Artigos

Times de marketing devem ajudar os times de vendas a entender ainda mais o mundo digital

Marketing e vendas juntos para dominar o digital

A tecnologia já impactou e tende a continuar impactando os processos de vendas. Com tantas opções e informações disponíveis, os consumidores se tornam mais exigentes, o que requer uma mudança no mindset da equipe de vendedores. Esses, por sua vez, precisam adotar técnicas diferenciadas para abordar e fidelizar o público consumidor.

Nesse contexto, a união entre os times de marketing e vendas é essencial para orientar os vendedores sobre as necessidades do cliente do mundo digital. O alinhamento entre os conhecimentos e objetivos desses profissionais melhora a experiência do consumidor na jornada de compra.

Para isso, é necessário constantemente colocar os vendedores a par das técnicas e estratégias adotadas pelo setor de marketing digital.

O mundo digital sempre traz novos desafios

A transformação digital mudou a forma como o ser humano age em praticamente todos os aspectos de sua vida, inclusive na hora de fazer compras. Na atualidade, o consumidor tem uma ampla gama de informações à sua disposição e pode mudar de opinião e de preferência quanto às marcas em poucos cliques.

Para as empresas, essa mudança trouxe o grande desafio de fechar negócios diante desse novo comportamento dos clientes. Além disso, o universo digital sempre traz novidades, como ferramentas e modalidades de vendas. Ignorar essas questões pode custar a sobrevivência da organização no mercado.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

De acordo como uma pesquisa da Microsoft de 2017, 96% dos clientes consideram o atendimento ao cliente um ponto decisivo para se manterem fiel à uma determinada marca. Nesse sentido, uma das necessidades das empresas é oferecer um atendimento humanizado, mesmo que a venda se dê por meio de plataformas virtuais.

Se por um lado o avanço da tecnologia tem desafiado as empresas, por outro também trouxe potenciais soluções. A junção do trabalho entre os times de marketing e vendas é uma delas. Ambos são responsáveis pela conversão e pela conquista de novos clientes.

Quando o marketing divide conhecimentos sobre como os leads foram atraídos, mais facilidade os vendedores têm para vender e manter a satisfação dos consumidores.

Demora em adoção de estratégias digitais atrapalha desenvolvimento de times

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 97% dos internautas buscam informações online antes de realizarem uma compra.

Levando isso em consideração, deixar de investir em estratégias digitais pode comprometer significativamente o desenvolvimento tanto da equipe de marketing quanto da equipe de vendas. O resultado disso é a estagnação das vendas e, consequentemente, a impossibilidade de alcance de metas em termos de lucratividade.

Um dos principais problemas da ausência de métodos digitais diz respeito aos leads. O vendedor tem mais dificuldades para fechar uma vendas quando não existem estratégias voltadas para a atração de consumidores alinhados à persona e com reais intenção de compra.

Muitas vezes, as empresas utilizam métodos pouco eficientes, como a compra de listas frias de e-mails e telemarketing. Esses canais podem até gerar vendas, o entanto, o vendedor terá que despender um grande esforço, além de receber muitos “nãos” antes de conseguir encontrar o cliente certo.

Leads desqualificados tiram o foco do vendedor para os verdadeiros potenciais clientes. Nesse cenário, o time de vendas tende a ficar desmotivado por não atingir as suas metas.

Outro equívoco é quando o marketing gera mais leads do que o time de vendas tem capacidade de trabalhar, ocasionando um inchaço no pipeline. As consequências disso incluem desde focar em leads pouco qualificados até ações atrasadas para o grupo de consumidores que deveria ser prioridade para a empresa.

É normal que o cliente faça pesquisas antes de entrar em contato com a empresa, de forma a identificar as soluções ideais para o seu problema naquele momento. O uso de métodos de marketing tradicional acelera o processo de compra, chegando ao lead quando este ainda está “frio”, ou seja, pouco disposto a fazer a compra.

Adotar estratégias digitais, combinando inbound sales e marketing digital, é uma das melhores alternativas para produzir conteúdos relevantes, atrair leads qualificados e permitir que os vendedores façam contato com quem tem mais chances de ser convertido em cliente. 

Essa medida aumenta a produtividade dos vendedores, o número de vendas e a lucratividade da empresa.

Entender bem o marketing digital ajuda o time de vendas a evoluir

Há profissionais de vendas que ainda não assimilaram a importância do marketing digital para o sucesso de suas atividades. Assim sendo, é papel do departamento de marketing mostrar a relevância dessa estratégia para os vendedores.

O esforço conjunto entre marketing e vendas facilita a execução das atividades de ambos os setores e faz com que os dois times trabalhem em prol de um mesmo objetivo, que é elevar os resultados financeiros da organização.

Um estudo da Wheelhouse Advisors, aponta que as empresas que alinham as equipes de vendas e marketing podem aumentar a sua receita em 208%.

Partindo do princípio de que a internet mudou tudo, de que a mídia digital transformou a maneira com que as informações são criadas, divulgadas e consumidas, é necessário que o vendedor entenda que o seu papel também foi alterado.

Agora, a função desse profissional é mais consultiva e menos transacional, logo há uma maior necessidade de entender sobre dados e tecnologia. Aqueles que aprendem sobre marketing digital, compreendendo a aplicação de suas estratégias, têm os seguintes benefícios.

  • entender melhor o comportamento dos potenciais clientes;
  • mapear o processo de vendas e a abordagem para a jornada de compra;
  • compreender as intenções e interesses do seu público;
  • garantir relevância e personalização;
  • otimizar resultados.

Portanto, o conhecimento sobre as ferramentas digitais de marketing torna o time de vendas mais bem preparado e eficiente.

Estabelecer uma parceria entre marketing e vendas é imprescindível para assegurar o bom andamento dos dois times. Assim, a empresa consegue agir de acordo com as demandas atuais, usando as ferramentas digitais como aliadas para vender mais.

Inovar é fundamental para melhorar os resultados do time de marketing de forma contínua. O uso de medidas para montar equipes que podem se adaptar e incentivar o compartilhamento de conhecimentos é determinante para que esse departamento seja bem-sucedido.

Publicações relacionadas
Artigos

Anúncios online durante a pandemia

Artigos

Preparado para inovar seu modelo de negócios? É agora ou nunca

Artigos

A repaginação do mundo globalizado

Artigos

É tarde para pensar sobre gestão de risco?