Artigos

Dia dos Pais demanda nova representação da imagem paterna em campanhas publicitárias

Dia dos Pais na publicidade

Se sua campanha para o Dia dos Pais traz a ideia de pais provedores, responsáveis por suportar financeiramente a família e alheios aos cuidados dos filhos, fique atento. De acordo com pesquisa do Google, essa representação tem levado os pais a não se identificarem com a imagem utilizada na publicidade brasileira.

Os pais esperam ser representados em um novo papel na estrutura familiar, com uma figura mais participativa em casa e protagonista na criação dos filhos. Assim, uma oportunidade para as marcas está clara para quem espera aumentar a venda no Dia dos Pais. Continue a leitura e saiba mais sobre como sua marca deve se adequar ao novo perfil de figura paterna.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Contrastes nas representações da figura paterna

De acordo com o Google Survey, somente 35% dos pais se veem representados nas campanhas publicitárias atuais.

Os pesquisadores do Google ressaltam que os pais esperam ser retratados como uma figura masculina mais participativa nas atividades domésticas e na criação dos filhos. “Isso se alinha a um debate que ganha cada vez mais força, sobre a nova masculinidade, menos tóxica e que busca uma maior igualdade entre os gêneros. Um comportamento que vai ao encontro da demanda das mães por uma divisão igualitária de responsabilidade na criação dos filhos e nos cuidados com a casa”.

Além de indicar como os pais gostariam de ser representados em campanhas publicitárias, o Google destacou informações sobre o progresso de vendas no Dia dos Pais e quais produtos tendem a ser mais bem recebidos na data comemorativa.

Aumento das vendas no Dia dos Pais

De acordo com o Serasa, em 2018, houve evolução nas vendas nos Dias dos Pais e foi alcançado o melhor desempenho dos últimos 6 anos, com crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação às datas comemorativas, o Dia dos Pais ficou atrás apenas do Dia das Mães no e-commerce e teve tíquete médio de R$ 409. 

Para 2019, 38% das pessoas que responderam a uma pesquisa do Google disseram que vão gastar mais do que no ano anterior.

Há dois dados que ajudam a entender melhor o comportamento de quem compra presentes no Dia dos Pais. Um deles indica que quase metade das compras são feitas na véspera ou no próprio dia.

O segundo dado a ser observado é que apenas um em cada cinco consumidores compra pela internet. Ou seja, apesar de o volume de vendas online ser alto em comparação com outras datas, ainda há muito espaço para crescimento.

Como os consumidores tendem a deixar as compras para a última hora, há uma tendência maior de que eles recorram às lojas físicas. Por isso, é percebido um aumento do movimento no comércio offline na data. 

O caminho para o comércio eletrônico driblar esse comportamento de compra e atrair mais consumidores para o e-commerce envolve uma combinação entre frete grátis, preços atraentes e prazo curto de entrega.

Comportamento de busca no Dia dos Pais

Assim como houve crescimento das vendas, também houve avanços nas pesquisas sobre a data comemorativa. Nos últimos 3 anos, entre 2015 e 2018, as buscas sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%, segundo o Google. 

As marcas devem ficar atentas para quais canais recebem mais pesquisas a respeito da data comemorativa. 

Diante desse dados, podemos concluir que boas estratégias de conteúdo tendem a aumentar a visibilidade das marcas e, consequentemente, ampliar o potencial de vendas no Dia dos Pais.

Basta realizar uma pesquisa com a palavra-chave “Presente no Dia dos Pais”, para identificar quais lojistas serão os primeiros a serem encontrados quando um consumidor realizar essa busca.

Aproveite para entender como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo!

Como-convencer-seu-time-sobre-marketing-de-conteudoPowered by Rock Convert
Publicações relacionadas
Artigos

EQI 2019: pesquisa avalia as informações das páginas de produtos no e-commerce

Artigos

Como posicionar a sua marca para se comunicar com micro e pequenos empreendendores

Artigos

As estratégias que CEOs de alta performance utilizam para gerenciar o tempo

Artigos

Atendimento via WhatsApp: 7 chaves de sucesso para atender bem o cliente