Desenvolva sua equipe

Como duplicamos as sessões do nosso blog e ampliamos em 340% o tráfego orgânico em 3 meses

aumentar o tráfego orgânico

O portal Inteligência Rock Content foi lançado em abril de 2017 e está crescendo dia após dia.

Quando entrei para o time de marketing digital da Rock, tive a tarefa de cuidar desse portal.

Posso dizer que é um desafio diário manter um blog novo evoluindo a cada mês e buscando posições boas na SERPs. Só quem cuidou de um blog no início sabe como é.

Porém, como eu adoro desafios, após o primeiro trimestre decidi abraçar essa oportunidade e fazer o inteligência duplicar seu número de sessões em 3 meses.

Para fazer isso, juntamente com o time de marketing e a Juliana Ribas, supervisora do time de Inteligência, começamos a definir nossos objetivos e decidi compartilhá-los com você.

Para nossa surpresa, o desafio foi superado e os números foram além. Tivemos um resultado sensacional da ampliação de 340% do tráfego orgânico do nosso blog.

 

Vou te explicar um pouco mais sobre o nossos processo para chegar até estes números impressionantes e espero que dessa forma seja possível que você tire alguns insights para duplicar o seu tráfego e alcançar suas metas também. Vamos lá?

O início do inteligência

Para quem não sabe, a Rock Content tem 4 blogs. Porém, o que nos levou a fazer mais um?

“Aqui na Rock Content, sempre orientamos nossas decisões por dados. Tanto que, até no nosso código de cultura falamos sobre isso. E uma dor grande que sempre tivemos foi a ausência de pesquisas sobre marketing e vendas no mercado brasileiro.”

Diego Gomes, CMO da Rock Content

Em 2015, depois que lançamos a primeira edição da Content Trends, percebemos a necessidade de fazer um portal que iria focar em conteúdos mais estatísticos e aprofundados em pesquisas do mundo todo.

Dessa forma surgiu a ideia do Inteligência. A Juliana Ribas, recebeu a tarefa de estruturar o que seria o portal e quais páginas ele teria.

O objetivo era ser uma central de pesquisas e dados. Com isso, foi definido que teríamos o blog, uma página de estatísticas de marketing compiladas e uma página de gráficos das nossas pesquisas.

Fizemos uma pesquisa de persona para documentar quem seria o cliente ideal do nosso blog e descobrimos que deveríamos focar em clientes enterprise, ou seja, grandes empresas que precisam de dados mais estruturados sobre a eficiência das estratégias de marketing.

No entanto, como sabemos, o Marketing de Conteúdo demora um tempo para trazer resultados significativos para as empresas e é considerado uma estratégia de longo prazo.

Então, já sabíamos que tudo que seria feito no início teria seus frutos colhidos no futuro.

Os primeiros 3 meses

Como o blog ainda era muito novo, precisávamos divulgar ele ao máximo.

Primeiramente, decidimos criar um calendário editorial para acompanhar um cronograma de postagem tanto no blog, quanto nas redes sociais.

No começo, postávamos 2 posts por semana e divulgávamos nas redes sociais da própria Rock Content. A ideia era atacar as palavras-chave que eram importantes para o blog e fazer um ótimo brand awareness.

Nesse ínicio, o fato de termos utilizado as redes sociais e base de contatos da Rock Content ajudou muito na divulgação do nosso novo blog. Isso porque esses são canais já mais consolidados, com uma audiência que já é fiel à marca da Rock e que confiou neste novo projeto que começamos.

Outro ponto importante foi a ajuda do nosso time de marketing no compartilhamento das postagens, essencial para aumentar o alcance delas.

Mudança no calendário editorial

Começamos o blog com a publicação de 2 textos por semana. Porém, à medida que víamos que o blog estava crescendo e se consolidando, sentimos a necessidade de aumentar a produção de conteúdo.

Portanto, passamos a produzir 3 textos por semana e, dessa forma, nosso número de visitas aumentou, consequentemente.

Não queríamos aumentar a produção para mais, pois como os conteúdos do Inteligência são mais aprofundados e avançados, nós preferimos focar na qualidade deles e garantir que a nossa persona pudesse realmente consumi-lo.

Dessa forma, ela irá pensar no quanto o nosso conteúdo agregou conhecimento para ela. Afinal de contas, a nossa persona não tem muito tempo no seu dia a dia e procura conteúdos mais avançados e estatísticos que vão mostrar resultados diretos.

Uso de freelancers

Por ter aumentado a produção, sentimos a necessidade de começar a utilizar o trabalho de freelancers para me ajudar.

Porém, como o Inteligência trabalha com conteúdos avançados, procurei freelancers na plataforma Rock Content que já tinham habilidades nos temas que normalmente abordamos no blog.

Assim, conseguimos (com sucesso) aumentar a produção de conteúdo do conteúdo garantindo a qualidade de cada uma das peças produzidas.

Definição de um calendário de redes sociais

Juntamente com a Lizandra Muniz, nossa especialista em gestão de mídias sociais, definimos um horário no calendário de redes sociais para fazer nossas postagens semanais.

Isso nos ajudou a criar uma rotina e definir melhor as nossas tarefas. Além disso, conseguimos nos organizar quanto ao horário da postagem no blog.

Essa organização foi fundamental para conseguirmos conciliar a divulgação dos conteúdos do Inteligência com os do blog Marketing de Conteúdo e outros tipos de publicações que os perfis oficiais da Rock Content têm.

Novos formatos de conteúdo

Com a ajuda do Diego Gomes, nosso CMO, analisamos o comportamento da nossa persona no blog e identificamos os conteúdos que ela mais gostava de consumir.

Percebemos que a nossa persona gostava de conteúdos extremamente ricos e que dessem novos insights sobre o mercado do marketing digital.

Para isso, definimos novos formatos de conteúdo que tivemos uma boa recepção e decidimos apostar nos conteúdos evergreen.

Esta reestruturação de formatos de posts foi feita em julho de 2017 e ela teve uma forte influência no nosso crescimento de sessões. Você pode observar esse crescimento no gráfico abaixo:

 

Confira alguns desses modelos que decidimos aplicar no nosso blog:

Pesquisas de marketing

Como nossas pesquisas são referências no mercado do marketing digital, decidimos começar a passar o nosso conhecimento em forma de conteúdo relevante para ajudar as outras empresas.

As pesquisas de marketing são poderosas, mas muitas empresas não têm conhecimento disso.

Confira em quais pontos essa estratégia pode ajudar no seu negócio:

  • Gerar leads qualificados;
  • Contribuir com a compreensão da importância do seu produto/serviço;
  • Aumentar as vendas;
  • Motivar os funcionários por meio de dados do mercado;
  • Influenciar na decisão dos investidores do seu negócio.

Um dos posts que escrevemos sobre esse tema foi um guia de pesquisas de marketing sobre como criar, executar e gerar leads por meio dessa estratégia.

Estatísticas

Percebemos que a nossa persona ama post com inúmeras estatísticas. Por isso, sempre procuramos compilar várias em um post sobre um nicho específico.

Esse tipo de post representou 24,36% do nosso número de sessões no último trimestre.

Em posts sobre as nossas pesquisas, gostamos de adicionar comentários originais que ajudem seu público a usar as estatísticas e projetar infográficos para acompanhar e simplificar o conteúdo.

No post de estatísticas de Marketing para 2017, por exemplo, nós reunimos as 56 principais estatísticas de Marketing Digital que descobrimos com as nossas pesquisas lançadas em 2017.

Já no nosso site, nós temos uma página destinada para as melhores estatísticas de Marketing Digital selecionada pelo nosso time de Inteligência.

Case de sucesso

Em um estudo de caso, você conta a experiência dos seus clientes com a sua empresa e como eles obtiveram sucesso utilizando o seu produto e serviço.

É a partir dele que muitas pessoas vão conhecer sobre o seu negócio e formar a primeira impressão.

Além disso, esse é um ótimo exemplo de conteúdo para fundo de funil, pois ele pode ser um elemento decisório para um lead se tornar cliente.

Você também pode criar um post com um compilado de estudos de caso e uma página que reúna todos os cases de sucesso no seu site. Dessa forma será mais fácil para os usuários encontrarem os seus cases e a página terá mais autoridade na SERP.

Dificuldades e superação dos problemas

As pessoas muitas vezes se conectam com nossas falhas muito mais do que nossos sucessos.

Mostrar que empresas conhecidas também erram facilita a jornada de quem quer aplicar ou está aplicando uma estratégia.

A falha nos humaniza e evoca empatia.

Pensando nisso, resolvemos criar conteúdos com opinião dos especialistas em marketing digital sobre 3 principais erros dos iniciantes em Marketing de Conteúdo. Além disso, esses especialistas comentaram sobre como não cometer esses erros.

Conselhos de especialistas

Um especialista normalmente possui um conhecimento muito mais aprofundado sobre a sua área de atuação.

Por isso, contar com a participação de alguém renomado na sua área no seu blog torna o conteúdo muito mais relevante, pois uma opinião vinda de um especialista também reforça o quanto essa estratégia pode dar certo e são conselhos gratuitos.

A nossa persona se interessa muito em conteúdos que dão dicas de quem se qualifica em um assunto.

Esse tipo de post representou 6,34% do nosso número de sessões do último trimestre.

No conteúdo SEO Hacks, por exemplo, misturamos duas estratégias de conteúdo evergreen:

  • Escolhemos uma única estatística chocante e trabalhamos por cima dela (De acordo com a pesquisa SEO Trends 2017, os 46% dos participantes que não utilizam SEO apontam como o principal motivo o desconhecimento da estratégia);
  • Entrevistamos 7 especialistas que nos revelaram as suas experiências e nos deram dicas sobre as melhores práticas para alcançar excelentes resultados com essa estratégia.

Assim, criamos um conteúdo que mostra para os leitores como uma estratégia de SEO pode alcançar um sucesso tangível.

Tendências e insights

Adoramos criar conteúdos com ideias e insights que irão inspirar os leitores.

Para isso, os conteúdos que mostram tendências de estratégias que outras empresas estão aplicando são muito valiosos.

Dessa forma, a empresa pode identificar onde ela pode investir e criará confiança na sua empresa.

Além disso, fazer um resumo da trajetória da empresa e linkar um post detalhado sobre a estratégia é uma boa forma de manter o usuário no seu site.

No post “Estratégia de transformação digital: Conheça 9 cases de sucesso de empresas inovadoras” pesquisamos empresas que estavam aplicando essa tendência de formas diferentes e mostramos como a sua empresa pode aplicá-la.

Lista de melhores livros

As listas de melhores livros são sempre um tópico popular.

Resuma cada livro, dê atenção para as melhores lições e faça citações.

Porém, não se esqueça do mais importante: dê a sua opinião como leitor.

Como exemplo dessa estratégia, temos um post do CMO da Rock Content com 16 dicas de livros para bombar sua carreira em marketing.

Parceiros de Guest Post

Como os nossos novos conteúdos se tornaram referência para alguns profissionais e o domínio foi ganhando autoridade, começamos a ser procurados espontaneamente para fazer troca de guest post.

O guest post foi uma ótima oportunidade para fazer troca de links e subir nossas posições no Google, além de fazer com que o nosso blog fosse mais conhecido.

Hoje já temos vários parceiros e é incrível ver os nossos conteúdos em blogs renomados do mercado.

Melhora das posições

Após produzir muitos conteúdos, decidimos começar a atualizar aqueles que abordam palavras-chave muito importantes para nós.

Atualizamos o conteúdo e o código dessas páginas para melhorar o SEO e mostrar para o Google que ele é o mais recente e completo.

A utilização do plugin Yoast SEO do WordPress também foi fundamental para nos orientar para as melhores práticas.

Uma outra estratégia fundamental foi a estruturação do link building e da linkagem interna do site para uma arquitetura de post satélite.

Com o sistema de link building, o Google considera um conteúdo referenciado como relevante e aumenta a sua autoridade, mas valorizar a linkagem interna também é importante para você mostrar para o Google quais são os conteúdos mais relevantes do seu blog.

Além disso, o sistema de post satélite possui uma arquitetura de site mais organizada e limpa, que facilita a visita do algoritmo do Google no seu site, pois ele será guiado pelos links internos da página.

Resultados e análises dos dados

Os resultados dessas estratégias foram sensacionais. Como você pode ver no gráfico de comparação do tráfego orgânico dos dois semestres (de abril a junho e de julho a setembro), o nosso número de sessões cresceu de forma exponencial a partir do dia 18 de julho.

Nesse dia já tínhamos começado a nossa estratégia de conteúdo evergreen e foi a partir daí que começamos a publicar 3 conteúdos semanais.

Depois da aplicação dessas estratégias, passamos a ver como essas mudanças interferiram no crescimento do blog.

Você pode ver essa mudança também no gráfico de sessões comparando os dois semestres. O pico da seta em vermelho é do post do dia do lançamento do blog. Já os picos representados pelas setas de outras cores, são de conteúdos evergreen publicados. Sendo eles:

  • Seta verde: posts de estatísticas;
  • Seta rosa: posts de opinião dos especialistas;
  • Seta preta: case de sucesso.

Organizar todos esses conteúdos em um calendário editorial e planejar o que vamos postar no blog foram estratégias essenciais para termos alcançado os resultados que temos hoje.

Hoje o nosso número de sessões vindas de busca orgânica cresce mais que as originadas pelos canais de social.

Esse é o reflexo de mudanças que fizemos meses atrás e estamos sentindo o impacto agora.

Conclusão

Ainda existem muitas estratégias e boas práticas que podemos fazer para melhorar cada vez mais o nosso blog.

Porém, temos muito orgulho em ver que ele está se desempenhando de uma maneira além do que esperávamos.

É incrível ver essa evolução e perceber como uma estratégia de Marketing de Conteúdo pode trazer resultados reais para as empresas.

Se você quiser saber um pouco mais sobre os benefícios dessa estratégia, confira o ebook “Marketing de Conteúdo para Resultados” e descubra como transformar o Marketing de Conteúdo em resultados concretos.

Publicações relacionadas
ArtigosDesenvolva sua equipe

Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019

Desenvolva sua equipe

Vale do Silício: empresas que podem te trazer insights valiosos

Desenvolva sua equipe

Marketing de Conteúdo para Educação em uma estratégia concreta

Desenvolva sua equipe

Customer Success e onboarding: o segredo de uma aliança perfeita