transformação digital na saúde

Inovação digital na saúde: conheça as tendências mais aplicadas

Você sabe quais são os impactos da inovação digital na saúde?

É inegável que a “era tecnológica” atingiu a todos: afinal, há novidades nos mercados diariamente. Portanto, não é correto dizer que ocorreram mudanças apenas para a área de TI.

Todos os setores, inclusive o da saúde, são direta ou indiretamente atingidos (e beneficiados). E por falar nisso, as novas ferramentas para esse setor vêm se disseminando de maneira relativamente rápida.

Assim, investir em uma boa estrutura digital é o fator primordial para que uma clínica médica tenha condições de oferecer um atendimento de qualidade. As ferramentas disponíveis vão desde a comunicação médico e paciente até a realização e análise de exames clínicos.

Dessa forma, o tempo dos colaboradores é otimizado e a qualidade do tratamento é garantida, aumentando os níveis de satisfação do paciente.

Se você deseja acompanhar essas inovações em sua clínica, continue lendo esse artigo. Listamos alguns dos pontos onde a tecnologia tem se tornado fundamental no setor da saúde.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Visão sistêmica do negócio

O tempo em que tudo era feito no papel ficou para trás. Atualmente, existem ferramentas digitais que permitem gerir totalmente uma clínica ou hospital, utilizando apenas um computador conectado à internet — há informações que podem ser acessadas até mesmo por um dispositivo móvel, bastando isso inserir uma senha de usuário previamente estabelecida.

Dessa forma, é possível integrar dados, seja do histórico dos pacientes, da gestão financeira ou de outros aspectos do departamento. Isso permite uma visão mais ampla do negócio e melhor análise dos resultados, o que promove a tomada de decisões baseadas em dados concretos. Nem precisamos dizer que as chances dessas decisões serem acertadas é bem maior.

Proximidade na relação entre médico e paciente

Com a facilidade da comunicação via internet, a relação entre médicos e pacientes tende a ser mais próxima.

Hoje em dia, existem programas de mensagens instantâneas, como o Whatsapp, que permitem ao paciente tirar dúvidas e trocar informações com a clínica, ainda que não seja o dia da sua consulta. Dessa forma, ele se sente mais acolhido e assistido.

Nesse contexto, toda clínica deveria estar presente no ambiente digital, mantendo site, blog e perfis nas redes sociais. Além disso, a presença virtual representa uma grande estratégia de marketing — promovendo maior alcance junto ao público-alvo — e permite interagir com pacientes e pessoas que demonstram interesse. Vale lembrar que, para isso, é necessário manter as páginas atualizadas e não demorar demais para responder as mensagens recebidas.

Inteligência artificial no diagnóstico e tratamento

Exames de imagem são os mais impactados pela disseminação do uso da inteligência artificial na saúde. Isso porque ela permite o armazenamento de grande quantidade de imagens e informações importantes na hora de fechar um diagnóstico.

Com a disponibilidade desses dados, é possível estabelecer padrões mais precisos do que pode ser considerado dentro da curva da normalidade no resultado de um exame.

Muitas vezes, haverá dados que apenas sugerem a presença de alguma anormalidade. Tal situação deve servir como um alerta para o médico, que solicitará uma análise mais profunda do paciente, em busca de um diagnóstico preciso.

É por essa razão que os médicos não devem considerar a inteligência artificial como um concorrente, que substituirá a presença humana no futuro. Trata-se de uma ferramenta de apoio que proporciona melhores resultados em seu trabalho.

Telemedicina

A telemedicina pode ser considerada um conceito de consulta à distância. A partir dela, laudos de exames podem ser emitidos, sem que seja necessária a presença física do médico no mesmo ambiente que o exame é realizado.

Isso reduz os custos da clínica, uma vez que se o responsável pelo setor não tiver a necessidade de laudar exames por si próprio, ele poderá dedicar-se às outras atividades.

Também não é necessário manter um profissional contratado apenas para essa função. A telemedicina permite a terceirização desse serviço. Há empresas especializadas em emissão de laudos de exames de imagem, que contam com profissionais qualificados. Isso significa que os resultados serão entregues em prazos menores e com garantia de qualidade.

Prontuário eletrônico

O prontuário de papel vem, pouco a pouco, cedendo espaço ao prontuário eletrônico. A vantagem é que o histórico do paciente fica todo registrado em um só local, que pode ser consultado tanto pelo médico quanto pelo time de atendimento.

Isso permite uma abordagem personalizada, já que o paciente se torna “conhecido” com poucos cliques.

Nos sistemas modernos para gestão de estabelecimentos de saúde, esses dados são integrados às outras informações, o que permite a otimização do tempo de trabalho, já que tudo pode ser consultados de maneira rápida e precisa.

A produtividade também tende a aumentar com a implantação dessa ferramenta, já que os procedimentos que dependem da consulta de dados se tornam mais rápidos.

Nanotecnologia

Trata-se de uma tecnologia que permite a criação de nanorobôs, com medidas entre 1 a 100 nanômetros. Por serem tão pequenos, quando aplicados na medicina, permitem o monitoramento e controle do sistema biológico humano, o tratamento e a prevenção de doenças e a implantação de máquinas capazes de auxiliar na solução de problemas médicos.

Para você ter uma ideia do tamanho dos processadores criados, eles não podem ser visualizados a olho nu, conseguem ser menores que um glóbulo vermelho, por exemplo. Isso facilita a sua implantação direta na corrente sanguínea do paciente ou mesmo a ingestão através de cápsulas.

Dessa forma, é possível realizar testes sanguíneos, regenerar tecidos, desobstruir artérias e veias e combater vírus e bactérias, que causam doenças. Hoje em dia, a nanotecnologia na saúde é aplicada na administração de alguns medicamentos específicos e podem ser aplicados até mesmo no tratamento do câncer.

Percebeu como a inovação digital na saúde vai além das atividades básicas desempenhadas no computador no dia a dia de um consultório? A tendência é que a tecnologia se torne a cada dia mais presente em ambientes de clínicas e hospitais. As vantagens envolvem desde a facilidade no trabalho dos médicos até a recuperação mais rápida e completa dos pacientes.

Se este post foi útil para você, não deixe de assinar a nossa newsletter para ter acesso a outros similares.

Ebook Transformação Digital 360