email marketing trends 2018

Email Marketing Trends 2018: maior pesquisa de Email Marketing do Brasil

Anualmente, lançamos a pesquisa de Email Marketing com o intuito de educar o mercado sobre essa estratégia e oferecer informações relevantes de como usá-la da forma mais eficaz possível.

Nesse ano, durante a segunda edição, tivemos a possibilidade de apresentar resultados comparativos, agregando ainda mais valor aos dados e ilustrando seus benefícios.

Veja os principais tópicos abordados na pesquisa:

  • perfil das empresas e demais participantes;
  • adoção da estratégia de Email Marketing;
  • perfil das empresas que investem na estratégia de Email Marketing;
  • planejamento da estratégia de Email Marketing;
  • relacionamento e nutrição de leads;
  • métricas e resultados da estratégia de Email Marketing;
  • avaliações e desafios do Email Marketing;
  • estratégia de Email Marketing de sucesso;
  • uso de email pessoal;
  • hábitos de consumo de Email Marketing;

Ficou interessado? Continue a leitura e descubra ainda mais sobre o assunto.

Desenvolvimento da pesquisa

Baseada no questionário do ano anterior — apenas com algumas modificações para aprimorar os dados recolhidos — a pesquisa de Email Marketing foi disparada para nossa base de emails, colocada a disposição em nosso blog e divulgada nas redes sociais.

Os respondentes foram direcionados a responder sobre o uso do email como ferramenta de trabalho e também sobre seu uso pessoal. Além disso, a utilização desse recurso como vetor de compra também foi questionada, procurando entender em qual ponto — ao receber uma newsletter promocional ou informativa de produtos — o cliente realizou uma compra.

Dessa forma, foi possível descobrir informações relevantes sobre os resultados da estratégia e as dificuldades que as empresas enfrentam ao aplicá-la.

Resultados

Confira abaixo o infográfico feito com os principais dados da pesquisa.

email marketing trends 2018

O Email Marketing é uma estratégia valiosa, que auxilia tanto na captação quanto na retenção de clientes — 76.7% das empresas entrevistadas adotam a estratégia de Email Marketing.

adoção da estratégia de email marketing

O motivo em destaque para a não adoção dessa estratégia pelas empresas é a falta de equipe suficiente, contemplando 33.6%, seguido por falta de equipe qualificada, 22.8%.

motivo do não investimento em email marketing

Desenvolver e nutrir relacionamentos com os clientes é o principal motivo para investir em Email Marketing, de acordo com 58,4% dos respondentes. É importante ressaltar que, entre os três motivos principais, esse desenvolvimento e manutenção da relação com o público está em destaque.

motivos para investir em email marketing

A crença na eficácia da estratégia é de 96,1%, contemplando a maioria dos respondentes.

Eficácia da estrategia de marketing

Se essas informações foram úteis para você, já imaginou como será com o material completo em mãos? Portanto baixe o relatório completo e conheça estatísticas atuais sobre o mercado de email marketing no Brasil.