Dakota

Case Tanara: o DNA digital do Universo Dakota que investe em tendências

O que acontece quando uma marca precisa se reinventar para atingir novas gerações?

Esse é um dos grandes desafios enfrentados hoje pela Tanara, marca de calçados que surgiu entre 2005 e 2006 para se juntar a outras do Universo Dakota, como Kolosh e Pink Cats.

Dentre as 6 marcas do Universo Dakota, a Tanara faz um papel muito importante. Ela é a marca que traz tendências e aposta primeiro. Não é à toa que sua loja virtual completou 9 anos.

Ainda que tenha um DNA inovador e digital, a marca Tanara recentemente passou por uma reestruturação para que pudesse atingir novos consumidores de formas diversas. Entre outras estratégias, o marketing de conteúdo foi uma das apostas da marca e tem cumprido papéis muito importantes na consolidação da Tanara dentro do mercado fashion.

Agregando valor à marca usando conteúdo

Um dos grandes trabalhos do Marketing e do Branding é vender uma marca muito além de vender um produto. Afinal, quando você compra qualquer produto, principalmente no mercado da moda, você está pagando pelos valores que aquela marca comunica.

Existem várias maneira de agregar valor a uma marca, e a estratégia que a Tanara desenvolveu foi a de estar presente na vida da consumidora. De acordo com Ana Moreira, que coordena a estratégia de conteúdo da Tanara, “as consumidoras sentem na Tanara uma marca muito segura, que alia material nobre a bom custo-benefício”.

A produção e divulgação de conteúdos exclusivos foi a resposta da Tanara para conseguir ir além das comunicações focadas em produtos, e trazer a questão da moda para o dia-a-dia das suas clientes.

Tanara

Conteúdos que focam em rankeamento e posicionamento de marca

Quando se propôs a começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, a Tanara se deparou com um desafio que é comum a diversas outras empresas: como produzir conteúdos que lideram rankings de busca e, ao mesmo tempo, diferenciam a sua marca da concorrência?

A resposta da Tanara tem sido mapear todos os pontos para não deixar nada de fora, contando com a parceria da Rock Content no planejamento de conteúdos que refletem o posicionamento da marca, sem deixar de lado a visibilidade nos buscadores.

De acordo com Thays Maciel, Analista de Planejamento da Rock Content que acompanha o projeto da Tanara:

“O principal desafio no planejamento do conteúdo da Tanara é alinhar essa imagem de vanguarda e trend-setting com o uso de palavras-chave competitivas para o ranqueamento nos buscadores. Precisamos nos manter atentos às tendências de moda, comportamento e entretenimento temporais que são importantes de estarem no blog, mas sem deixar de investir as pesquisas de concorrência, volume e intenção de busca da persona e no funil de vendas.”

Transformando assuntos do dia-a-dia em conteúdos encantadores

A estratégia de Marketing de Conteúdo da Tanara é feita para uma consumidora “que corre o dia inteiro, que existe, trabalha”, diz Ana Moreira. É por essa razão que a estratégia da marca foca em estar presente no dia-a-dia dessa consumidora, que não busca só um produto bonito mas uma solução multifuncional para sua vida agitada.

Parte dos conteúdos que a Tanara escreve para sua consumidora são focados em dicas de saúde e bem-estar. Mas como abordar assuntos como auto-estima e cuidados com o corpo sem cair na “mesmice”?

Esse foi um dos desafios propostos para a equipe da Rock Content com a produção de um conteúdo sobre autoestima diária, o artigo “Autoestima diária: confira 5 dicas de beleza essenciais”.

Tanara

A parceria com a Tanara contou com redator e revisor da Rede de Freelancers da Rock Content. Além disso, a nossa equipe de sucesso do cliente esteve monitorando todo o processo, assegurando a criação de um conteúdo que foge do óbvio.

Na Rock Content, cada etapa da produção de conteúdo é observada detalhadamente, e nesse caso não foi diferente.

A pauta do conteúdo foi feita pela Thays Maciel, Analista de Planejamento da Rock Content, e ainda nessa etapa a Ana, que gerencia a estratégia de conteúdo da Tanara, deu alguns direcionamentos para a Thays:

Tanara

Depois da pauta pronta e aprovada, o conteúdo foi escrito pela Samilla, redatora que faz parte da Rede de Freelancers da Rock Content.

Com o conteúdo pronto, ele passou por duas aprovações: uma do Samuel, revisor da Rede de Freelancers, e uma do Rafael, Analista de Conteúdo da Rock Content que fica encarregado de todos os conteúdos do projeto da Tanara.

Tanara

Agora só faltava a aprovação final: da Ana Paula, nossa cliente!

Tanara

O conteúdo “Autoestima diária: confira 5 dicas de beleza essenciais”, que já foi publicado no blog da Tanara, conquistou sua equipe de Marketing ao mostrar uma nova forma de falar sobre um problema que a sua persona tem hoje: viver em uma rotina agitada e ainda por cima lidar com a autoestima.

Essa é apenas uma amostra da estratégia de Marketing de Conteúdo desenvolvida pela Rock Content em parceria com a Tanara e a agência Sistema Dez.

Se você se identificou com os desafios da Tanara e quer saber como construir uma estratégia de conteúdo, a Rock Content está te esperando: entre em contato conosco!

Agendar consultoria