Artigos

Os dados estão na mesa

Como entender dados

A comunicação é um dos fatores mais relevantes para a construção de um relacionamento e a fidelização dos consumidores nas empresas dos mais diversos segmentos. O aumento da concorrência fez com que as empresas precisassem otimizar todos os seus processos, desde os produtivos até os relacionais, exigindo que a comunicação fosse cada vez mais diferenciada.

Hoje, saber como entender os dados gerados pelos consumidores e prospects nas redes sociais é primordial para conseguir entregar uma experiência única e conquistar uma boa fatia do mercado.

No entanto, engana-se quem pensa que é simplesmente olhar para os números: é preciso que as empresas tenham profissionais capazes de coletar, analisar, segmentar e criar boas estratégias em cima daquelas informações.

Colaboradores precisam saber como entender dados

O primeiro grande erro das empresas que estão investindo em dados é não ter uma equipe qualificada para trabalhar com essas informações. Esse é considerado um dos maiores gargalos para uma execução acertada dessa estratégia.

Nesse contexto, mesmo se a empresa estiver com dados valiosíssimos em mãos, a falta de colaboradores que sabem como entender dados inviabiliza a criação de estratégias realmente eficientes para a empresa.

Por isso, é fundamental investir na formação e especialização desses profissionais, garantindo que a equipe responsável por essa área esteja realmente capacitada para entregar uma boa performance, bem como também incutir em outros funcionários a importância de compreensão desses ativos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como o colaborador pode entender dados se ele ainda não sabe para que servem?

Uma matéria do Estado de Minas em 2018 trouxe informações sobre empresas que estão fazendo um bom uso de dados em suas estratégias: como elas estão tendo resultados significativos por meio de uma análise minuciosa e a criação de ações cada vez mais certeiras.

Nessa mesma matéria, foi levantada uma questão importantíssima: o uso dos dados para conhecer ainda mais seus consumidores e poder entregar o conteúdo correto, na hora correta, para cada uma dessas pessoas. Quanto mais você entende seu consumidor e o mercado, maiores são as chances de conseguir se comunicar de forma muito mais eficiente com o público.

Como já foi dito, o aumento da concorrência e a mudança das necessidades dos consumidores transformaram o mercado: os clientes estão exigindo personalização por parte das empresas dos mais diversos segmentos, e a análise de dados de forma certeira é a melhor maneira de descobrir como entregar isso e uma experiência diferenciada para os consumidores.

O time que trabalha com dados pode (e deve) ensinar os demais

Um outro erro muito comum é achar que apenas os profissionais focados nesses ativos nas suas atribuições diárias precisam saber como entender dados e suas possíveis aplicações. Mesmo que a outra parte da equipe realmente não trabalhe diretamente com a análise de dados, é importante que eles entendam quais dados são mais interessantes para a empresa e como eles são utilizados. 

A relevância desse aprendizado? É possível coletar dados valiosos em diversas situações no dia a dia, e, se toda a equipe estiver alinhada, será possível encontrar novas oportunidades em diferentes áreas de atuação.

Entender dados deixará de ser diferencial e passará a ser um requisito

Quando as empresas começaram a investir na análise de dados, era raro encontrar uma grande quantidade de pessoas no mercado tomando esse cuidado. Hoje, com o aumento da informação e a necessidade de conhecer os consumidores, ficar por dentro das novas demandas do mercado e estar sempre um passo à frente da concorrência, as empresas precisam investir em um modelo de análise estratégica de dados para conseguirem manter sua parcela de clientes ativa e satisfeita, fidelizando-a e reforçando o diferencial competitivo.

Os dados podem ser captados e utilizados de diversas maneiras na empresa

Um dos primeiros detalhes sobre como entender dados e utilizá-los no dia a dia da sua empresa é captá-los de forma estratégica. Existem diversas maneiras de realizar essa captação, e é preciso entender quais são as possibilidades para aplicá-las no seu negócio.

Além da possibilidade de comprar dados de outras empresas, pode-se coletar informações internamente, por meio das seguintes alternativas:

Uma vez captadas todas essas informações, é hora de usá-las de forma estratégica para construir um negócio de sucesso.

Entre todas as aplicações, estão:

  • aumentar as vendas;
  • aumentar a fidelização dos clientes;
  • entender o mercado e se preparar para adaptar seu negócio;
  • desenvolver soluções diferenciadas para seus clientes;
  • entender o comportamento de compra dos consumidores;
  • melhorar a reputação da empresa no mercado;
  • adaptar-se às novas tendências de consumo;
  • aumentar a rentabilidade do negócio;
  • entender a concorrência;
  • produzir conteúdo de qualidade;
  • criar estratégias personalizadas para os consumidores;
  • melhorar o relacionamento com o consumidor e prospects;
  • entender a jornada de compra;
  • reforçar seu diferencial competitivo.

A tecnologia está a favor das empresas que querem crescer

O uso de dados parou de ser algo exclusivo de grandes empresas e passou a ser acessível para negócios de diversos portes. Hoje, empresas de todos os portes podem investir na análise de informações de forma estratégica e usá-las para o crescimento e desenvolvimento do próprio negócio.

Existem diversas ferramentas que ajudam nessa organização de dados, além de alternativas de estudo para profissionais que querem se especializar nessa área. Por isso, além da possibilidade de utilizar a tecnologia a seu favor, também é possível que profissionais busquem conhecimento para otimizarem suas rotinas.

Descobrir como entender dados e aplicar essas estratégias dentro da empresa é fundamental para seu crescimento próspero e saudável.

Ainda existem empreendedores que não atentaram à necessidade de investir em dados, mas sabemos que essa realidade mudará conforme os avanços do mercado. Hoje, as empresas que fazem análise de dados realmente conseguem se sobressair, e a concorrência está analisando esses números para poderem correr atrás do prejuízo.

Dessa forma, o mercado caminha para a necessidade de investir cada vez mais em dados e suas particularidades. Nesse cenário, as pesquisas são fundamentais para levantar informações relevantes. Por isso, é interessante que os empresários aprendam a realizá-las e entendam as particularidades de cada uma.

Para se aprofundar no tema, confira nosso artigo pesquisa de marketing e de mercado.

Publicações relacionadas
Artigos

Ainda caminhamos para um mundo com everything as a service?

Artigos

Tráfego mobile não para de crescer

Artigos

O consumidor empoderado

Artigos

O time de marketing da sua empresa vive mesmo no presente?