ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

email marketing trends

10 estatísticas surpreendentes que descobrimos na Email Marketing Trends 2017

Lançamos a primeira edição da pesquisa Email Marketing Trends e neste post você vai conhecer as principais estatísticas e tendências sobre essa estratégia.

Você sabia que 77,2% das empresas adotam uma estratégia de Email Marketing?

Com a ajuda dos 1247 participantes que responderam o questionário online da pesquisa, conseguimos descobrir essa e outras diversas informações.

Para isso, elaboramos perguntas voltadas tanto para as pessoas que recebem e consomem conteúdo via Email Marketing como também questões específicas para os profissionais que trabalham com essa estratégia.

Ficou curioso? Confira a seguir as principais descobertas da pesquisa:

Email-Marketing-Trends-2017

96,7% dos respondentes acreditam na eficácia do Email Marketing

Além de ser uma estratégia com grande potencial, o Email Marketing também transmite confiança em relação a sua eficácia para os profissionais que a utilizam.

Se engana quem pensa que ele é algo do passado e que já morreu. O Email Marketing está mais vivo do que nunca. Aqui na Rock, ele é essencial tanto para conquistar quanto para reter clientes.

Para se ter uma ideia, 95% dos participantes da pesquisa recebem alguma newsletter e 73,5% gostam de receber esse tipo de email. Ou seja, além de permitir que você dialogue com uma grande audiência, esse público ainda está disposto a receber esse contato.

Se a sua empresa ainda não investe nessa estratégia, aprenda aqui como dar os primeiros passos para colocá-la em prática no seu negócio.

57% investem na estratégia pela possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes

Um dos grandes benefícios que essa estratégia pode proporcionar para a sua empresa é aproximá-la dos atuais e potenciais clientes.

O Email Marketing possibilita que você conheça mais sobre esses interesses e assim, você pode usar essas informações para elaborar um email mais personalizado e segmentado.

Dessa forma, você aumenta e muito as chances desse conteúdo fazer sucesso e, consequentemente, melhora a visão que essas pessoas têm sobre o seu negócio e o relacionamento entre elas.

Quer aprender como criar um fluxo de nutrição para essa estratégia? Saiba mais aqui!

76,2% das empresas apresentam profissionais dedicados à estratégia de Email Marketing

Aqui na Rock, contamos com a Clara e com a Marina para elaborar e executar a estratégia de Email Marketing. Sem elas, não teríamos conquistados os resultados que já alcançamos.

No estudo, descobrimos que outras empresas também apresentam profissionais dedicados para o Email Marketing, cerca de 76,2%.

Se o seu negócio ainda não apresenta pessoas específicas para essa tarefa, conheça como se deu a evolução do Email Marketing na Rock e confira dicas valiosas que farão toda diferença para essa estratégia.

82,9% das empresas adotam algum tipo de ferramenta para a estratégia

Ao adotar uma ferramenta é possível otimizar o tempo gasto para uma determinada função, ter um maior controle e gerenciamento sobre o seu desempenho além de ter a opção de desenvolver ações de forma mais prática.

Por exemplo, uma ferramenta de Email Marketing pode proporcionar que você realize testes A/B nos emails enviados. Com eles, é possível compreender o comportamento do consumidor, além de entregar com mais precisão algo que eles realmente desejam.

Assim, as métricas dessa estratégia irão melhorar e também o engajamento com a sua base será impulsionado, gerando mais resultados para a sua empresa.

Na pesquisa, os respondentes afirmaram que 82,9% das empresas adotam ferramentas, sendo o RD Station a mais usada com 36% dos votos. Porém, 63,3% não realizam testes A/B, principalmente, pela falta de conhecimento (42,3%).

88,4% segmentam os emails enviados

A estratégia de segmentar emails é algo muito poderoso visto que com ela é possível enviar a mensagem certa para o público certo, no momento certo.

Volume maior de emails não significa melhores resultados! Ao contrário, esse tipo de pensamento pode impactar em mais sinalização de SPAM e de descadastramento.

Se você não quer que isso aconteça com o Email Marketing do seu negócio, faça como as 88,4% das empresas que segmentam essa estratégia.

Mas se você ainda não investe nessa prática, aprenda como utilizá-la aqui!

61,9% planejam a sua estratégia de Email Marketing

Planejar é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer estratégia. Afinal, com ela você conhece quais ações devem ser colocadas em práticas e quais resultados elas podem gerar, além de antecipar riscos e saber quando pode ser o momento de pivotá-la.

Mesmo assim, ainda não são todas as empresas que planejam a estratégia de Email Marketing. Dentre as 61,9% que fazem, 33,4% realizam de forma semanal.

61,2% não mensuram o ROI

Você sabia que pode medir o retorno que o Email Marketing proporciona para o seu negócio?

Por meio do ROI. Essa sigla abrevia o termo “return over investiment” e em português pode ser traduzido como “retorno sobre o investimento”.

O seu cálculo possibilita que as empresas entendam quanto dinheiro elas ganharam — ou perderam — por conta de um determinado investimento.

Mesmo sendo tão importante, apenas 19,6% mensuram essa métrica, de acordo com a pesquisa.

49,7% investem na nutrição de leads

A nutrição de lead é uma forma de deixar o lead cada vez mais próximo de realizar uma compra, por meio do envio de conteúdos de qualidade que ajudem a educar e a nutrir a relação.

Além disso, essa estratégia ajuda a:

  • Aumentar a propensão de compra de suas leads;
  • Construir relacionamentos diretos com os futuros consumidores;
  • No fortalecimento de sua marca e a visão de liderança no mercado;
  • Reduzir o ciclo de compras das suas leads;
  • Proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor;
  • Economizar esforços da equipe de marketing e vendas;
  • No retorno financeiro para sua empresa.

Mesmo assim, 43% ainda não praticam. Se você faz parte desse grupo, aprenda com o nosso ebook gratuito como colocar em prática a estratégia de nutrição de leads na sua empresa!

46,8% não utilizam o calendário editorial

Uma estratégia de Email Marketing envolve diversas etapas e para ajudar no planejamento e cronograma de disparos você pode criar um calendário editorial.

Mesmo assim, 46,8% das empresas não aproveitam dessa ajuda. Se você deseja mudar essa realidade e passar a adotar um calendário editorial, confira o kit gratuito feito exclusivo para auxiliá-lo a criar um para o seu negócio.

Com ele, você vai conseguir garantir o espaçamento entre as campanhas, acompanhar objetivos e métricas da estratégia e muito mais.

52,1% das empresas se consideram moderadamente/muito bem-sucedidas

Na pesquisa, uma das descobertas foi a taxa de 52,1% das empresas que se consideram moderadamente/muito bem-sucedidas com a estratégia de Email Marketing.

Para tentar compreender o motivo dessa avaliação, comparamos as estratégias adotadas por elas e por aquelas que se acham mal e pouco bem-sucedidas.

Descobrimos que:

Conclusão

Espero que com esse post você tenha conhecido mais sobre a estratégia de Email Marketing e aprendido sobre as principais práticas adotadas pelas empresas brasileiras.

Se você deseja aprimorar os resultados do seu negócio não deixe de fazer o download do relatório completo!

  • luana Ianakiara

    Magnífico,eu também acredito que o e-mail marketing permite maior alcance e interação com nossos leads, sem contar no tempo que economizamos. Fico grata por compartilharem essa pesquisa !!

    • Letícia Fonseca

      Oi Luana! Eu que agradeço pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado da pesquisa =)

  • Vinicius

    77,2% das empresas? Quais empresas?

    • Juliana Ribas

      respondentes da pesquisa, em um universo de empresas brasileiras. Vamos completar!