ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

ferramentas para gerenciar Redes Sociais

4 principais motivos para adotar ferramentas para gerenciar as Redes Sociais

Você já passou por essa situação: logo depois de conhecer alguém novo, adiciona a pessoa nas suas redes sociais favoritas.

Já virou um hábito e não é de se estranhar, já que só o Facebook tem quase de 1,9 bilhão de usuários ativos e o Instagram, mais de 600 milhões.

Muita gente, certo? É normal nós até acharmos estranho quando conhecemos alguém que não está em, pelo menos, uma rede social.

No caso das empresas, é a mesma coisa. A chance de você conhecer alguma no Brasil que não esteja presente nas redes é pequena. A nossa pesquisa Social Media Trends 2017 nos mostrou que 92,1% delas estão lá.

Inclusive nós, da Rock Content (no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Google+ e, ufa, Linkedin também!).

No Marketing Digital bem-feito, tudo é estratégia, inclusive a gestão das redes sociais. E uma estratégia demanda as ferramentas certas para fazer efeito.

O que nós descobrimos é que menos da metade das empresas perceberam isso e utilizam ferramentas para redes sociais.

Pode ter certeza que esse é o grupo que está à frente no sucesso!

adoção de ferramentas para redes sociais

Vou te mostrar os motivos por que essas empresas decidiram adotar essas ferramentas e como se tornam mais bem-sucedidas por causa dessa escolha!

Fica mais fácil acompanhar métricas e resultados (nós amamos números!)

Aqui na Rock Content, nós amamos números.

Não se trata apenas de gerar porcentagens satisfatórias ou gráficos bonitos. Nós entendemos que é essencial mensurar objetivamente as nossas metas e resultados para entender quais são as melhores estratégias para o nosso negócio e para os dos nossos clientes.

As empresas que utilizam ferramentas para gerir as redes sociais concordam.

81,1% delas afirmam que a análise de métricas e resultados é o principal motivo para usarem essas ferramentas.

Já que estamos falando sobre a importância dos dados, lá vão mais alguns: 20% das empresas que fazem uso de ferramentas para as redes sociais consideram os resultados obtidos nas redes muito satisfatórios, e 57,4% acham moderadamente satisfatórios.

Já aquelas que não usam tendem a avaliar os resultados pouco ou nada satisfatórios com maior frequência.

impacto do uso de ferramentas nos resultados em redes sociais

E como as ferramentas podem te ajudar a medir os resultados?

Exemplos como o Google Analytics permitem que você descubra com precisão como está o engajamento nas suas redes e como ele é convertido em resultados para o negócio.

Os relatórios emitidos por ferramentas como essa são importantes para você corrigir os possíveis erros que pode estar cometendo (e que podem ser uma das 4 razões pelas quais seu tráfego de social media não está gerando conversões).

É por isso que empresas que utilizam ferramentas para redes sociais se consideram bem mais eficazes.

ferramentas e eficácia nas redes sociais

Lembre-se de que curtidas no Facebook ou seguidores no Twitter não são o seu objetivo final, mas detalhes estratégicos para alcançá-lo. E saber se a estratégia está dando certo não é questão de intuição, mas de análise.

74,9% das empresas que responderam nossa pesquisa analisam os resultados das redes sociais.

Sim, é a maioria, mas é preocupante que 25,1% não façam isso, já que análise é um ponto-chave do Marketing Digital.

Ajuda a ficar de olho

A graça das redes sociais está na interação possível entre as pessoas e a sua marca.

Quem fala sobre a sua empresa? O que está sendo dito? Estão enviando mensagens diretamente? As pessoas estão reagindo às postagens? Estão compartilhando?

Saber precisamente a resposta para essas perguntas não é vaidade de quem quer ser visto nas redes sociais. É essencial para gerenciá-las.

Em um perfil pessoal já é difícil responder todos os comentários em que te marcam e dar atenção a cada mensagem recebida. Imagine nos perfis de uma empresa com centenas, ou até milhares de seguidores. E em mais de uma rede social!

Monitorar as menções e comentários sobre a marca é considerado um dos grandes desafios na gestão de redes sociais.

Mesmo em redes sociais com milhões de usuários, as pessoas gostam de se sentir ouvidas. Responder rapidamente e com as melhores informações um potencial cliente pode ser a chave para fechar um negócio.

Permite marcar presença em várias redes sociais ao mesmo tempo

Você não precisa estar em todas as redes sociais.

A escolha das redes em que sua empresa estará presente depende do perfil do seu público – o que vai ser descoberto com pesquisas e análises.

O público da Rock, por exemplo, é bem diverso.

Falamos com CMOs, donos de pequenas, médias e grandes empresas, mas também com redatores freelancers de várias idades e perfis. Para a nossa empresa, faz sentido estar ao mesmo tempo no Linkedin e no Instagram, por exemplo.

Após descobrir quais as redes você deve usar e as características próprias de cada uma, vem um novo desafio: gerenciar todas elas.

Isso pode demandar tempo e pessoal – duas coisas que grande parte das empresas que ainda não estão nas redes sociais não têm. Falta de equipe suficiente é o motivo da ausência de 27,2% delas, e a falta de tempo para gerenciá-las vem logo atrás, com 23,5%.

motivos pelos quais empresas não estão presente nas redes sociais

Mas as ferramentas para redes sociais podem te ajudar mesmo que você não disponha de muito tempo ou de um time grande.

Agendar postagens em todas as suas redes vira questão de poucos cliques.

É o primeiro passo para vencer um dos maiores desafios das redes: manter a frequência de publicações.

Lembre-se: as redes sociais não são como uma revista institucional da empresa, que os seus clientes recebem com intervalos de semanas ou meses. Na internet, você precisa ser rápido e aparecer constantemente para ser lembrado.

Faz seu conteúdo ganhar o mundo

A visibilidade online é o principal motivo por que as empresas acreditam que as redes sociais devem ser utilizadas. Elas estão cobertas de razão.

Não basta produzir o melhor conteúdo – ele precisa ser visto. E, de preferência, curtido e compartilhado também.

Muitos visitantes chegam ao seu blog a partir de buscas por conteúdo no Google (por isso insistimos: SEO é imprescindível!).

Mas você não pode confiar apenas na busca. Quanto mais caminhos disponibilizar para que seu cliente chegue a você, melhor.

As ferramentas para redes sociais podem ajudar de várias formas nesse sentido.

Eu já disse que o agendamento das postagens potencializa a constância de publicação (seu público vai saber quando esperar por conteúdo novo), você descobre o que dá mais certo na sua rede (e melhora cada vez mais) e fica por dentro do que está sendo produzido de melhor sobre o seu mercado (para se tornar, você mesmo, uma referência indispensável).

O mais importante: a automação de alguns processos não é inimiga do seu time de marketing! Manter algumas tarefas sob controle de ferramentas libera as pessoas para fazerem aquilo em que são experts, o que gera mais gera visibilidade: conteúdo relevante e criativo!

Agora, descubra quais ferramentas são essas

11,1% das empresas que não estão nas redes afirmam estar ausentes porque não têm conhecimento o bastante para gerenciar os perfis.

Com a quantidade de informação disponível a um clique de distância, isso não pode mais ser uma desculpa.

Na Social Media Trends 2017, perguntamos quais são as ferramentas que as empresas mais estão usando nas redes sociais.

Você não precisa ser mestre em todas elas, mas saber as funcionalidades gerais de cada uma é importante para decidir quais usar e como combiná-las.

O bom uso dessas ferramentas é capaz de facilitar todos os principais desafios das redes sociais.

desafios nas redes sociais

Agora, conheça as ferramentas mais utilizadas pelos nossos entrevistados. Não deixe de checar os links indicados para se aprofundar nas que achar mais interessantes para o seu negócio! (Uma dica: comece pelo nosso glossário de redes sociais).

Veja o que apareceu na lista da nossa pesquisa:

Google Analytics (a principal escolhida por 74,6% das empresas)

Já explicamos como o Google Analytics pode ajudar na sua estratégia de marketing em outro post.

Chamado de Analytics pelos íntimos, o nome dessa ferramenta já diz muito sobre o que ela faz: relatórios detalhados com análise do tráfego do seu blog e das suas redes sociais.

Com ela, é possível descobrir quais redes e posts atraem mais visitantes para o blog da empresa (em que você vai ter a chance de convertê-los em leads), o que eles mais estão compartilhando e até calcular o ROI de mídia social (explicamos a importância disso em um infográfico do nosso blog Marketing de Conteúdo).

Hootsuite (30,6%)

Redes sociais não estão no plural à toa.

É provável (e, em muitos casos, recomendável) que você esteja em mais de uma simultaneamente. Afinal, possivelmente o seu público também está.

O Hootsuite é uma ajuda para você gerenciar todas as suas redes ao mesmo tempo.

Dá para comandar as contas no Facebook, Instagram, Twitter e várias outras – agendar posts e mensagens, conferir a origem do tráfego nas redes, promover sorteios para aumentar o engajamento e mais.

Tweetdeck (7,3%)

O Tweetdeck é tão funcional que, em 2011, o próprio Twitter comprou a ferramenta.

Com ela, você consegue gerenciar as funcionalidades da rede dos 140 caracteres: organizar mais de uma conta ao mesmo tempo, agendar seus tweets e criar filtros de conteúdo. Dá para acompanhar os maiores trends e as menções à sua marca em tempo real.

Buffer (6,5%)

Esse aqui já apareceu na nossa lista de 14 melhores aplicativos para profissionais de marketing (spoiler: o Tinder também está lá).

Como o Hootsuite, o Buffer possibilita comandar várias redes sociais em uma só plataforma. Ele também permite acompanhar métricas básicas da repercussão dos posts, como curtidas e compartilhamentos.

Buzzsumo (4,3%)

Ah, o buzz. Pode parecer tão abstrato, mas é muito importante para o marketing.

Por sorte, existe uma ferramenta que mede buzz. O Buzzsumo rastreia os assuntos e palavras-chave relacionadas ao tema do seu negócio que prometem bombar nas redes sociais.

Mention (2,8%)

Conhecer o seu mercado é imprescindível. O Mention fica de olho no conteúdo que está sendo produzido sobre o mercado da sua empresa.

Ele monitora a internet e te conta o que tem sido publicado – inclusive pelos seus concorrentes – e os endereços em que o seu negócio é mencionado.

Quintly (1,5%)

Mais uma ferramenta de análise. No plano gratuito, ela permite que você avalie dados de até três perfis – mas o número aumenta nos planos pagos.

Já testamos o Quintly aqui na Rock e o resultado foi bem satisfatório.

Outras (20,3%)

Existem várias outras ferramentas que você pode aplicar às suas redes. Grande parte delas está reunida no nosso Top 47 ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais.

Claro, usar ferramentas para redes sociais é apenas uma das escolhas que levam ao sucesso! Se você quer ficar por dentro das maiores tendências do marketing digital, confira nossas outras pesquisas!

  • Leila Macedo

    Muito bacana o post. Para relatórios de redes sociais e campanhas tenho usado ultimamente o DashGoo e tenho gostado muito. É uma excelente ferramenta de relatórios unificados para AdWords, Analytics, Facebook, Facebook Ads e muito mais.

    Curti bastante a possibilidade de personalizar tudo e ainda de poder agendar e automatizar a recorrência do envio dos relatórios sem que eu precise preocupar com eles mais todos os meses.
    Recomendo: https://dashgoo.com