Artigos

Estratégias de conteúdo que se destacam no mercado de seguros

Conteúdo no mercado de seguros

Diante de um mercado carente de inovações, empresas de seguros convivem com uma ótima oportunidade para estabelecerem relações mais próximas com clientes e potenciais clientes. Estratégias de conteúdo tendem a ser um grande aliado na busca por maior engajamento.

Atualmente, companhias do mercado de seguros do Brasil e ao redor do mundo,  têm conduzido estratégias de conteúdo sólidas e com bons resultados. Ao analisá-las, percebemos tendências de mercado e bons exemplos do que tem sido desenvolvido pelas empresas de seguros.

A seguir, apresentamos 8 companhias do mercado de seguros com estratégias de conteúdo a serem acompanhadas!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Youse

“União perfeita do online e offline”

A brasileira Youse é uma seguradora 100% online. A empresa é um ótimo exemplo de construção de marca e da união do online com o offline.

A Youse construiu sua marca com base no novo jeito de consumir e usou as mídias offline para atingir sua persona em massa e transmitir seu propósito. Além disso, no digital, a Youse mantém a mesma identidade e tom de voz. Em seu blog, os “yousers” desenvolvem conteúdos relevantes para pessoas que conheceram a marca via televisão ou outra mídia de massa.

“Empoderar as pessoas porque a vida pode ser mais ousada”, esse é o propósito da Youse.

A Youse não parou por aí. O aplicativo para celulares “Youse Trips” oferece conteúdo sobre uma boa conduta no trânsito e ainda dá prêmios para os melhores motoristas.

Toda essa preocupação com a marca e o conteúdo fez a Youse saltar de 0 a quase 10.000 palavras-chave indexadas no Google segundo a ferramenta Semrush:

Lemonade

“Criando um vínculo emocional com os consumidores”

A Lemonade é uma companhia de seguros online sediada em Nova York que oferece seguro de locatários e proprietários de baixo custo.

A empresa apostou no conteúdo transparente e divertido para atrair novos clientes e deu certo. Só em 2017, a Lemonade atingiu US$ 10 milhões em vendas, com mais de 100.000 lares segurados.

Transparência e confiança são tão centrais para o DNA da Lemonade. A companhia tem uma série de blogs chamada ‘Lemonade Transparency Review’, que aborda, abertamente, sobre o desempenho do negócio, os pontos em que estão melhorando e os objetivos que não atingiram. São discutidas reestruturações de pessoal e os KPIs internos de sua equipe de sinistros.

Diante dessa proximidade oferecida pela empresa, é fácil perceber como se sentir parte da comunidade Lemonade.

Um dos posts de 2018 da empresa foi: “We suck, sometimes”, falando basicamente como a empresa errou no decorrer do caminho, mas sempre está em busca de melhoria.

Toda essa transparência e conteúdos pessoais tornou a Lamonade um destaques das empresas de seguros nos EUA.

Porto Seguro

“Um propósito claro para atração de clientes”

A gigante Porto Seguro também se rendeu ao conteúdo. A empresa desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que dá dicas de gentileza no trânsito e também dá pontos para motoristas que são mais gentis.

A ideia tem um propósito claro: gentileza gera gentileza.

Claro que ninguém vive de gentilezas. Os motoristas com maiores pontuações ganham descontos no serviço da Porto Seguro e, com isso, a empresa consegue unir propósito e atração de clientes.

RAC

“Fortalecimento de marca e uso e ferramentas para geração de leads”

A RAC, empresa de seguro automóvel do Reino Unido, está aproveitando ao máximo o marketing de conteúdo e ferramentas para os usuários.

É produzido conteúdo genuinamente útil e perfeitamente adaptado ao seu público-alvo. Aqui estão apenas alguns exemplos que aparecem com destaque no site:

Não satisfeita, a RAC criou um fórum de comunidade sobre carros com 24.000 membros e mais de 115.000 posts, incrível não?

Todo esse esforço fez com que a RAC construísse uma reputação no Reino Unido, sendo conhecida como a ‘The Motorists Champion’, sendo agora é sinônimo de qualidade para os britânicos.

Minuto Seguros

“Blog com conteúdos perenes, sempre relevantes para SEO!”

Mais uma empresa nacional chamando a atenção no mercado, a Minuto Seguros é a maior corretora de seguro auto do país e a maior do segmento online.

A Minuto optou por uma estratégia forte de conteúdo em seu blog corporativo, em que os temas são diversos e atacam diretamente a dor da persona.

Essa estratégia está rendendo excelentes frutos para a empresa, que conquistou impressionantes 30.000 palavras-chave no Google.

“Seguro auto” e “Corretora de seguros” são exemplos de palavras-chave em que a Minuto aparece na 1ª posição no buscador, trazendo muito tráfego para a empresa e economia com mídias pagas.

State Farm

“Mindset de produtora de conteúdo”

State Farm é um grupo de companhias de seguro e serviços financeiros, localizado nos Estados Unidos. A empresa mudou o posicionamento da marca há alguns anos. Além de ser uma companhia de seguros e serviços financeiros, alterou o mindset para uma produtora de conteúdo. E, a partir disso, surgiu o Simple-insights.

O blog da State Farm é alimentado quase que diariamente, oferecendo dicas diversas de como cuidar da sua família e qual seguro escolher.  

Com essa estratégia, a empresa deu um salto nas palavras-chave indexadas no Google, saindo de 45.000 para quase 300.000 palavras em poucos meses. Hoje, o site já acumula mais de 500.000 palavras-chave e um tráfego em torno de 4 milhões.

Outro canal explorado pela empresa é o Youtube, com 166.472 inscritos no canal da empresa.

Murray Group

“Usando vários canais para atração de clientes”

O Murray Group Insurance & Financial Services é a agência de seguradora independente dos EUA. Como muitas empresas, a Murray não acreditava no poder de conteúdo, até que um dos seus funcionários do marketing começou a produzir conteúdo para o site da empresa. Quando os resultados começaram a aparecer, o grupo começou a valorizar esse canal que hoje é o principal para atração de tráfego e clientes.

O mesmo funcionário criou uma campanha muito interessante. Ele coletou 100 das perguntas mais comuns sobre seguros e desenvolveu 100 vídeos, 1 vídeo por dia no canal da empresa. A ideia deu tão certo que até hoje a Murray desenvolve conteúdo em vídeo para o Youtube respondendo dúvidas sobre o mundo dos seguros.

Oscar

“Engajamento via blog e social”

Outra seguradora americana, a Oscar chega aos consumidores com um blog chamado Oi Oscar RX, que apresenta postagens curtas e informativas, como “Uma maçã por dia afasta o médico?”. A empresa trabalha fortemente nas redes sociais, com um Instagram muito ativo, engajando os consumidores com sua identidade divertida e chamativa.

No Youtube, a Oscar também se destaca. Eles criaram uma série de vídeos chamados de “Fixing Healthcare”, em que o próprio CEO da empresa oferece dicas e demonstra como a Oscar pode entregar uma experiência incrível para seus clientes.

Alper Seguros

“Geração de conteúdo de alta qualidade e materiais ricos para alcançar o mercado B2B”

A Alper é um corretora de seguros brasileira que já é considerada uma das maiores do país e a única listada na bolsa de valores.  

A empresa viu a oportunidade de trabalhar com seguros e começou sua estratégia de marketing de conteúdo recentemente, mas que já está apresentando ótimos resultados. 

O Blog da Alper já conta com inúmeros conteúdos produzimos estrategicamente voltados para a persona desenvolvida, que nesse caso é B2B.

blog da Alper Seguros

A empresa aposta em materiais ricos para geração de demanda em Leads e assim gerar oportunidades para o time de vendas: 

Alper Seguros

As empresas de seguros citadas se destacam em meio a um mercado com pouco engajamento e aproximação entre marca e consumidor. A partir do momento em que se posicionam digitalmente de forma estratégica, as companhias alimentam uma relação de proximidade com seu público, ampliando a possibilidade de conversão em vendas.

As empresas de seguros que saírem à frente da concorrência terão a possibilidade de desfrutar da oportunidade de diferenciação que esse mercado oferece. É preciso criar um conteúdo que crie engajamento para possíveis compradores.

Receba-uma-avaliação-da-sua-estratégiaPowered by Rock Convert

Publicações relacionadas
Artigos

Transformação digital precisa ser entendida como evolução digital pelas empresas

Artigos

Grandes empresas conseguem manter um atendimento pessoal com a ajuda da tecnologia

Artigos

Depois da Lista do Não me Perturbe, como as empresas de telefonia podem chegar aos consumidores sem incomodá-los

Artigos

Experiência Criativa é a evolução de Customer Experience