campanha copa

4 Campanhas de marketing na Copa 2018 para se inspirar

  • 11 de junho de 2018
  • Opinião

A Copa do Mundo é um evento aguardado em quase todo os países do planeta Terra. Ela une os povos e tem o poder de conectar culturas.

Há 4 anos atrás recebemos a Copa aqui no Brasil e as marcas aproveitaram o momento para fazerem seu marketing. As campanhas tiveram muito engajamento com isso.

Neste ano, a edição será na Rússia e algumas empresas estão fazendo campanhas muito interessantes para aproveitar a data comemorativa. Confira e se inspire no que a Rexona, Nike, McDonald's e Itaú estão fazendo.

Rexona não te abandona

Essa campanha divertida é o retrato do brasileiro. Depois de 4 anos sem colocar a camisa do Brasil, ao som da famosa música “Evidências” da dupla Chitãozinho e Xororó, os personagens se vestem com o símbolo do futebol brasileiro.

Porém, antes disso eles passam um desodorante Rexona da coleção “Torcedor Fanático” que os mantém com um bom cheiro apesar do suor.

O mais interessante dessa campanha foi ter retratado o brasileiro torcendo em um bar junto com várias outras pessoas. Um retrato do que realmente irá acontecer, já que a Copa será em outro país e boa parte da população gosta de comemorar e sentir a emoção do futebol.

A Rexona acertou bastante na campanha pela embalagem diferenciada e pela duração de 48 horas prometida pelo produto.

Nike vai na brasileiragem

A campanha da Nike para a Copa mobilizou a internet. Se você ainda não assistiu, te aconselho a fazer isso agora.

Causando uma sensação de paixão pela energia da Copa e futebol no Brasil, a Nike envolve a magia que esse esporte causa em vários locais e pessoas que amam jogar futebol.

Ela mostra o correr da bola em vários lugares como quadras, campos, quarto, garagem, estádio e até videogame.

No fim, ela compara a paixão dos jogadores da seleção com as crianças que sonham em ser jogadores profissionais usando a frase “é para dar a vida parceiro, essa camisa tem história” falada pelo menino Kauã, xerife da base do Vasco, que teve um vídeo viralizado ao estimular sua equipe em um jogo.

O marketing está na propaganda inteira. Todas as pessoas que aparecem durante a filmagem estão com um acessório da marca.

Isso mostra o quanto ela acompanha quem ama futebol em todos os momentos e lugares, até mesmo na Copa.

McDonald’s e os sanduíches campeões

O McDonald’s acertou em sua campanha para a Copa do Mundo neste ano.

Em uma propaganda mostrando dentro da fábrica da empresa, podemos ver cozinheiros de várias nacionalidades que apresentam o sanduíche com os ingredientes típicos da sua cultura.

campanha mcdonalds

Em cada dia da semana o consumidor pode comprar um dos sanduíches e experimentar as receitas de cada país. Porém, o McBrasil está disponível em todos os dias.

O McDonald’s também fez um vídeo para a Copa fazendo uma paródia da música “Prepara” da cantora Anitta. A propaganda mostra várias cenas misturando a paixão do brasileiro com o consumo do produto.

Além disso, o McDonald’s usou como garoto propaganda da sua campanha o Neymar, a personalidade mais influente e protagonista da seleção brasileira.

Itaú muda o jogo

O Itaú é uma das empresas que está mais investindo no seu marketing durante essa edição da Copa 2018. Ela é patrocinadora oficial de todas as seleções brasileiras de futebol.

Além do lançamento do hit “Mostra tua força Brasil” — que conta com uma letra contagiante, vários cantores de ritmos diferentes e cenas de um povo unido em prol de uma ação — o Itaú lançou mais duas séries de vídeos em formato de storytelling.

O primeiro é “Preleção” que trata da preleção do Tite para todos os brasileiros. Nessa série de vídeo podemos ver o conceito de uma só voz, com falas do técnico da seleção, interpretadas e ditas por diferentes brasileiros.

A outra parte da campanha é o “Inspirar”. Essa série de vídeos conta o sonho de um garoto da periferia e mostra ele sendo realizado ao virar jogador da seleção brasileira. Tudo isso acontece, pois no começo do vídeo ele ganha uma camisa do Brasil do seu ídolo, fator que o inspira a lutar pelas suas conquistas.

Gostou das campanhas da Copa? Está ansioso para começar os jogos? Compartilhe conosco outras campanhas que despertaram em você o sentimento de paixão pelo país.