Artigos

Grandes empresas geram oportunidades com conteúdo relevante

grandes empresas e marketing de conteúdo

Não tem jeito, a única forma de inovar e estabelecer um relacionamento com os clientes no mundo digital é por meio de conteúdo relevante.

A evolução da tecnologia nivelou as condições para pequenos negócios competirem em pé de igualdade com as grandes empresas pela atenção dos consumidores.

Em outras palavras, ter um orçamento maior já não é mais garantia de vitória. Felizmente, a edição 2018 da Content Trends mostrou que as grandes empresas brasileiras entendem esse novo cenário.

A partir disso, o investimento em marketing de conteúdo é cada vez maior e os formatos se diversificam.

Veja agora alguns dos insights mais valiosos que esse relatório traz e como usar os dados do mercado nacional para validar — e ajustar — a sua estratégia.

O marketing de conteúdo nas grandes empresas brasileiras

O caminho tradicional para grandes empresas sempre foi investir em iniciativas que causam impacto imediato, como uso de links patrocinados e campanhas publicitárias.

O marketing de conteúdo leva mais tempo para dar resultados, pois envolve a construção de um relacionamento com o público (e com o Google) que exige paciência.

Mas isso não tem sido um problema. O primeiro ponto que chama atenção na Content Trends é a parcela de empresas que usa o marketing de conteúdo como parte da estratégia digital: nada menos que 68,5%.

Das que ainda não o usam, alguns dos principais motivos apontados foram a falta de equipe disponível (26,1%) e falta de orçamento (15,2%). Apesar disso, 30,4% dessas empresas pretendem adotar o marketing de conteúdo no futuro.

O efeito do marketing de conteúdo para grandes empresas

Dá para perceber que o marketing de conteúdo vem trazendo bons resultados para quem o aplica, já que o número de empresas que investem na produção de material relevante só aumenta.

Mas que tipo de resultados essas empresas estão conseguindo, e por que isso deveria ser suficiente para que você também faça isso (caso ainda não esteja entre os 68,5%)?

Conhecimento maior sobre os resultados obtidos

Por incrível que pareça, ainda há muitas grandes empresas que investem em táticas de marketing sem se preocupar em acompanhar que tipo de retorno trazem.

Por exemplo, 41% das empresas que fazem marketing de conteúdo sabem quantas visitas recebem em seus sites, contra apenas 26,1% das que não fazem.

Ainda é um número baixo mesmo entre quem faz marketing de conteúdo — o que indica certa falta de maturidade na maioria das estratégias — , mas é uma melhora significativa em comparação com as demais empresas.

O mesmo acontece quando o assunto é saber a quantidade de leads gerados: 26% das que produzem conteúdo conhecem essa métrica, contra apenas 8,7% das que não o fazem.

Geração de tráfego e leads

A diferença entre quem usa marketing de conteúdo é muito grande para quem não usa no que diz respeito a gerar visitas e leads.

Em média, são 2,7x mais visitas e 3,5x mais leads gerados por quem estabelece um relacionamento a partir do conteúdo.

Sem dúvida, são resultados impressionantes. Afinal, não é qualquer tática de marketing que pode quase triplicar o tráfego de um website e gerar 350% de aumento na geração de oportunidades de venda de forma orgânica.

Conheça as principais ações adotadas pelas grandes empresas

Para quem não conhece o marketing de conteúdo, pode parecer que ele se resume a criar um blog e atualizá-lo com artigos regularmente.

Mas a estratégia vai muito além disso, e as grandes empresas diversificam os seus investimentos na área, como deve ser.

Separamos os principais investimentos em dois grupos: um com a visão geral e outro com base no que as empresas consideram como melhor para cada etapa do funil.

Veja quais são os principais ações adotadas pelas grandes empresas:

Visão geral

Entre todas as ações, os posts em redes sociais são a ação mais comum, com adoção por parte de 90% das empresas.

Depois disso vem os vídeos (apontados como o formato de marketing do futuro), com 68% e envio de newsletter, com 60%.

Os posts de blog, que costumam ser associados diretamente ao marketing de conteúdo, ocupam só a sexta posição entre as principais táticas.

Por etapa do funil

Quando as ações são separadas pela etapa do funil, dá para perceber dois padrões interessantes: o primeiro é o uso de vídeos por todo o funil. O segundo é a integração entre online e offline.

Apesar de usar táticas digitais, as grandes empresas não deixaram as reuniões presenciais e eventos de lado. Veja os resultados para cada etapa do funil:

  • topo: para o primeiro contato com o público, os formatos favoritos de conteúdo são posts em redes sociais (69%), seguido por posts em blog (48,3%) e vídeos (39,7%);
  • meio: as ações de meio de funil os formatos mais usados são webinars (43,1%), seguido por eventos presenciais e vídeos (ambos com 34,5%);
  • fundo: para o fundo do funil a tática favorita das grandes empresas ainda são as reuniões presenciais (50%), e logo depois vem os estudos de caso e webinars (36,2%).

O que as grandes empresas esperam do marketing de conteúdo (e como investem nisso)

marketing digital pode ser usado para cumprir diversos objetivos. Uma das partes do relatório foi dedicada a investigar quais são as principais metas das grandes empresas para implementar o marketing de conteúdo.

A principal preocupação tem a ver com o que falamos na introdução do artigo, gerar engajamento no público. 72% das empresas respondentes consideram isso como objetivo principal.

Em segundo lugar, 52% das empresas destacam o Brand Awareness e logo atrás vem a geração de leads, com 58%.

Isso mostra que a prioridade das grandes organizações com o marketing de conteúdo não está na aquisição de clientes, mas sim no fortalecimento da marca de uma forma profunda.

A maior parte das grandes empresas no Brasil se mostra entusiasmada com o marketing de conteúdo. E não é para menos, com resultados tangíveis tão positivos. A tendência é que os investimentos aumentem conforme as estratégias amadurecem e o público fica mais engajado com as ações propostas.

Quer saber ainda mais sobre os resultados do marketing de conteúdo para grandes empresas? Então baixe agora o relatório Content Trends e desvende todos os detalhes!

Publicações relacionadas
Artigos

Computação Quântica: conheça a tecnologia que revolucionará o futuro

Artigos

Conheça a estratégia do atacadista Assaí para atrair micro e pequenos empreendedores

Artigos

Google se torna marketplace com compras também pelo Youtube

Artigos

Cartões de varejistas: como potencializar os resultados dessa estratégia