ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

especialistas de marketing digital

Especialistas em Marketing Digital: 22 dicas para gerar resultados reais na sua estratégia

  • 01 de setembro de 2017
  • Opinião

O Marketing Digital está sendo adotado cada vez mais pelas empresas no mundo inteiro.

No meio dessa expansão, existem milhares de pessoas que divulgam suas opiniões sobre esta estratégia. Porém, será que todas essas informações compartilhadas são as que vão realmente ajudar o seu negócio?

Pensando nisso, reunimos 6 especialistas que compartilharam suas bagagens de experiências e deram 22 dicas sobre como acertar na sua estratégia de Marketing Digital. Confira!

Thiago Mazeto - Gerente do time de Marketing e Inside Sales da Tray

Thiago Mazeto.png

Eu acho que o principal conselho é ter pessoas boas ao seu lado e ter um time bom. Pessoas competentes e que estejam no mesmo ritmo que você. A partir do momento que as pessoas acreditam com vontade, você treina elas com conhecimento.

Quando o meu time começou ninguém sabia nada. O curso de marketing que temos nas faculdades antigas é péssimo! Eu fui atrás de pessoas que querem aprender, que já venderam alguma coisa e que tem sangue no olho.

O conhecimento nós treinamos, tem muito conteúdo bom na internet. Agora nós assinamos a Universidade Rock Content e todos aqui são obrigados a ter os certificados.

Contrate as pessoas certas

Contrate pessoas que tem sede de fazer algo diferente, ou seja, que não estão só atrás do salário, e sim, do conhecimento.

Coloque o seu conhecimento em prática

Não é necessário ter que fazer uma faculdade, uma pós-graduação com Marketing bonitinho da Coca-Cola.

Tem muita coisa boa online, tem muitas pessoas fazendo coisas boas no Brasil e você consegue aprender o que elas tão fazendo.

Além disso, não precisa que você fique tão bom em teoria a ponto de escrever um livro, o que você já aprende já coloque em prática. Não adianta compreender muito a teoria e não colocar a mão na massa.

Não fique preocupado só com a venda e com aquisição

Foi interessante que isso foi aceito muito bem na Tray. Eu estou em todas as reuniões de backlogs de produtos, quero estar presente em tudo e tenho que fazer parte de reuniões sobre como o produto é feito.

Foque no sucesso do cliente

Por fim, outra coisa importante é ter um foco no sucesso do cliente. Não adianta você falar que é sucesso do cliente e ficar só na teoria.

É preciso ligar para ele, ir atrás, entendê-lo e ouvi-lo. É por ele que nós trabalhamos.

Natália Menhem - Líder de Marketing da ThoughtWorks Brasil

Natalia Menhem.png

Com o tempo todos os negócios virarão negócios de tecnologia. Saímos de um movimento em que a tecnologia é utilizada só para automação para um movimento em que ela se torna a essência.

Ela serve para inteligência de usuários, para prever ações do futuro, para gerar melhores experiências tanto para equipe quanto para os clientes, para fazer transações mais seguras e mais rápidas, garantindo a privacidade do usuário.

Então, quando falamos do marketing que está querendo posicionar empresas, fazer um bom trabalho de relacionamento e dar apoio a vendas, temos que estar conscientes de que a tecnologia será cada vez mais a essência de todos os negócios.

Podemos pensar no marketing para automação de leads, mas podemos ir mais além e pensar no âmbito de inteligência, como conhecemos nossos usuários e como realizamos experiências que serão inspiradoras paras pessoas e que vão causar engajamento em relação à marca. A tecnologia está cada vez mais fazendo parte disso.

Lidere as áreas de tecnologia

Hoje, com todo o meu background, eu vejo a importância de liderarmos essas áreas das empresas e termos essa abertura para entendermos a tecnologia, em qual lugar ela entra na execução da nossa estratégia e entendermos também este mundo que está mudando muito rápido.

Se posicione no mercado

Temos que entender como vamos nos posicionar cada vez melhor sobre o que acreditamos nesse mundo, porque padrões que antes eram aceitos não são mais.

Isso é legal para vermos os padrões de comportamento. As marcas precisam estar muito ligadas a isso.

Garanta uma boa experiência para o usuário

As marcas precisam garantir uma boa experiência, porque não adianta ser só um protótipo para ter muitos usuários.

Aquilo que elas entregam precisa apresentar uma boa qualidade técnica e também uma boa consistência e relevância para um mundo conectado e que muda rapidamente.

Alexandre Estanislau - Fundador da Bolt Brasil

Alexandre Estanislau.png

Uma coisa que eu amaria ver acontecendo é se nós nunca mais tivéssemos um processo de concorrência. Esse é o pior mal que o mercado cria para ele mesmo.

Eu estava escrevendo um artigo sobre o processo de concorrência e eu não concordo com ele. Como você chama uma empresa que não conhece e oferece uma reunião de duas horas, na qual eles expõem diversas questões e problemas?

Conclusão: essa agência cria soluções para resolver o problema de uma empresa que ele nunca viu, que ele não conhece e que não sabe quais são os reais problemas.

Então, para uma empresa que está querendo contratar uma agência, minhas dicas são:

Conheça a agência

Se você tem uma empresa e quer ir atrás de uma agência, entenda, converse, discuta com ela sobre o problema, veja a forma como ela pensa e como ela solucionou questões similares de outros clientes.

Não se esqueça de pesquisar sobre ela, perguntar para os clientes dela como é que foi o atendimento, analisar portfólio e discutir problemas reais.

Discuta os reais problemas

Não procure uma agência para discutir uma ideia pronta de solução de tecnologia, se vai ser em flash, se vai ser em html. Vamos discutir quais são os seus problemas e quais são os seus objetivos.

Acho que o mais importante é isso, parar de falar de tecnologia e começar a falar de negócio, porque, no final da história, todos querem vender algo.

Tenha em mente uma verba de marketing prevista

O mercado de agência tem que parar de operar sem exame. Nós somos um médico que opera sem exame. Isso me preocupa quando vai existir uma contratação, então minha dica é: analise sempre e tenha em mente uma verba de marketing prevista.

É muito comum, principalmente em Minas Gerais, você perguntar "Qual é a verba?", e raramente alguém responde existe uma verba.

Isso é importante, porque a agência pode pensar em um negócio que vale 100 milhões ou que vale 50.000 reais, mas se o cliente não tem verba para pagar, não adianta nada.

Marcelo Trevisani - CMO da CI&T

Marcelo Trevisani.pngTenho 5 dicas para quem está em um cargo de liderança em Marketing e quer fazer a transformação digital no seu negócio.

Seja um profissional do futuro

Essa pessoa que está trabalhando em Marketing hoje precisa estar com a mente aberta para o que está acontecendo no digital.

Os profissionais do futuro são aqueles que sabem aprender, desaprender e reaprender. E não esquecer que o objetivo do marketing é tornar desnecessário o esforço de vendas.

É importante saber também que a satisfação adormece (zona de conforto) e que as vitórias de ontem são menos importantes que os planos de amanhã.

Sempre olhe para a inovação

Uma outra questão é sempre olhar para a inovação. Na inovação, todo custo é uma certeza e toda receita é uma esperança.

Você não sabe se realmente aquela inovação vai dar certo ou não, mas com processos lean, por exemplo, você consegue implementar aquela hipótese, aquelas ideias e aprender e testar aquilo rapidamente.

Aprenda sobre a sua audiência

Se você consegue aprender sobre a sua audiência rapidamente, você vai conseguir com certeza trazer um alto valor para ela ou conseguir, no meio do caminho, praticamente alterar o seu planejamento tático ou estratégico para chegar no resultado que você precisa.

E eu tenho visto cada vez mais essa importância de estar pautado em dados e resultados concretos. O Marketing ou Agile Marketing precisa ser mais hands on.

Estude sempre!

Muitas coisas importantes dentro do Marketing foram terceirizadas, e hoje o profissional de marketing precisa voltar com aquela ideia de “eu vou fazer”, ir no detalhe e ser mais granular, para não ficar tanto no superficial.

Para isso acontecer é preciso estudar.

Não tem como fazer um trabalho significativo se você não colocar a mão na massa e ir atrás desses resultados e estudos.

Tenha uma boa liderança

Você como CMO ou líder de Marketing tem que exercer uma boa liderança e sempre manter o seu time motivado para fazer um bom trabalho. Ter insatisfação positiva.

Além disso, é importante que o seu time também tenha autonomia na ponta para tomar decisões e serem responsáveis pelos resultados.

Assim, você deve trabalhar com lean, com OKRs, com PDCA, tem que ter governança para isso e, por isso, temos andado rápido no Marketing. É preciso sair da zona de conforto, como dizem: tolice é fazer as coisas do mesmo jeito e esperar o mesmo resultado.

Bruno Torres - Diretor de Marketing da CargoX

bruno torres.jpg.png

A mensagem que eu gostaria de passar e um pouco da experiência que eu tive nesses anos, trabalhando com o digital é: não siga conselhos.

Entenda, esteja aberto a escutar e a absorver conhecimento, mas traga sempre tudo para a sua realidade. Eu acho que este é o momento que temos gerado bastante coisas ditas como verdade.

Então, não siga receitas prontas. Eu acho que o que é verdade para um não é verdade para o outro. No mundo do marketing falamos muito da questão da persona e nem todas as personas são iguais, as pessoas não reagem igual.

Hoje temos muito case B2C, bastante coisas de growth, de crescimento, bastante cases interessantes, e que às vezes a pessoa trabalha com B2B, tenta trazer isso para a sua empresa, tenta implementar as estratégias, sem antes entender se aquilo se adequa ou não para a sua realidade.

Teste bastante

O que o profissional de marketing tem que fazer é absorver essa informação, mas tem que tratar a sua realidade. Esteja aberto a testar muito. Teste novos canais de comunicação e de performance, esteja sempre aberto a fazer testes, mesmo que pequenos. Procure sempre investir, inicialmente com pouco dinheiro, mas não se feche em contratos de longo prazo. Tente reduzir isso e teste, teste, teste bastante.

Erre, mas erre rápido

Esse exercício do testar é que faz com que encontremos caminhos que realmente deem resultados. Uma coisa que para mim é muito bom é eu ter o suporte do meu CEO. Eu sempre falo: erre, mas erre rápido.

Não tenha medo de errar naquele canal que não vai trazer resultado, mas erre rápido. Faça aquilo com uma metodologia em que você possa identificar onde você está errando de forma rápida, ou possa consertar, ou simplesmente parar com aquela estratégia.

Sempre tenha um plano B

Toda estratégia que está dando certo hoje, acenda um sinal amarelo, porque algum dia ela pode parar de dar.

Então, você tem que estar sempre com uma nova estratégia, sempre testando novos caminhos, para você prevenir isso.

Rafael Campos, Global Head de Inbound Marketing e Inside Sales da VTEX

rafaelEu vou dar as dicas que todo mundo sempre me dava e eu falava assim “isso é conversa de vendedor para não me cobrar resultado muito rápido”.

Tenha paciência

Ficamos nessa ânsia da geração de resultado, mas, o Marketing é um trabalho de formiguinha, que demora tempo e demanda investimento, principalmente intelectual.

Procure pessoas com conhecimento para escrever

Você precisa encarar de maneira séria, com pessoas que realmente têm conhecimento, porque não adianta você procurar trazer um CMO do mercado que nunca falou de comércio eletrônico para escrever conteúdo para nós.

Não vai dar certo, você tem que pegar o dono da empresa, a pessoa que faz o projeto há 10 anos, o comercial que vende há 15 anos. É essa pessoa que tem que escrever.

Acredite no seu trabalho

Temos que ter um trabalho constante e acreditar, porque no momento em que essa curva vira, parece que é uma barreira, parece que tem uma resistência ali que não deixa você subir.

Você faz força, faz força, faz força, aí a hora que você faz a força que você empurra esse negócio, ele começa a voar em uma velocidade descomunal.

Estude e procure se informar

Além de paciência e confiar no conteúdo, é preciso e estudar também.

No Marketing de Conteúdo tem um monte de Gurus que dizem fazer milagre, mas não é milagre. Isso é fato. 99% disso é transpiração.

Tem que pesquisar, tem que ir lá fora, ir no mundo a fora, ver o que estão fazendo, ir no RD Summit pra ver o que tá acontecendo. Conheça as melhores práticas e sempre acredite que é um negócio muito rico.

Passaram-se 6 meses, se você não atualizou seus sistemas, se você não fez uma melhora nas habilidades, esquece. Alguém já te passou.

A velocidade desse mundo é descomunal e você precisa estar constantemente preparado para que essa mudança não te engula. Você que tem que engolir ela.

Gostou dessas dicas e quer saber mais opiniões dos especialistas?

Leia o post “8 especialistas revelam os 3 principais erros dos iniciantes em Marketing de Conteúdo”, saiba quais são e como não cometê-los ou corrigi-los a tempo.