar o formato ideal.

A newsletter passou a ser enviada para toda sua sua base de assinantes e, o melhor, as taxas se mantiveram acima dos 25% de abertura ao longo dos próximos lançamentos. Assim, a iniciativa foi levada adiante, fazendo com que essa newsletter quinzenal se tornasse uma das principais ações de Marketing da Miotec.

guia newsletter

Uma estratégia de sucesso envolve toda a empresa

Como resultado de um marketing orientado para gerar impacto na empresa, o coordenador de contas e toda a Miotec tiveram de organizar um setor de marketing para realizar melhor a estratégia da Newsletter, focado principalmente no copywriting dos emails para a lista.

Além disso, em números reais, essas iniciativas geraram para a Miotec um aumento em mais de 10 vezes a base de leads!

Aumento de leads da Miotec

Foco em atender sua persona

O caso da Miotec nos mostra que, para obter sucesso com Marketing de Conteúdo, é preciso mais do que simplesmente produzir, publicar e compartilhar conteúdo.

Essa é só a base para as suas próximas ações que, efetivamente, trarão resultados financeiros para a sua empresa.

Além disso, não perca sua estratégia e sua persona de vista. De nada adianta produzir conteúdo se ele não for interessante e chamar a atenção de quem interessa: no caso, o seu público e somente ele!

Saber conversar na linguagem dos seus contatos e levar a eles conteúdos que realmente os façam esperar pelo próximo é o segredo para começar bem.

Gostou desse case e quer obter resultados incríveis para sua estratégia? Experimente falar com um de nossos consultores.

*Artigo originalmente publicado no Blog da Rock Content

Publicações relacionadas
Cases

Como a Faculdade Unyleya acelerou seu processo de captação de alunos e alcançou 881% de ROI

Cases

SumUp se destaca no mercado de adquirentes ao se posicionar como parceira do empreendedor

Cases

Como a Mindvalley triplicou canal tratando o YouTube como um mecanismo de pesquisa

Cases

Como o Portal de Assinaturas usou o Inbound para educar o mercado brasileiro sobre eSign