Artigos

O conteúdo é rei na transformação digital

era do conteúdo

Não há dúvida de que o ambiente digital é, frequentemente, o primeiro ponto de contato entre uma empresa e seus clientes e, certamente, boa parte dos grandes negócios estão se preparando para atender os consumidores com uma presença digital de marca.

Mas o que muitas empresas não conseguem perceber é que o verdadeiro poder do ambiente digital reside em ser capaz de oferecer uma experiência tão boa, se não melhor, do que um vendedor na vida real.

Agora, o mais importante é conseguir proporcionar aquela sensação que realmente faz o visitante passar pela experiência de marca.

E isso só está sendo possível porque as empresas são capazes de criar conteúdos que falam exatamente sobre o que os clientes estão procurando e são consumidos quando eles precisam.

O conteúdo é a chave

No mundo digital, o conteúdo é rei. Bill Gates sabia disso em 1996 quando disse que o conteúdo é o que traria dinheiro para os investidores da internet, e ele também sabia que os clientes “precisariam da oportunidade de envolvimento pessoal, que vai muito além do que é oferecido por meio das cartas enviadas para os editores de revistas impressas”.

O foco na experiência do usuário digital cresceu desde então. Uma pesquisa global da Mckinsey de 2014, revelou que “os executivos esperam que a maior parcela de seu crescimento digital nos próximos anos venha do engajamento digital com o cliente”.

Além disso, no resto do mundo, o conteúdo também se tornou a peça central na estratégia de negócios, segundo a Inbound Marketing Priorities, State of Inbound 2017 da Hubspot.

content in world

Controlando seu reino digital

A chave para crescer os negócios por meio do engajamento dos visitantes no digital está em controlar a jornada dele em todos os seus ambientes digitais — isto é, controlar múltiplos canais, plataformas e formatos da maneira mais eficiente e impactante possível.

Como o conteúdo, a estratégia de negócios, a escolha da tecnologia e estratégia que serão usadas para criá-lo e implantá-lo são as implementações mais importantes que uma empresa precisará fazer como parte de sua transformação digital.

Os líderes digitais entendem o impacto que o conteúdo envolvente tem na experiência do cliente e esses líderes estão buscando uma solução flexível e escalável.

Segundo a Content Trends 2018, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil, 85,5% das empresas respondentes apresentam uma estratégia de Marketing, sendo que 41,5% fazem isso de forma documentada.

estrategia de mkt de conteudo

O que os líderes digitais fazem?

Um sistema de gerenciamento de conteúdo pode ser escolhido por vários motivos, como custo, interface do usuário, facilidade de configuração e aplicativos incorporados.

“Desde seu início, o marketing produz conteúdo. O tipo pode ter evoluído e se transformado ao longo do tempo, e cada uma das eras passadas teve seus próprios desafios, suas particularidades e limitações, mas algo se tornou cada vez mais claro: nunca existiu uma ferramenta tão escalável e essencial quanto essa estratégia. Caminhamos cada vez mais para um marketing focado no cliente, e não na empresa. Caminhamos para a era do conteúdo.” – Diego Gomes – Co-founder da Rock Content

Na Rock Content, notamos que aqueles que realmente lideram o caminho na transformação digital estão escolhendo plataformas e consultorias que orientam a estratégia.

Além disso, eles estão à procura de um sistema CMS que ofereça a capacidade de criar, gerenciar e otimizar o conteúdo digital.

Segundo a TechTrends 2018, das empresas entrevistadas neste estudo, 34% afirmam utilizar algum CMS. A plataforma preferida do mercado é o WordPress, adotado por 76,1% das empresas, sendo que mais de 17% dos negócios utilizam ferramentas próprias e 5,9%, o Blogger.

Transformando sua paisagem digital

Nesse contexto, você precisará mudar, transformar e evoluir.

Os clientes estão ajustando os métodos de marketing tradicionais, enquanto consomem informações e tomam decisões de compra em celulares, notebooks, computadores, entre outros dispositivos portáteis.
O setor de marketing está avançando, procurando novidades, tecnologia e tendências. Temos uma infinidade de dados, mas precisamos de insights. Além disso, a sua equipe precisa estar centrada no cliente, criando valor a partir de seus produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e o pensamento centrado no cliente devem se tornar parte do seu dia a dia e, essencialmente, devem ser parte da sua cultura.

Os líderes de marketing do futuro encontrarão suporte interno para esta transformação digital do marketing. Eles entendem que exigirá dinheiro, dedicação e tempo. Para isso, será necessário deixar suas zonas de conforto e assumir riscos.

Confira o que o nosso co-founder, Diego Gomes, pensa sobre a transformação digital e como ele está lidando com a mudança que o mercado está passando.

Publicações relacionadas
Artigos

Crescimento do e-commerce no Brasil é oportunidade para indústrias e grandes empresas

Artigos

Funcionários de grandes empresas esperam encontrar equilíbrio entre vida social e trabalho

Artigos

O Amazon Prime Day é um case de sucesso recorrente que grandes empresas devem se atentar

Artigos

Omnicanalidade: projeções para o futuro do varejo