estratégia de transformação digital

Estratégia de transformação digital: Conheça 9 cases de sucesso de empresas inovadoras

A era digital levou as empresas de todos os tamanhos a se concentrarem na estratégia de transformação digital, incluindo a aceleração de atividades, processos e competências para aproveitar plenamente essas tecnologias.

As empresas estão investindo muito dinheiro e recursos na transformação digital, mas para ganhar algo em troca, eles precisarão de uma abordagem estratégica.

Afinal, transformação digital não é uma corrida e sim uma maratona.

Segundo a MIT, as empresas “Mestres em Transformação Digital“ são em média 26% mais lucrativas do que as demais empresas de seus segmentos.

Portanto, para tirar o máximo proveito de sua estratégia digital, é preciso aproveitar o embalo do mercado em mudança e ajustar a sua abordagem.

Pensando nisso, identificamos 9 empresas inovadoras que estão moldando sua estratégia de transformação digital. Seguindo estes cases, você criará uma abordagem reflexiva que vai impulsionar a mudança em toda a sua empresa.

1. Amazon

A Amazon começou no comércio eletrônico, mas recentemente entrou no negócio de supermercado de varejo com um processo de verificação totalmente digital chamado Amazon Go.

Nesse processo, os supermercados não precisarão de caixa-eletrônico, tudo será feito por meio de um aplicativo, que registrará os produtos que você tirar da gôndola, adicionando-os no seu “carrinho”. Esse é só um exemplo do que uma estratégia de transformação digital estruturada pode fazer.

Lição: Explorar novos ambientes e investir na tecnologia pode fazer toda a diferença.

2. Google

Agora, eu tenho certeza que você já viu vídeos futurísticos sobre automatização das tarefas com o mundo digital, mas o que você talvez não saiba é que este futuro está mais próximo do que você imagina.

Segundo o IDC, 60% dos investimentos das organizações até 2020 estão direcionados para a transformação digital.

Recentemente, o Google lançou o dispositivo Google Home, um alto-falante ativado por voz que usa os recursos do Google Assistente. É só você dizer “ok, google”, fazer perguntas e pedir para que ele realize tarefas.

Lição: Essa transformação não é um plano para o futuro, e sim uma necessidade atual, urgente, que precisa da atenção das empresas manter sua competitividade.

3. Subway

Um outro caso muito interessante é o do restaurante multinacional Subway, que está abrindo suas novas lojas com um redesign de marca, além de restaurantes mais modernos com totens de autoatendimento digital, Wi-Fi grátis e novos acompanhamentos no cardápio.

O User Experience e o design de serviços são essenciais para saber a percepção dos usuários ao utilizar os seus serviços. Proporcionar para cada um a sensação de que aquele produto foi feito para ele e personalizado de acordo com o seu gosto faz com que ele se sinta mais perto da sua marca.

estratégia de transformação digital - subway

"Eu acho que com a transformação digital, o marketing mudou completamente em termos de velocidade. Não é só para milenaristas, que são o público-alvo. Você precisa desenvolver conteúdo e os recursos no desenvolvimento deste conteúdo são enormes, porque há tantas coisas para se pensar e está tudo acontecendo em segundos. No passado, para o feedback dos consumidores, a expectativa era uma resposta de duas horas e agora é mais rápido e se não tivermos cuidado, pode virar viral e ter repercussões enormes. Agora precisamos pensar em conteúdo, audiência e segmentação. Isso afeta o plano de mídia, bem como a experiência do cliente. Agora, para decisões de bens de consumo você olha para um telefone celular e tudo acontece tão rapidamente! Você pode perder se as pessoas não tiverem os recursos certos. Você pode acabar desperdiçando tanto dinheiro porque o escopo da agência se sobrepõe e você precisa ter cuidado. Há muito para lidar em uma fração de segundo."

Mandy Mak-Cheong - Diretora regional de Marketing da Subway

Lição: O cliente é a peça fundamental do seu projeto. A sua estratégia de transformação digital precisa ser feita pensando na experiência dele.

4. General Eletric

A General Electric (GE) conseguiu dar um salto digital  porque olhou para fora de sua própria indústria para se inspirar.

Em vez de apenas analisar seus concorrentes diretos, a GE estudou empresas inovadoras em setores de tecnologia e contratou pessoas de fora da indústria.

Ela também se associou com várias incubadoras de empresas para ganhar experiência trabalhando com startups.

Ao expandir seu ponto de vista, ela conseguiu lançar a plataforma Predix Cloud, sua plataforma como serviço (PaaS), que permite que as máquinas industriais sejam monitoradas e otimizadas digitalmente. Ela foi desenhada para capturar e analisar um imenso e distinto volume de dados produzidos em um ambiente de equipamentos conectados.

 Analisar as tendências em outras indústrias colocou a GE à frente de seus concorrentes ao fazer uma iniciativa impressionante que já proporcionou uma aliança estratégica com companhias como a Pitney Bowes.

A GE está revolucionando suas empresas de aviação e energia eólica com a Internet Industrial. O processo de desenvolvimento mostra uma ótima promessa ao combinar tecnologias físicas e digitais para produzir resultados comerciais fantásticos para a Pitney Bowes, entre outros clientes da empresa.

Lição: A evolução pode vir de qualquer lugar. Então, as empresas não podem apenas analisar quais são seus concorrentes mais próximos. Elas precisam olhar para as mudanças em outras indústrias que já estão aplicando está estratégia.

5. Saudi Telecom Company

A Saudi Telecom Company (STC), uma empresa de telecomunicações de US $ 12 bilhões, sentiu que algo mudou em seu público-alvo e entendeu que precisava lançar novas iniciativas digitais.

Em vez de elaborar uma estratégia digital genérica, a STC contratou uma equipe de pesquisadores para estudar os hábitos e estilos de vida dos Millennials no país. A empresa estava interessada em entender as dificuldades dos jovens consumidores.

estratégia de transformação digital - results stc

O resultado foi uma unidade de negócios chamada Jawwy que atingiu com sucesso os chamados Digital Natives.

"Tivemos que confiar na criatividade, no excelente design e na tecnologia de ponta para enfrentar as dificuldades e descobrir as necessidades usando o poder do digital".

Subhra Das

Subhra Das - CEO da STC

A Jawwy tem como função entender as dificuldades das personas da empresa e trabalha para projetar uma solução digital. Para a Jawwy, a percepção do cliente não era uma reflexão tardia e sim a peça fundamental de uma estratégia digital.

estratégia de transformação digital - Jawwy

Lição: Não se esqueça de entender o seu público. Sem explorá-lo, a sua estratégia digital será somente um palpite.

6. Ford

Os projetos de transformação digital envolvem toda a empresa e é extremamente importante que você tenha uma visão de para onde você está indo.

Considere o exemplo de Alan Mulally, ex-CEO da Ford, que liderou a empresa através de uma estratégia de transformação digital após a recessão de 2008.

Quando Mulally assumiu o cargo de CEO em 2006, a Ford estava em condições difíceis.

A solução para restaurar uma posição de liderança da empresa foi apresentada em um plano que ele chamou de One Ford. A One Ford integrou todos os componentes que são necessários em qualquer grande esforço de inovação.

Esse esforço não dependeu somente do pensamento visionário e dos novos produtos, mas da capacidade de impulsionar o novo pensamento de equipe, função e parceria de uma empresa inteira.

Para isso ele criou um plano de negócios e compartilhou com sua equipe executiva em reuniões semanais. Essas reuniões foram refletidas em todos os níveis da organização.

Os gerentes compartilharam todos os feedbacks da visão dos funcionários com a equipe executiva.

Por fim, Mulally definiu uma agenda de alto nível, considerando também o feedback de toda a organização.

Lição: Sua estratégia digital precisa do apoio executivo para decolar, mas é necessário considerar que grandes problemas organizacionais podem ocorrer se você não tiver contribuição de todas as partes. Encontrar o equilíbrio certo é a chave para uma estratégia de transformação digital bem sucedida.

7. Scotiabank

Alguns times de alta performance em grandes organizações estão lançando centros de inovação para estruturar as ideias de transformação digital.

Esta estratégia pode ser efetiva quando há um plano específico para testar iniciativas digitais.

Em 2015, por exemplo, o Scotiabank lançou a Digital Factory, uma unidade de aceleração tecnológica que ajuda a identificar áreas que podem ser melhoradas e que,  consequentemente, auxilia os processos da empresa.

Nesta aceleradora os especialistas tecnológicos examinam a experiência do cliente e visam oferecer soluções para os pontos mais urgentes.

 No entanto, um problema típico desses centros digitais é a falta de liderança executiva apropriada.

Como um recente artigo da Harvard Business Review apontou: "Somente o CEO tem o poder de fornecer esse tipo de direção [digital] em toda a empresa".

Uma pesquisa da agência Organic revelou que 62% da equipe tem a falta de liderança como a maior barreira para a transformação digital. Essa mudança vem de um conceito complexo, que precisa partir do topo para se espalhar pelas decisões estratégicas e processos do seu negócio.

Lição: Para uma estratégia de transformação digital completa é importante uma direção executiva que irá liderar todo este processo e envolver todos os funcionários.

8. Adobe

Uma estratégia digital com um grande suporte executivo não terá poder de permanência se não tiver a cultura certa para sustentá-la.

Peter Drucker, um renomado especialista em gestão, uma vez disse: “Culture eats strategy for breakfast”.

Quando a Adobe decidiu fazer a transição do software físico para um modelo baseado em nuvem, sabia que precisava mudar o foco de seus funcionários para as necessidades do cliente.

Para conseguir isso, criou um Experience-a-thon da equipe, no qual os funcionários podiam testar e fornecer feedback sobre os produtos da Adobe, não do ponto de vista deles como funcionários, mas como usuários.

O envolvimento dos funcionários foi uma estratégia chave durante a mudança da Adobe para se tornar uma empresa em nuvem.

Lição: Embora cada empresa enfrente desafios únicos, uma iniciativa digital deve ser acompanhada de mudanças culturais significativas que irão sustentar a transformação para o futuro.

9. Mc Donald’s

No Super Bowl de 2015, após a exibição do vídeo Pay With Lovin' o Mc Donald’s usou as redes sociais para distribuir produtos relacionados aos comerciais que foram exibidos ao longo do jogo.

 Nesta estratégia, era importante para o ele ter a capacidade de responder os comerciantes imediatamente e monitorar ativamente as tendências das mídias sociais em tempo real.

A todo tempo a palavra lovin’ foi utilizada em diversos tweets no twitter oficial da marca.

estratégia de transformação digital - tweet pay with lovin' estratégia de transformação digital - tweet pay with lovin'

O esforço foi um sucesso e atraiu mais de 1,2 milhões de retweets, incluindo celebridades de alto perfil, como a Taylor Swift.

Isso exigiu várias tecnologias digitais e a reconfiguração de sua comunicação interna e processos operacionais.

O McDonald's criou uma sala de redação digital com uma equipe multifuncional que incluiu membros das divisões legais e de marketing da empresa, agências de publicidade da empresa e funcionários de mídia social.

Lição: As redes sociais podem fazer uma grande diferença na sua estratégia de transformação digital. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2017, cerca de 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais. No entanto, muitas não sabem como aplicar esta prática de maneira eficaz.

Conclusão

Tenho certeza que após esses casos você também ficou com vontade de transformar digitalmente o seu negócio.

Para ter sucesso na sua estratégia de transformação digital analise as lições aprendidas e verifique quais poderão ser aplicadas no seu negócio.

Agora, para saber de vez o que é transformação digital e descobrir como aplicamos esta estratégia aqui na Rock Content, leia o post “Afinal, o que é transformação digital?” do nosso CMO, Diego Gomes.

transformação digital