Artigos

Marketing de conteúdo para empresas de tecnologia: o caminho para mais oportunidades de negócios

Marketing de conteúdo no mercado de tecnologia

A cada ano, nascem mais e mais empresas de tecnologia, inovação, software, usabilidade, entre outras palavras da vez. E por que muitas delas acabam morrendo mesmo possuindo bons produtos?

Há alguns anos, algumas empresas tiveram a coragem de inovar em uma época onde a tecnologia era para poucos. Hoje, essas mesmas empresas estão entre as 10 mais valiosas do mundo e, entre as dez, 7 são de tecnologia.

Com o mercado saturado e em constante evolução, essas companhias sentiram a necessidade de mudanças maiores, e o marketing ganhou mais responsabilidade estratégica.

Um grande desafio dessas empresas é transformar seus produtos e serviços complexos em acessíveis e simples de entender, para passar a mensagem com clareza para sua persona.

A seguir, vamos entender qual o cenário atual das empresas de tecnologia e como o Marketing de Conteúdo pode ser uma poderosa ferramenta para o crescimento exponencial.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O cenário do marketing atual das empresas de tecnologia

Benchmark de marketing digital e vendas para empresas de tecnologia, a Martech 2018 revelou que muitas empresas desse ramo não enxergam as áreas de marketing como peça fundamental. Afinal, 11,8% das companhias não contam com profissionais integralmente dedicados a tocar essas ações.

Outro dado preocupante dessas empresas indica que 47,7% não exigem nenhum tipo de qualificação em Marketing Digital desses profissionais.

Para um time de marketing de alta performance, profissionais bem preparados são extremamente importantes.

O estudo também revelou as estratégias de geração de oportunidades. As redes sociais ainda são ainda o principal alvo nesse mercado e o email marketing é um dos principais canais.

A maioria das empresas de tecnologia perceberam a importância do Marketing de Conteúdo, e a adoção dessa estratégia vem aumentando.

Os resultados da adesão ao Marketing de Conteúdo são claros: empresas que o adotam geram quase 1,6x mais visitas no site.

Para ter acesso ao relatório completo, clique aqui.

O cenário da economia digital

Empresas de tecnologia estão cada vez mais comuns no mercado. Um recente estudo da Accenture aponta que, em 2016, a economia digital era responsável por 22% do PIB Brasileiro. A expectativa do mesmo estudo é que esse valor atinja 25,1% em 2021, podendo ser acrescido de 5,7% (equivalente a US$ 115 bilhões), se adotada uma estratégia digital otimizada. Impressionante não?

Mesmo com a economia instável, uma pesquisa realizada pelo Sebrae informa que há evolução do mercado de Software e Serviços de TI desde 2004.

Esse cenário deixou o Brasil na 9ª posição do ranking mundial em 2017.

E o futuro é promissor. Com a melhora da situação econômica do país, surge uma oportunidade para empresas de software, já que o aumento do consumo incentiva o investimento em novas tecnologias.

As oportunidades para empresas de tecnologia

Muitas empresas já entenderam a importância do Marketing de Conteúdo para uma estratégia de crescimento.

O blog corporativo é parte essencial para gerar bons resultados. Além disso, as empresas têm a chance de se destacar mostrando conhecimento e virando referência em seu segmento.

Ainda segundo a pesquisa Martech 2018, quem publica em um blog gera, em média, 2,3x mais visitas em relação àqueles que não publicam.

Com uma estratégia de conteúdo, consequentemente, aumentam as chances de rankeamento nos motores de busca. Assim, é alcançada uma audiência orgânica, diminuindo o custo em mídias pagas e aumentando o ROI.

As redes sociais são excelente canais para gerar oportunidades. Negócios que publicam em mídias sociais conseguem 2,2x mais visitas daqueles que não publicam.

O conteúdo para geração de leads é extremamente importante. De acordo com as respostas, os negócios que divulgam ofertas de eBooks geram 2,1x mais Leads em relação àqueles que não investem nesta ação.

Essa discrepância é ainda maior em relação aos webinars. As empresas que divulgam geram 3x mais Leads do que aquelas que não transmitem webinars.

Desafio das empresas de tecnologia

Um desafio das empresas de tecnologia é o nível de maturidade em relação à estratégia de Marketing de Conteúdo. Segundo a Content Trends Tecnologia, 63,4% das empresas estão no nível intermediário, o que significa que eles já chegaram a conquistar alguns resultados, mas ainda não sabem bem como integrar a estratégia com toda a organização da empresa.

Produzir conteúdos que gerem engajamento com o público é o maior desafio, apontado por 56,4% das empresas de tecnologia em relação a estratégia em si.

Outro grande obstáculo para as empresas que não adotam o marketing de conteúdo é o budget, fator de objeção indicado por 31% dos respondentes.

Como começar uma estratégia de conteúdo?

Seja Ágil na produção de conteúdo

Sucesso em conteúdo = Velocidade, qualidade e volume

Envolva a equipe de legal e compliance no planejamento, eles irão auxiliar na qualidade do conteúdo a ser desenvolvido;

Você precisa ser rápido em entender os problemas, duvidas e ideias do seu público. Mas também sensível o suficiente para dar o toque humano ao seu conteúdo. Pessoas não vivem apenas de algoritmos, precisam de calor e entendimento humano.

Garanta uma tecnologia que faça seu fluxo de produção de conteúdo seja rápido e fácil de gerir.

Crie uma estratégia sofisticada para educar e inspirar

Temos que nos posicionar como educadores e ajudar o público a se empoderar.

Consumidores confiam mais nas empresas que passam informações úteis, mas também informações que se conectam com seu momento emocional.

Este é o momento de usar pesquisa, conhecimento tácito e toda informação possível para ir direto nos anseios do seu consumidor.

Nunca pare de aprender sobre os seus clientes

Conteúdo não é sobre produto, marca ou empresa. Conteúdo é sobre as pessoas e como elas devem consumir.

Uma empreendedora não contrata os serviços de um cartão de crédito para simplesmente aumentar as vendas, contrata porque quer que o cliente sinta-se confortável no momento do pagamento.

Se nos conectarmos neste nível com os consumidores temos tudo para ser a prioridade dele no momento de consumo.

Conteúdo é sobre criar um ecossistema humano na internet, onde você como solucionador de problemas, dúvidas e ideias atende as necessidades das pessoas sendo uma fonte confiável.

Confie em fornecedores com autoridade para escalar sua estratégia

O caminho será longo, para que uma forte estratégia de conteúdo aconteça será necessário criar um exército de escritores freelancers, jornalistas, designers, parceiros de distribuição que possuem experiência para dar vida a visão da sua empresa.
Todo este processo está alinhado em etapas, desde o cumprimento do planejamento, criação e distribuição até a educação e inspiração.

Grandes empresas de conteúdo terão experiência em cada uma dessas áreas e estará bem posicionado para ajudar sua estratégia a crescer com volume, qualidade e velocidade necessárias.

Mensure o ROI

Toda essa atividade precisa culminar em um retorno para empresa. Receita e crescimento sempre serão os KPI’s principais, mas precisamos passar por um longo caminho para chegar aqui.

Abaixo seguem algumas das principais métricas que devem ser mensuradas para que consiga unir todo seu funil:

  • Alcance: Palavras chaves indexadas, menções ao nome nas redes sociais, compartilhamento, posições orgânicas;
  • Engajamento: Visitantes únicos, exibições de páginas, duração média da visita, retorno de visitas, taxa de rejeição;
  • Leads e Conversões: principais canais de aquisição, taxa de conversão, taxa de leads qualificadas;
  • Receita: receita atribuída ao marketing de conteúdo, porcentagem do conteúdo em relação aos outros esforços de marketing, porcentagem da receita de conteúdo frente a receita total;
  • Lifetime Value: o conteúdo é capaz de descobrir novas soluções que os seus clientes atuais estão procurando.

Empresas de tecnologia que já adotam estratégias de Marketing de Conteúdo têm alcançado bons resultados. Após a implantação do Inbound Marketing na maior empresa de TI da América Latina, a Sonda aumentou seu ROI em 352%.

Depois do sucesso da estratégia na Sonda, Felipe Navarro indicou o Inbound como o caminho para o reposicionamento de marca da Softline no mercado brasileiro.

Quer uma avaliação de como a sua empresa, de forma personalizada, pode conquistar resultados exponenciais? Converse com um de nossos consultores.

Conheça-os-clientes-da-Rock-ContentPowered by Rock Convert

Publicações relacionadas
Artigos

Crescimento de podcasts no Brasil impulsiona marcas a investirem no formato

Artigos

A revolução da indústria de manufatura com IA, IoT e novas tecnologias

Artigos

Conheça o Rock Stage, a melhor solução em WordPress

Artigos

Por que a automação tem percepção positiva, mas ainda está aquém de seu potencial máximo