Desenvolva sua equipe

8 hacks para desenvolver talentos e inovar seu time de marketing

hacks para time de marketing

Quando chegamos no momento em que nosso time de marketing está crescendo, tem dificuldade com algumas métricas e não consegue sair do lugar é hora de se preocupar com a inovação dos processos, repensar estratégias e desenvolver novas habilidades.

Muitas empresas começam seus projetos para se inovar a partir da análise do marketing. Isso acontece, pois esse time tem mais contato com o que está acontecendo lá fora e tem uma visão mais macro do mercado.

Essa é uma cultura que valorizo muito dentro do meu time e espero que isso não parta só de mim, mas sim de toda a minha equipe. Aqui na Rock Content zelamos pela autonomia da equipe e esse é um comportamento muito valioso para a empresa.

Por isso, como diretor de marketing da Rock Content, sempre incentivo a equipe a ir além. Pensar individualmente no futuro de cada um e onde é que as pessoas gostaria de estar.

Isso nos ajuda a ter as pessoas certas, nas funções certas e, mais importante, sendo felizes em sua rotina. Afinal, não é todo mundo que tem as mesma habilidades e é isso que torna o meu time tão qualificado e diverso.

Nesse artigo eu vou falar 8 hacks para você inovar o seu time de marketing com novos processos importantes, mantendo a engrenagem ativa e desenvolvendo talentos. Confira!

1. Incentivar por exemplo

Antes de tudo é preciso ter uma coisa muito importante em mente: um líder precisa desempenhar mais que um papel de cobrança. Ele precisa ser um exemplo para a sua equipe.

Portanto, se você deseja que seu time se desenvolva, cresça e se mantenha atualizado, é necessário que você busque se desenvolver também.

Se você, como líder, não fizer isso, acabará perdendo autoridade e propriedade para falar de certos assuntos. Não é que você precisa ser o maior especialista em tudo, mas é necessário ter um amplo conhecimento. Estude, leia e mostre para todos que você também está em busca de mais conhecimento. Isso vai ser muito positivo para todos.

Sua equipe precisa ter a quem recorrer quando precisar tirar uma dúvida sobre uma estratégia inovadora.

E nesse caso, você precisa saber pelo menos quais são as novas tendências do marketing digital, por exemplo. Ou também ter um conhecimento mínimo para questionar uma decisão ou novidade.

2. Construa equipes que podem se adaptar

Como são muitas coisas para fazer, às vezes não conseguimos desenvolver todas as habilidades e com equipes reduzidas temos que pensar em ter pessoas dispostas em fazer um pouco de tudo. Por isso, monte uma equipe que consiga se adaptar às mais diversas situações.

Esse conselho pode variar um pouco se você estiver com uma estratégia de marketing nos estágios mais inciais ou mais avançada. Possivelmente se você estiver começando, o time será pequeno e todo mundo terá muitas funções. Agora se você já possui uma estratégia mais madura, certamente sua estrutura será diferente e níveis de conhecimento/especialidade.

De toda forma, o importante é conseguir contratar pessoas que possuam um perfil que gosta de desafios. Em marketing as coisas mudam o tempo todo e ter uma equipe com a cabeça muito fechada pode não ser a melhor das ideias.

3. Entender seu melhor canal de aquisição

Com um time consolidado o foco muda um pouco.

Portanto, não adianta desenvolver o seu time de marketing se você não sabe para qual caminho está indo.

Com isso, crie uma cultura de documentar suas estratégias para entender qual o seu melhor canal de aquisição.

Dessa forma, você saberá aonde vai precisar investir esforços e cuidados, até mesmo na contratação de especialistas para investigar melhor esse canal.

4. Aprender com os erros e acerto dos outros

É preciso ser humilde para identificar e aprender com os seus erros e os de outras pessoas.

Então, não deixe de ter contato com líderes de outras empresas para compartilhar o que estão fazendo e saber onde estão errando.

Ter essa troca de conhecimentos e ajuda mútua será positiva para ambas as empresas. E assim será possível construir um mercado que crescerá de forma saudável e com menos chances de falhas.

Também recomendo que você faça o mesmo pela sua equipe. Incentive-os a criar laços com pares em outras empresas para que eles também possam se desenvolver e evoluir com experiências diversas.

5. Desenvolver pessoas e equipe

Muito mais do que apenas entregar resultados, os gestores precisam criar um ambiente que seja desafiador e agradável para a equipe. Ambos pontos que podem ser criados ao oferecer os desafios certos para as pessoas interessadas.

Além de incentivar a equipe a estudar e se tornar cada vez melhor, ajude-os a encontrar novas oportunidades dentro da sua própira equipe, caso elas apareçam.

Aqui na Rock Content eu tenho vários exemplos de sucesso de pessoas que se interessaram em novas posições que foram criadas à partir de desafios que estávamos enfrentando. Se você realmente conhecer sua equipe ficará fácil de identificar não apenas as oportunidades de crescimento, mas também as pessoas que podems e interessar por aquilo. Caso você não saiba, aproveite reuniões gerais para falar desssa vaga/desafio.

Para isso funcionar, faça reuniões individuais com cada um da equipe conhecê-los melhor e descobrir suas ambições.

6. Criar um time de aprendizes

Uma das coisas mais importantes que considero em uma contratação é procurar criar um time com pessoas que tem uma vontade contínua de aprender e não esperam que você cobre isso para procurarem conhecimento.

Portanto, tenha em sua equipe pessoas que possual um desejo genuíno de aprender e crescer.

Afinal, você pode cobrar, oferecer ajuda e qualquer outra estratégia, mas o desejo de aprender vem de cada um. Então nada mais certo do que ter um time de eternos aprendizes.

7. Incentivar compartilhamento de conhecimentos

Além de incentivar o aprendizado de cada integrante, faça com que ele possa compartilhar o seu conhecimento dentro do próprio time de marketing e fora também.

Aqui na Rock Content temos inúmeras ferramentas que influenciam o ato de aprender e ensinar.

O uso dessas ferramentas são um dos pontos fundamentais da nossa cultura e são muito utilizados por toda a empresa.

Além disso, procuro influenciar os membros do meu time para que eles possam dar palestras e se mostrarem autoridade no mercado.

8. Oferecer oportunidade para desenvolver

Como foi abordado anteriormente, é essencial oferecer alternativas de desenvolvimento de acordo com a facilidade de absorver novas skills dentro do seu próprio time.

Para isso, você pode buscar inúmeras formas de aprendizado, como comprar ingressos de eventos, adquirir livros e até mesmo cursos com certificados.

A Universidade Rock Content é a ferramenta ideal para desenvolver o conhecimento da sua equipe.

O curso de Marketing Digital completo conta com 7 módulos premium e 4 gratuitos para que seu time decole nos conhecimentos avançados de marketing digital. São eles:

  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO;
  • Gestão de Mídias Sociais;
  • Inside Sales;
  • Customer Success;
  • Email Marketing;
  • Blogs Corporativos;
  • Produção de Conteúdo;
  • Branding & Buzz;
  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter para ler mais conteúdos como esse!

Publicações relacionadas
ArtigosDesenvolva sua equipe

Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019

Desenvolva sua equipe

Vale do Silício: empresas que podem te trazer insights valiosos

Desenvolva sua equipe

Marketing de Conteúdo para Educação em uma estratégia concreta

Desenvolva sua equipe

Customer Success e onboarding: o segredo de uma aliança perfeita