Artigos

Criatividade no marketing digital: 10 campanhas de sucesso da General Electric para se inspirar

marketing GE

Esse conteúdo é uma tradução e adaptação do texto original escrito pelo Ben Davis da Econsultancy, publicado originalmente neste link.

É certo que a GE tem verba para gastar em marketing, mas sua estratégia não se resume apenas à campanhas gigantes.

A marca começou relativamente cedo sua atuação em novas plataformas, e atualmente usa vídeo e conteúdo educacional para gerar efeito.

Veja abaixo 10 exemplos da estratégia criativa de marketing da GE:

1. Polvos voadores: campanha de anúncio móvel

Vamos começar com uma campanha de ad em display móvel de 2016, antes de passar para conteúdo e mídias sociais.

A GE trabalhou com o estúdio criativo Mobkoi para lançar um anúncio interativo full screen, no qual um polvo pousa na tela e o usuário precisa “limpar” a tinta virtual para conseguir enxergar a janela em que o anúncio em vídeo aparece.

O vídeo (que você pode assistir aqui) é um grande exemplo de anúncio criativo para TV, com polvos e crocodilos “caindo” na terra em uma tempestade. A GE fecha o vídeo com a frase “mundo, estamos prontos para o que você mandar”.

Você mesmo pode brincar com esse anúncio criativo no site da Mobkoi.

marketing GE

2. Instagram e a hashtag #InstaWalk

A GE tem uma conta forte no Instagram (atualmente com mais de 328 mil seguidores) na qual a marca posta belíssimas imagens relacionadas à engenharia e ciência.

Quer um exemplo? Veja abaixo a foto de uma das locomotivas da GE, que faz parte de um ensaio feito por um fotógrafo vencedor do Pulitzer:

marketing GE

Mas veja bem: a GE faz bem mais do que simplesmente postar imagens bonitas – a marca usa o Instagram como uma ferramenta de alcance e de engajamento.

Com a hashtag #InstaWalk, que começou a ser usada em 2013, a GE convida influenciadores e grandes fã para fazer tours especiais em várias de suas unidades.

Quem participa do tour é encorajado a tirar fotos da experiência e, claro, postá-las no Instagram. Esse é um conceito que muitas outras marcas também vêm utilizando em suas estratégias.

marketing GE marketing GE

3. Missões “não-impossíveis”

Vamos falar de uma ótima estratégia de vídeo, lançada no começo de 2016.

Foram postados 3 vídeos: cada um deles tenta refutar um ditado (como “chance de nevar no inferno”) utilizando a expertise tecnológica da GE em ambientes experimentais.

Esse vídeo já foi assistido mais de um milhão de vezes. O uso de um tom grave no voicever, o cenário e iluminação de cinema e a produção dramática resultam em um conteúdo envolvente.

https://www.youtube.com/watch?v=faAPLf7yPkI

 4. Pinterest

O Pinterest da GE pode ser colocado facilmente como uma das estratégias centrais. A campanha intitulada ‘Hey Girl’, por exemplo, brinca com frases e cientistas da GE.

Outras imagens incluem memes como ‘máquinas Badass’, ‘That’s genius’ e ‘Mind = Blown’.

marketing GE

5. Feira de ciências #6SecondScience

Muitos de vocês podem conhecer a #SecondScience, uma campanha educacional criada na plataforma de vídeo Vine. O conteúdo abaixo se tornou extremamente popular.

A “feira de ciências” aconteceu em Agosto de 2013, na qual os usuários eram incentivados a adicionar a hashtag em seus próprios experimentos. Muitos dos vídeos dos usuários foram postados no Tumblr da GE, criado justamente para gerenciar os envios.

O Vine se mostrou uma plataforma eficiente para postar esses vídeos rápidos de inspiração educacional, já que na época o formato de vídeos de 6 segundos estava bem popular.

A ideia era notável pois a GE já vinha postando vídeos educacionais no Vine há alguns meses mas viram a oportunidade de crescer (e muito) a campanha e seu alcance ao introduzir o elemento de competição/participação de usuários.

Assista um dos vídeos nesse link.

6. A hashtag #SpringBreakIt

Agora vou te mostrar mais um exemplo incrível de vídeo otimizado para compartilhamento social.

A GE, durante a primavera de 2016, apresentou ao público muitos de seus materiais de teste (esmagamento, erosão de vento e cargas de quebra) com vídeos singulares de itens sendo destruídos. Parecido com o sucesso “Will It Blend”, da marca de liquidificadores Blendtec, a empresa sabia que quebrar coisas faz sucesso nas redes sociais.

O vídeo abaixo é um compilado de toda a campanha:

7. Snapchat

A GE entrou no Snapchat cedo (Julho de 2014), anunciando um anúncio provocante de um convidado especial (o astronauta Buzz Aldrin) na época do aniversário de 45 anos da visita à Lua. A foto de Buzz até tinha alguns desenhos espaciais!

marketing GE

A marca também usou o Snapchat para engajar seus usuários diretamente. Durante a semana da hashtag #emojiscience, a GE incentivou os usuários a enviar um emoji para a marca que, por sua vez, enviava um Snap de um experimento relevante realizado em seu laboratório pop-up.

Vale notar aqui que a GE entrou no Snapchat bem cedo e a usou para engajar usuários mais novos através de conteúdos educacionais. Ou seja: estamos falando de uma empresa que não tem medo de tentar algo novo em sua estratégia de marca.

A GE continua a publicar “Stories” abordando diversos assuntos.

marketing GE

8. “O que a minha mãe faz na GE”

É raro ver uma tentativa de uso da ingenuidade de crianças em anúncios que não exagera no sentimental.

Mas a GE conseguiu fazer isso, mostrando o entusiasmo infantil a partir de uma série de animações imaginativas baseadas em (leves) exageros do trabalho feito na empresa.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=Co0qkWRqTdM

9. O Portal GE Reports

Saindo um pouco do Snapchat e entrando em uma estratégia mais prática. O GE Reports é um microsite onde você encontra debates, análises e informações sobre a empresa, sua atuação e serviços de forma acessível (imagens, infográficos e etc).

Estamos falando de nada mais do que centro de notícias para a GE (com um ou outro conteúdo escrito por convidados), mas que mostra como a empresa está ativa em ligar seu trabalho com as tendências mais amplas dos mercados em que atua.

Alguns dos conteúdos são republicados diretamente da sala de imprensa da marca (e, nesses casos, poderia melhorar a formatação de texto) mas, de qualquer forma, é impressionante que a empresa mantenha uma frequência de postagens e o envio recorrente de uma newsletter.

Sendo uma empresa baseada no conhecimento e inovação, é sempre importante mostrar novas ideias, certo?

marketing GE

10. ‘Ciência com Emojis”, apresentada por Bill Nye

O cientista e apresentador de TV Bill Nye fez parte do time de Snapchat que criou um laboratório pop-up que enviava experimentos diversos para seus usuários (conforme visto no item sete deste texto).

A GE o trouxe de volta para uma website completa, na qual emojis são usados para explicar conceitos científicos.

Ela é composta de 5 partes, e cada uma ajuda a tornar a ciência um pouco mais compreensível para gerações mais novas. Os vídeos são bem feitos e interessantes até para pessoas mais velhas.

Gostou? Quer ver mais posts como esse? Assine a nossa newsletter e confira mais análises de campanhas de grandes empresas.

About author

Faço parte do time de Consultoria e Serviços da Rock, atuando especialmente com estratégias de automação de marketing. Gosto de soluções simples que resolvem problemas complicados.
Publicações relacionadas
Artigos

Customer Centricity e a redescoberta da roda

Artigos

EQI 2019: pesquisa avalia as informações das páginas de produtos no e-commerce

Artigos

Como posicionar a sua marca para se comunicar com micro e pequenos empreendendores

Artigos

As estratégias que CEOs de alta performance utilizam para gerenciar o tempo