Artigos

O que sua empresa ganha com eventos patrocinados online

Homem se apresentando pelo computador em um evento online

As empresas podem fazer uso de uma série de recursos diferentes para entrar em contato com o seu público. Entre esses vários canais de interatividade estão os eventos patrocinados online.

Com a pandemia do coronavírus e a imposição do isolamento social como forma de minimizar os riscos à saúde, os eventos cancelados puderam recuperar sua relevância e o contato com suas audiências por meio de transmissões ao vivo pela internet. Essa mudança radical no estilo de vida das pessoas causou impactos em diversas áreas.

Com a popularização desse formato também surgiu uma nova oportunidade para as empresas alcançarem visibilidade junto a um público que tenha identificação com os seus objetivos. É por isso que cada vez mais marcas enxergam o valor de trabalharem com eventos patrocinados.

O que significa trabalhar com eventos patrocinados?

Organizar um evento online é mais fácil que um presencial, mas, ainda assim, exige atenção e recursos. É nesse contexto que entram as empresas interessadas em se tornarem patrocinadoras em troca de um ganho de visibilidade junto a um público relevante.

Transmissões de conteúdo via internet nada devem aos meios tradicionais como a TV em relação à exposição e público. Os estudos já apontam que o consumo de vídeos online já é maior que o da televisão no Brasil, tendo um crescimento de mais de 150% nos últimos 5 anos. Adaptar-se a essa nova realidade significa olhar o valor estratégico de eventos patrocinados.

Trabalhar com eventos patrocinados pode gerar excelentes resultados para as marcas mais estratégicas, considerando que se preocupem em:

  • se concentrar em propostas que tenham identificação com os valores da marca;
  • escolher tópicos que atraiam públicos equivalentes aos buscados pela empresa;
  • saber como agregar valor ao evento para viabilizá-lo em seu segmento;
  • manter consistência no patrocínio dos projetos ao longo do tempo.

Por que vale a pena investir em eventos patrocinados?

As pessoas são naturalmente atraídas às transmissões ao vivo, já que passam uma impressão de exclusividade e pertencimento — independentemente da área ou do assunto. Agora, é possível enxergar algumas formas de emprestar essa relevância e popularidade para as marcas.

Com a orientação de isolamento social durante a pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a assistir 1,6 bilhão de horas de live streaming por mês. Esse número é da Twitch, plataforma de transmissão ao vivo de jogos e entretenimento. Isso representou um crescimento de 45% desde o início de 2020.

Por fim, trata-se de um formato de trabalho relativamente novo para muitos segmentos. Ou seja, é possível que a sua empresa enfrente pouca ou nenhuma concorrência ao começar a utilizar eventos patrocinados como forma de ampliar sua visibilidade. Este é o momento para sair na frente em seu mercado.

A seguir, estão destacados os principais pontos que revelam o que uma empresa ganha ao trabalhar com eventos patrocinados.

Investimento relativamente baixo

Um evento virtual tem bem menos custos do que um presencial. Apesar de necessitar de uma infraestrutura especial e comprometimento por parte de toda uma equipe, é um canal de mídia bastante vantajoso que pode se encaixar no orçamento de pequenas empresas. Segundo estudo do Markletic, 87% dos profissionais de marketing enxergam eventos online como grandes fatores no sucesso de vendas. Quando você deixa outras empresas entrarem como patrocinadoras, o investimento vale ainda mais a pena.

Acesso a uma audiência qualificada

É bastante valioso para a marca ter meios eficazes para impactar a audiência certa que ela está procurando, não importa qual seja o segmento dela. O trabalho com eventos patrocinados possibilita divulgar o acontecimento para a base dos patrocinadores, além de selecionar a melhor plataforma para se comunicar, já que cada uma deles tem um público distinto e, geralmente, bem específico.

Mais chances de fechar negócio

Quem acompanha transmissões de eventos ao vivo pela internet pode se tornar um cliente fiel dos patrocinadores a partir da exposição deles. Afinal, as pesquisas já mostraram que 40% dos consumidores acreditam que o contato com um produto ou serviço via vídeo aumenta o interesse deles em adquiri-los.

Aprimoramento da imagem da empresa

Toda marca pode se beneficiar de ser mais bem-vista por seu público no mercado. Uma ótima forma de viabilizar isso é por meio de eventos patrocinados. As pessoas tendem a enxergar de forma positiva quem contribui para que os seus eventos favoritos se tornem realidade, o que contribui para o aprimoramento da imagem da companhia e fornece mais chances de conversão.

Maior variedade de eventos online

A maior acessibilidade de um evento online também permite que segmentos até então pouco representados nesse sentido possam começar a aproveitar esse tipo de programação para se engajar com seus públicos. Dessa forma, marcas que até então não encontravam oportunidades de alta identificação para eventos patrocinados têm mais chances de achar seu nicho representado.

Mais produtividade ao time de vendas

Ao patrocinar um evento presencial, é preciso mobilizar todo o seu time de vendas para comparecer a ele e dar início a constantes rodadas de reuniões e negociações. No entanto, quando se trata de eventos patrocinados online, a sua equipe fica mais livre para fazer a agenda render. Isso permitirá fechar mais negócios e aproveitar resultados superiores a partir da programação.

Forte tendência para o futuro

Mesmo com o esperado retorno aos eventos presenciais após a normalização da pandemia do coronavírus, a tendência é que a popularidade dos eventos online se mantenha. Durante o isolamento social, muitas empresas estão percebendo o quão fácil e vantajoso é trabalhar dessa forma. Portanto, esse segmento tende a permanecer uma boa escolha para as empresas em busca de canais de vendas eficazes.

Trabalhar com eventos patrocinados é uma ótima forma de ampliar a visibilidade de uma marca junto ao público que ela pretende atingir. Ao aproveitar o recentemente ampliado interesse nesse tipo de programação, as empresas poderão se posicionar de forma estratégica e alcançar os seus objetivos com boa performance.

A pandemia do coronavírus causou impactos em diversas áreas. Confira aqui no blog como adaptar o marketing corporativo para as novas condições impostas pelo isolamento social em 2020.

Publicações relacionadas
Artigos

Compaixão e liderança vão bem juntas?

Artigos

A Mídia Out-Of-Home durante o coronavírus

Artigos

Nas estratégias de marketing, em que pé está o vídeo?

Artigos

O interesse da Apple em vender serviços