Pesquisas

Pesquisas de marketing: conheça 6 empresas que descobriram a fórmula do sucesso

EuroAmerica

Muitas empresas produzem pesquisas de marketing para ampliar o conhecimento do mercado em que sua empresa está inserida.

No entanto, talvez você esteja se perguntando: será que as empresas realmente investem nessa estratégia somente por este motivo?

Te garanto que não é só por isso. Existem diversos benefícios e tipos de pesquisas de marketing.

Porém, um dos maiores objetivos de fazer esta estratégia é que ela te ajuda a vender.

Por isso, os resultados em uma empresa chamam tanta atenção quando ela investe em pesquisas. Essa é a fórmula do sucesso!

Conheça 6 empresas internacionais e brasileiras que conseguiram alcançar números incríveis com suas pesquisas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Os benefícios das pesquisas de marketing

O objetivo de uma pesquisa de marketing é particular de cada empresa. No entanto, seu investimento acaba trazendo benefícios que você não esperava. Conheça os principais:

1) Ajuda na tomada de decisões: essa estratégia proporciona dados concretos que dão uma direção mais segura para a resolução dos problemas.

2) Gera leads qualificados: uma pesquisa é considerada um material muito rico e relevante para o seu público. Quem realmente está procurando por uma solução mais aprofundada irá acessar sua pesquisa.

3) Ajuda a resolver pontos falhos: o seu time pode descobrir quais são os pontos falhos da sua estratégia mais rapidamente e solucioná-los.

Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo:

4) Aumenta a sua autoridade: uma pesquisa da sua empresa mostra para o cliente que você é preocupado com o impacto do seu mercado e está buscando se manter atualizado. Além disso, os dados ajudam os seus conteúdos a se tornarem mais relevantes, porque dão mais credibilidade àquilo que você está dizendo. E não só os seus conteúdos; você se torna referência em estatísticas de mercado, o que pode levar diversas outras empresas e mídias a citarem você e sua pesquisa.

5) Verifica as necessidades do mercado: se você fizer as perguntas certas poderá descobrir muitas oportunidades que podem ser exploradas.

6) Serve como ferramenta de Sales Enablement: as pesquisas de marketing possibilitam um maior conhecimento dos seus potenciais clientes, fazendo com que você obtenha informações importantes para ampliar o processo de sales enablement da sua empresa e, consequentemente, aumentar as vendas. Seus vendedores passam a ter argumentos embasados em estatísticas de mercado, o que facilita muito o processo de venda.

7) Ajuda no crescimento do seu blog: um blog tem mais chances de receber links externos por meio de pesquisas, pois as suas estatísticas são exclusivas. Assim, cada vez que a sua pesquisa for citada, é grande a possibilidade de linkarem para o seu site ou blog.

Empresas internacionais que investem em pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing são práticas muito presentes nas estratégias das empresas do mundo inteiro.

Empresas como a Accenture, Think With Google e HubSpot investem incansavelmente nessa prática.

Accenture

A Accenture é uma empresa referência quando penso em pesquisa. Isso porque eles estão sempre lançando relatórios muito relevantes sobre inovação e marketing digital em diversos setores, mesmo que menores.

Além disso, uma das maiores questões que faz a Accenture ser especialista em pesquisa é sua habilidade de explorar assuntos que ainda não foram aprofundados.

Isso faz com que ela seja pioneira em alguns assuntos muito específicos.

Think With Google

O Google lançou o Think With Google recentemente para compartilhar relatórios com insights e análises do mundo digital.

Ele é um dos principais portais que nós pesquisamos quando vamos falar sobre tendências e futuro.

Uma das questões mais interessantes do Think With Google é a sua abordagem nos temas que são considerados complexos pelos profissionais de marketing, como geração Z, millennials, micro-momentos, tendências de consumo e assuntos atuais da internet.

Por causa disso, suas pesquisas são uma fonte incrível de dados para e-commerces.

HubSpot

A HubSpot é referência em Inbound, e a sua pesquisa não é diferente. O State of Inbound é uma das maiores pesquisas do mundo sobre o tema, já com 9 edições publicadas.

Apesar de a pesquisa ser realizada por uma empresa americana, os dados e estatísticas não se restringem apenas aos Estados Unidos.

Na edição de 2017, por exemplo, foram entrevistados profissionais de vários países diferentes, inclusive brasileiros.

Além disso, ela possui versões traduzidas, o que serve de excelente fonte de benchmark para o Brasil.

Cases de sucesso de empresas brasileiras

No Brasil, a Rock Content, Samba Tech e Meetime são algumas das empresas que investiram nessa estratégia e obtiveram resultados incríveis.

Confira cases de sucesso dessas empresas ao fazer pesquisas de marketing.

Rock Content

A Rock Content foi a pioneira na estratégia nesse formato no Brasil. Muitas empresas faziam pesquisas, mas não com o foco em geração de leads e de um conteúdo relevante para o mercado.

A nossa principal inspiração foi a HubSpot, e tudo começou em 2015, quando o Diego Gomes, nosso CMO, convidou a Clara Borges para realizar a primeira edição da Content Trends, a maior pesquisa de marketing de conteúdo da América Latina.

A Clara teve por volta de um mês e meio para realizar a pesquisa, durante o período em que ficou aqui.

Foram 4 dias com o questionário aberto e e 2233 dados de participantes coletados. Em aproximadamente 4 semanas, foram feitos os processos de análise de dados, construção de gráficos e produção do relatório final.

Para o seu lançamento, criamos um hotsite, produzimos guest posts e um press release para promover pesquisa, e anunciado para os parceiros de divulgação e apoiadores da pesquisa.

A Content Trends 2015 nos trouxe um resultado incrível, o que nos fez continuar produzindo pesquisas. Em 2 anos, já somamos 17 pesquisas publicadas

“Se somarmos todas as pesquisas que já lançamos, são mais de 31.000 contatos obtidos unicamente por pesquisas de marketing. Além disso, as pesquisas também representam um excelente material de sales enablement — conjunto de tarefas, informações e ferramentas que tem como objetivo a melhoria da execução de atividades-chave de vendas — para os nossos vendedores. Isso porque as estatísticas que obtivemos se tornaram argumentos importantes (e embasados em dados reais) para o time de vendas da Rock.”Juliana Ribas – Supervisora de Pesquisas de Marketing da Rock Content

Outro resultado importantíssimo que as pesquisas trouxeram para a empresa foi a visibilidade, reconhecimento e autoridade da marca Rock Content.

Com as pesquisas, os dados e estatísticas da Rock se tornaram referências em diversos conteúdos e até mesmo palestras, principalmente porque aqui no Brasil carecíamos de fontes como essa em Marketing Digital.

Além disso, como pioneiros, inspiraram também diversas empresas a realizarem pesquisas próprias.

Hoje, já na terceira edição da Content Trends, a Rock Content se torna cada vez mais referência em marketing de conteúdo. Conheça tendências desta pesquisa neste post.

Meetime

Ano passado a Meetime lançou a primeira edição da pesquisa Inside Sales Benchmark Brasil, maior e mais completo estudo brasileiro sobre Inside Sales.

Essa pesquisa teve como objetivo estudar as operações de Inside Sales e seus impactos nas empresas de diferentes tamanhos e realidades no Brasil inteiro.

Na equipe de marketing, ela foi utilizada como uma estratégia de marketing de conteúdo para que a Meetime fosse ainda mais reconhecida como referência em Inside Sales.

Sua ideia é que ela fosse uma forma de você comparar suas métricas às mais maduras operações de Inside Sales do país.

“A Inside Sales Benchmark Brasil é essencial na estratégia de Marketing da Meetime na direção de estabelecer a empresa como referência em Inside Sales. É a nossa melhor oportunidade de contar ao mercado o que está acontecendo no Brasil em termos de Inside Sales. Em seu segundo ano de existência, multiplicamos por 8 o número de respondentes (de 68 para 538) e por 3 o número de downloads em duas semanas de lançamento. Consideramos a pesquisa nosso principal lançamento do ano, e sem sombra de dúvida, nosso maior e mais estratégico projeto!” – Diego Cordovez – Co-founder e CMO da Meetime

A pesquisa foi uma grande fonte de leads para a empresa que conseguiu triplicar o número de downloads na segunda edição da pesquisa lançada neste ano.

A Meetime achou uma nova forma de elevar a estratégia de marketing de conteúdo da empresa ao sucesso e divulgar sua marca.

Confira o que descobrimos com a Inside Sales Benchmark Brasil 2017 e os insights que tivemos.

Samba Tech

Cada dia que passa podemos ver mais pessoas procurando por conteúdos audiovisuais.

Com isso, a Samba Tech viu uma oportunidade em investigar o mercado de vídeos online e promover a discussão desse tema entre as empresas brasileiras.

Para fazer isso, ela realizou a pesquisa InsightSamba: como pessoas e empresas produzem e distribuem seus vídeos na internet.

Os dados de 2.000 profissionais e amadores na produção de conteúdo audiovisual foram coletados durante 13 dias. O questionário foi divulgado por meio de email marketing e redes sociais, atingindo cerca de 100.000 pessoas. Ao final, foi sorteado um headphone da JBL para todos os respondentes da pesquisa.

No planejamento do estudo, eles se basearam na experiência que eles possuem no mercado de vídeos online e definiram hipóteses de perguntas que eles gostariam de responder. No entanto, além das respostas, a pesquisa rendeu vários outros insights do mercado de produção e distribuição de vídeos no País.

“Aqui no Marketing somos movidos a dados. Toda a nossa estratégia é pensada em cima de métricas e acreditamos que essa é a melhor forma de tomar decisões mais assertivas. Neste sentido, sentimos a necessidade de ter informações concretas relacionadas à produção e à divulgação de vídeos na internet – que é o nosso core business – e vimos na realização da pesquisa uma forma de solucionar isso.

A partir dos resultados do “InsightSamba: como pessoas e empresas produzem e divulgam seus vídeos na internet” nós tivemos um panorama e overview do atual cenário de produção e divulgação de vídeos. Identificamos, por exemplo, que 83% das pessoas que responderam a entrevista afirmaram produzir os vídeos de forma amadora, enquanto 73% afirmaram ainda não ganhar dinheiro com vídeos online. Esses foram alguns dos dados valiosos que conseguimos extrair e que direcionaram definições estratégicas não só para ações de Marketing, mas para a Samba como um todo.” – Pedro Filizzola – CMO da Samba Tech

Os benefícios de uma pesquisa vão além do que esperamos. Muitas vezes descobrimos pontos de dor e oportunidades que nunca imaginaríamos existir.

Quer saber um pouco sobre o que foi essa pesquisa? Confira 8 insights de vídeos que tivemos com as descobertas da Samba Tech.

Opinion Box

O Opinion Box é uma empresa que possui uma plataforma de pesquisas assim como o Typeform e Survey Monkey.

No fim de 2016 ela fez sua primeira pesquisa via chatbot no país fazendo com que a pesquisa fosse feita via Facebook Messenger.

O objetivo dessa pesquisa era testar a viabilidade de utilizar a rede social para enviar as perguntas de um questionário para os usuários do Painel de Respondentes da plataforma.

Os respondentes afirmaram que interatividade com o chat é muito intuitiva e rápida.

Uma outra pesquisa de sucesso da Opinion Box é a Panorama Mobile Time/Opinion Box. Ela é um conjunto de pesquisas periódicas sobre hábitos dos brasileiros no consumo de conteúdos e serviços móveis.

Atualmente, são trabalhadas três linhas de pesquisa, todas com frequência semestral:

  • uso de apps;
  • comércio móvel;
  • mensageria.

Conclusão

Além das empresas que citei, existem muitas outras que estão investindo nessa estratégia cada vez mais.

Isso acontece, pois, como disse anteriormente, fazer uma pesquisa de marketing na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios.

Porém, saber fazer um estudo corretamente é muito importante.

Confira o post “Pesquisas de Marketing: como planejar, executar e gerar leads para sua empresa” e aprenda como investir nessa fórmula do sucesso.

Pesquisas de Marketing
Marketing Tools LatAm 2019Powered by Rock Convert
Publicações relacionadas
ArtigosPesquisas

O que disse o cenário de tendências de conteúdo em 2019

Pesquisas

Content Trends 2019: os principais resultados da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do país

Pesquisas

Social Media Trends 2019: panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais

Pesquisas

Como preparar a sua agência para o próximo ano por meio de dados?