ArtigosCases

Marcas de tecnologia que dominam o Marketing de Conteúdo

Conteúdo em marcas de tecnologia

É praticamente inviável falar de marketing digital sem falar de marketing de conteúdo. Com as crescentes mudanças no algoritmo dos mecanismos de busca — especialmente o Google — se a marca deseja reforçar o brand awareness e ser vista pelos clientes e potenciais clientes, precisa, em primeiro lugar, criar conteúdo relevante para ser reconhecida pelo buscador.

Grandes marcas de tecnologia já perceberam que dominar o marketing de conteúdo é vital para a geração de oportunidades, uma vez que essa estratégia é o principal motor para alavancar os resultados de Inbound.

Informação e conteúdo no DNA da estratégia

A essência do marketing sempre esteve ligada a satisfazer necessidades e desejos dos consumidores. Diante de clientes mais digitais e dinâmicos, o marketing também precisava migrar para o ambiente online. A informação passou a ser o principal ativo das organizações com a transformação e a era digital.

Grande parte das empresas de tecnologia têm recursos e formas de investir em ferramentas como Big Data e Power BI e, assim, utilizar tais dados para convertê-los em insights valiosos sobre a jornada do cliente. O próximo passo é produzir conteúdo relevante que torne a estratégia, cada vez mais, direcionada.

Tecnologia e marketing de conteúdo

De acordo com a última edição da Content Trends – Tecnologia, a busca orgânica do Google ainda é o principal canal utilizado pelos consumidores de conteúdo para encontrar informações a respeito de produtos e serviços.

Fica claro entender por que é tão importante oferecer conteúdos relevantes para os seus clientes. Afinal de contas, quando falamos de inbound marketing, são eles que estão buscando por sua solução. Cabe à sua empresa ajudá-los a encontrar o que procuram.

Veja como algumas das empresas de mais destaque no mercado de tecnologia têm apostado no marketing de conteúdo.

TOTVS: combinando conteúdo relevante e interatividade

Apesar de ser, inegavelmente, uma das soluções de ERP mais consolidadas no mercado, a TOTVS tem investido, cada vez mais, na criação de conteúdos voltados para gestores e tomadores de decisões.

A empresa alinha conteúdos relevantes com interatividade e estratégias de engajamento, além de conciliar identificação das dores das personas com as soluções da marca.

No blog, é possível perceber vários recursos utilizados. Inicialmente, o visitante se depara com uma caixa de assinatura para newsletter para que receba conteúdo gratuito. Ao continuar a visita, o usuário encontra diversas opções: desde banner CTA até downloads de materiais gratuitos que, para a empresa, estimulam a geração de leads.

Um ponto fundamental utilizado na estratégia é a interatividade. A organização aposta em diversos quizzes que geram engajamento e ainda aproveita o canal online para divulgar eventos no estilo “TOTVS responde”, promovendo a participação do público. 

Dessa forma, a empresa reconhece o papel ativo de seus clientes ao colocá-los no centro e apostar fortemente em uma estratégia de conteúdo aliada à filosofia de customer centricity.

Stefanini: autoridade e tendências de mercado

A empresa, que começou em 1987, é hoje uma das grandes fornecedoras de soluções de TI.

Basta analisar de perto a estratégia de marketing de conteúdo da Stefanini para entender por que a empresa é reconhecida como uma das autoridades no seu segmento: é exatamente assim que a organização se posiciona ao compartilhar conteúdos que mostram técnica, autoridade e conhecimento das inovações de mercado.

Muito além de abordar seus produtos ou serviços, a aposta principal é nos chamados conteúdos de atração, ou, topo de funil, que visam atrair mais visitantes e reforçar o posicionamento de marca perante os clientes.

A própria página está inscrita em um domínio cujo título é “trends”. Além de compartilhar artigos relevantes — conteúdos conhecidos como evergreen —, a Stefanini divulga notícias do mercado e cases de sucesso.

SoftwareOne: brand persona e autoridade de marca

A empresa, que oferece soluções de TI em plataformas digitais para todos os aspectos do portfólio de software, tem apostado também em marketing de conteúdo em sua estratégia de comunicação.

Um diferencial do blog se destaca: além de divulgar conteúdos técnicos com informações relevantes para suas personas, os autores dos artigos são apresentados como grandes autoridades.

Assim, ao investir em brand personas para representar a marca, a empresa aposta em gerar mais confiança e relacionamentos.

Positivo: aproximação e relacionamento com conteúdo evergreen

A Positivo Tecnologia é outra grande organização de tecnologia que tem usado o marketing de conteúdo como gatilho principal na estratégia de marketing digital, não apenas para vender produtos, mas para reforçar e construir relacionamentos com os clientes.

A página de divulgação dos artigos é registrada sob o título “do seu jeito”, o que já diz muito sobre a estratégia adotada. A empresa investe, principalmente, em conteúdos relacionados a temas que estão inseridos no dia a dia das personas. Desde lançamentos da Netflix, passando por amigo oculto no WhatsApp, até dicas práticas para utilizar aplicativos como o Instagram e o Waze.

A Positivo aposta fortemente em um framework de marketing de conteúdo com artigos evergreen. Com um domínio forte e autoridade de página, a marca consegue expandir as forças de seu negócio a seu favor gerando mais aproximação e consolidação de relacionamentos.

Oracle: criando um ecossistema de conteúdo

Uma das principais organizações que teve origem no Vale do Silício, a Oracle investe não só na produção e divulgação de conteúdo, mas em um ecossistema completo de geração de informações.

Com diversos blogs e comunidades de clientes, a estratégia utilizada pela empresa ressalta a importância da informação e utilização de dados como ativos além da tendência de relações em rede.

A grande sacada da Oracle é proporcionar espaços interativos para que os clientes falem de suas dores e problemas. Dessa forma, fica muito mais viável identificar gargalos e oferecer a solução ideal para os usuários.

Com as estratégias utilizadas por essas organizações, é perceptível que marketing de conteúdo é essencial para empresas de tecnologia que desejam se manter competitivas no mercado dinâmico e mutável da transformação digital. É preciso não apenas vender produtos, mas estar perto de seus clientes para estabelecer relacionamentos e fidelização de marca.

Quer entender melhor como o marketing de conteúdo pode transformar sua empresa em um case de sucesso? Veja agora mesmo como alguns clientes da Rock Content conseguiram resultados efetivos com marketing de conteúdo e aposte nessa estratégia!

Publicações relacionadas
Artigos

Customer Centricity e a redescoberta da roda

Artigos

EQI 2019: pesquisa avalia as informações das páginas de produtos no e-commerce

Artigos

Como posicionar a sua marca para se comunicar com micro e pequenos empreendendores

Artigos

As estratégias que CEOs de alta performance utilizam para gerenciar o tempo