Artigos

O que faz os Citizen Data Scientists

Mulher olhando dados em uma tela digital

Com a evolução do mundo, novas profissões e necessidades de adaptação se fazem necessárias. Nesse âmbito, a aplicação de recursos como Inteligência Artificial (AI) e conhecimentos sobre Big Data ganha cada vez mais importância dentro das empresas, assim como cresce a carência de profissionais habilitados para trabalhar com eles.

Buscando soluções mais inteligentes para as próprias demandas, companhias têm explorado recursos tecnológicos inovadores para melhorar as operações e aumentar a rentabilidade dos negócios. Já se fala muito, inclusive, em empresas estarem perdendo dinheiro por falta de conhecimento em Big Data entre seus funcionários.

Partindo disso, uma função cada vez mais visada no mercado tem sido a de Citizen Data Scientist (Cientista Cidadão de Dados), tal como a dos já conhecidos Data Scientists.

O que é o Citizen Data Scientist

O Citizen Data Scientist, ou CDS, é um profissional que utiliza a análise preditiva de dados como ferramenta auxiliar à sua função primária. Um diretor de marketing, por exemplo, pode ocupar o cargo de um Citizen Data Scientist no seu próprio setor, desempenhando funções da área com o auxílio da manipulação correta de dados para a tomada de melhores decisões.

Esse profissional, então, tem também funções derivadas da já conhecida ciência de dados, ou Data Science. Entretanto, os profissionais de CDS se diferenciam em nível técnico dos cientistas de dados tradicionais, no que tange a habilidades de programação e desempenho de funções primárias.

O diferencial do CDS é saber utilizar ferramentas tecnológicas feitas para pessoas que não necessariamente são programadoras e favorecem a análise de dados para tomada de decisões. Esta última, por sua vez, é baseada em informações armazenadas no Data Warehouse da companhia, manipuladas por meio de Inteligência Artificial e machine learning.

Diferenças entre Data Scientists e Citizen Data Scientists

Podemos entender a diferença entre os Data Scientists e os Citizen Data Scientists com mais clareza ao analisar as principais características entre as duas funções.

Citizen Data Scientist

  • Pode atuar em qualquer área da empresa, mas alia às suas funções a especificidade de aplicar dados na solução de problemas;
  • Sua análise leva em consideração conceitos não-técnicos e menos complexos em relação à programação;
  • Entende e explica o porquê dos dados analisados.

Data Scientist

  • Geralmente é um programador focado especificamente em manipulação dos dados armazenados na Data Warehouse;
  • Sua análise é baseada em fundamentos técnicos da TI e focada em diretrizes complexas;
  • Gerencia o conceito de “como” os dados são coletados e armazenados.

Quem pode desempenhar a função de Citizen Data Scientist

Por ser uma função plástica e moldável conforme a necessidade, sua atribuição não pode ser confundida: os profissionais de Citizen Data Science não são aqueles que executam o processo ponta a ponta. Ou seja, o processo de desenvolvimento analítico e o treinamento e uso de algoritmos e modelos fica a cargo da pessoa especializada em ciência de dados.

Portanto, Citizen Data Scientists são responsáveis por organizar, processar e analisar os dados de forma simplificada. Assim, um profissional especializado em uma área tradicional da empresa e habilitado para trabalhar com dados de forma inteligente pode desempenhar a função de Citizen Data Scientist.  

A grande vantagem aqui é que, ao ter no time um profissional com essas habilidades, é dispensada a necessidade de recrutamento de dois colaboradores distintos, como um diretor de marketing e um cientista de dados, unicamente voltados para aquelas funções da área.

Como esse profissional pode ajudar as empresas

O profissional especializado em Data Science nunca vai ser deixado de lado. Entretanto, ele continua sendo o principal responsável por analisar os dados de maior complexidade da companhia, além de ajudar na seleção e criação de ferramentas para o trabalho dos CDSs.

O Data Scientist costuma ser mais criterioso ao escolher os projetos em que deseja trabalhar e, muitas vezes, implica um custo mais elevado para a empresa. Isso dificulta a acessibilidade da função em todos os times, desperdiçando potencial de crescimento pelo mau aproveitamento dos dados já obtidos por eles.

O Citizen Data Scientist tem maior flexibilidade e autonomia para tomar decisões e fazer escolhas estratégicas em relação aos projetos em que trabalha. Isso porque, além de ter conhecimento específico daquela função, pode utilizar os dados e modelagens a seu favor.

Stack de tecnologia: ferramentas para Citizen Data Scientists

Algumas empresas, como a Sumo Logic, oferecem ferramentas específicas para serem utilizadas pelos Citizen Data Scientists. Elas trabalham no intuito de criar instrumentos mais intuitivos e simplificados de visualização, adição de fluxo de dados para análise e ações facilitadas por meio de “drag and drop”.

Drag and Dropé um termo que se refere ao ato de manipulação de ícones ativos dentro de um programa virtual. Significa, literalmente, “arrastar e soltar”, o que ajuda a movimentação dos dados de forma mais simplificada e intuitiva para analistas que não são, necessariamente, programadores e cientistas de dados.

Por que sua importância tem aumentado

Companhias têm a crescente necessidade de encontrar soluções para implementar melhorias em sua operação. Com a inovação tecnológica em seus processos, elas precisam, também, recrutar profissionais adaptados a essas metodologias, como os Citizen Data Scientists.

Com isso, pode-se perceber um movimento crescente para desenvolver funcionários adaptados ao novo, com treinamentos baseados em ciência de dados, programação e business intelligence

Além de desenvolver profissionais internos, a contratação de novos talentos com experiência prévia pode trazer impactos positivos. Com pessoas familiarizadas a processos envolvendo manipulação de dados, a empresa ganha velocidade em sua adaptação tecnológica e, consequentemente, no alcance de objetivos.

Geramos e armazenamos volumes cada vez maiores de dados

O volume de dados gerados por pessoa no planeta já chega ao marco de 1.7 megabytes. Este é um volume significativo, e de nada adianta coletar informações se elas não terão utilidade estratégica.

Além disso, existe uma quantidade relativamente pequena de cientistas de dados no mercado, resultando em altos custos para quem procura pelos serviços. Como alternativa paralela, a Citizen Data Science vem como uma habilidade profissional do futuro, com potencial para oferecer maior volume de oportunidades de emprego e remuneração satisfatória.

CDS já é uma habilidade em crescente implementação nas empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, um a cada dez adultos norte-americanos já participou de alguma atividade classificada como Citizen Data Science em 2019.

Foi verificado, também, que gerações mais jovens e pessoas que possuem pós-graduação e familiaridade com tecnologia têm mais chance de terem participado de algum tipo de atividade relacionada com CDS.

Com a pesquisa, então, foi perceptível uma forte adesão das empresas em desenvolver seus funcionários por meio de capacitação, reciclagem e cursos específicos para manusearem dados e poderem desempenhar funções de CDS.

É perceptível, portanto, que desenvolver habilidades de Citizen Data Scientist está em forte ascensão para as mais diversas áreas profissionais. Sendo assim, podemos dizer que inovar e diversificar processos com tecnologia é essencial para impactar positivamente os resultados de uma empresa.

Publicações relacionadas
Artigos

Compaixão e liderança vão bem juntas?

Artigos

A Mídia Out-Of-Home durante o coronavírus

Artigos

Nas estratégias de marketing, em que pé está o vídeo?

Artigos

O que sua empresa ganha com eventos patrocinados online