Opinião

Os 9 melhores especialistas de SEO para conhecer e acompanhar

Melhores especialistas de SEO

Não importa se você quer ser um grande gestor, um excelente profissional de marketing ou mestre Jedi.

Como em toda boa jornada do herói, para alcançar a sua recompensa (objetivo final) todos nós precisamos de bons mentores.

Por mais autodidata que você seja, com certeza você se espelhou em alguém e aprende lições valiosas com essas pessoas para chegar aonde chegou. Ou, se espelha para chegar aonde quer chegar.

Para me tornar responsável pela estratégia de Marketing de Conteúdo e SEO da Rock Content eu tive mentores incríveis, especialmente dentro da empresa.

Além deles, tive alguns outros que aprendi demais e que me ajudaram a ser o profissional que sou hoje e me inspiram se tornar o profissional que quero ser amanhã.

Hoje vou compartilhar com vocês alguns dos caras que foram e são grandes referências para mim. Espero que eu apresente bons profissionais para você aprender muito com eles também ou pelo menos espero que eu inspire você a encontrar bons mentores!

Então vamos lá, confira os 9 profissionais de SEO que mais me ensinaram sobre o tema e que você precisa começar a seguir também.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

brianBrian Dean — Backlinko

Vou começar pelo cara que hoje mais gosto de acompanhar e que me deu vários insights e hacks para otimizar a qualidade dos meus conteúdos.

Os ensinamentos dele me ajudaram bastante com estratégias para alcançar o primeiro lugar para diversas palavras-chave importantes.

Brian Dean é fundador do Backlinko, o site onde ele auxilia profissionais a alcançarem resultados reais com uma estratégia de SEO.

Hoje o Backlinko é um dos blogs mais populares do mundo quando falamos de Marketing Digital.

Brian é famoso por criar estratégias ousadas, técnicas e hacks inovadores no mercado.

Ele é referência principalmente quando pensamos em link building, nas palavras do próprio Neil Patel:

Ele criou algumas técnicas incríveis para conquistar links como a Skyscraper technique e os Guetographics (conquistando backlinks com infográficos).

Vale à pena conferir!

Os principais aprendizados:

Apesar de ser referência máxima em conquista backlinks, as lições mais valiosas que aprendi com ele foram em relação à criação de conteúdos focados em SEO.

Um bom conteúdo é aquele que passa os sinais corretos de qualidade para o Google:

  • CTR alto
  • Títulos marcantes
  • Melhor que o dos concorrentes
  • Alto tempo de permanência na página
  • Baixo índice de bounce-rate
  • Uso correto do campo semântico

E com algumas dicas dele consegue melhorar todos esses aspectos nos meus conteúdos.

Recentemente criei um post com hacks avançados de conteúdo que uso na minha estratégia na Rock Content e alguns deles, como a fórmula APP — uma forma de criar introduções que convencem o leitor a chegar até o final do seu texto — e outras dicas para melhorar o tempo de permanência do leitor no meu conteúdo.

Se você quiser ter sucesso com SEO, acompanhar o Brian Dean é uma obrigação para você!

RandRand Fishkin — MOZ

O bigode mais mais famoso do mundo do SEO não poderia ficar de fora da minha lista.

Rand Fishkin é fundador da Moz e ex-CEO da empresa. Atualmente o seu cargo é “Mágico da Moz”, título que mostra a relevância que ele tem no mercado e, claro, na empresa.

Desde que comecei a tocar estratégias de SEO Rand foi uma grande referência para mim. Independente do seu tempo trabalhando com otimizações para buscadores, acompanhar o trabalho dele é indispensável.

Rand tem um série de vídeos chamada “Whiteboard Friday” que vai ao ar toda sexta feira onde ele sempre fala sobre algum tema bem relevante sobre SEO. Lá ele traz algumas dicas básicas e avançadas, fala sobre temas relevantes e novidades no mercado e desvenda alguns mitos.

Deixo aqui um exemplo para você conferir:

https://moz.com/blog/googles-longer-snippets

Hoje o blog da Moz talvez seja o mais popular quando falamos de SEO, por isso aconselharia a qualquer profissional da área acompanhar não só o Mágico, mas toda a Moz.

Sempre que tenho dúvidas sobre um tema específico costumo jogar no Google “dúvida + whiteboard friday” para ver se o Rand já gravou algum vídeo sobre o tema.

Em otimizações para buscadores e dicas pontuais para melhorar os meus rankings, sem dúvidas, Rand é o meu grande mentor.

Tim Soulo — Ahrefs

Tim Soulo é o cara que produz as melhores análises e estudos sobre SERPs, fatores de rankeamento e palavras-chave do mercado.

Eu devo ter pelo menos uns 3 artigos dele nos meus favoritos no Chrome.

Hoje, Tim é head de Marketing na Ahrefs, uma das maiores empresas do mercado e das mais completas ferramentas. Ele também possui um blog pessoal, o BloggerJet.

Você pode acompanhar o Tim nas duas mídias que com certeza você vai se tornar um profissional melhor.

Confira esse estudo incrível que ele fez sobre SEO On Page.

Nesse link você pode conferir todos os materiais dele no blog da Ahrefs além de encontrá-lo em todas as outras mídias possíveis.

Os conteúdos que ele produz são referência para mim do tipo de post que eu gostaria de produzir e os estudos trazem insights fantásticos para toda estratégia que eu desenvolvo.

Sempre que leio um estudo novo dele ou um guia completo, faço teste e mudanças na minha estratégia que quase sempre são muito positivos.

O conteúdo dos Hacks, que eu mencionei que escrevi, foi muito inspirado no tipo de post que o Tim produz.

Se você quer sair do lugar comum e ler estudos avançados para levar seu SEO a outro nível, Tim Soulo e o blog da Ahrefs são as referências ideais para você!

Britney Muller – MOZ

Após alguns comentários no post percebi que tinha citado apenas homens nesse texto e peço desculpas por isso. Eu também acompanho grandes mulheres do marketing digital, mas esses foram os que mais impactaram a minha carreira e não tive essa maldade.

A Britney Muller é uma dessas mulheres. Senior SEO Scientist na Moz, ela manda muito bem nas estratégias de conversão de leads qualificadas. Além disso, ela sabe como melhorar o SEO técnico como ninguém.

Ela também ajuda com a estratégia geral do time de produto da MOZ e é fundadora da Pryde Marketing.

Suas dicas são impressionantes e tudo que ela faz é de grande valor para mim. Ela é um furacão quando falamos de tráfico orgânico.

Menções honrosas

Esses três são meus principais mentores atualmente, mas preciso fazer algumas menções honrosas a caras que moldaram a minha carreira e que continuam sendo importantes para mim.

São profissionais que você precisa acompanhar sempre que soltarem qualquer tipo de conteúdo, assim como os três acima.

peçanhaVitor Peçanha

Na cultura da Rock Content existem três valores principais: aprender, ensinar e resolver!

E se tem uma coisa que o Profeçanha sempre faz — para o mercado e dentro da Rock — é ensinar!

Quando entrei na Rock não sabia nada sobre SEO e hoje toco a estratégia da empresa. Grande parte dos aprendizados que tive e continuo tendo vieram dele.

Lembro da primeira aula que ele deu sobre humming bird e intenção de busca, foi onde comecei a entender que para conquistar os olhos do Google, você tem que se preocupar em conquistar o usuário e não um algoritmo.

Uso o exemplo que ele dava sobre intenção de busca até hoje quando falo sobre o tema. Busque no Google “altura da torre Eifflel” ou “tamanho da torre Eiffel” e a resposta será a mesma. Não uma série de posts, mas 300 metros!

O Google já traz a resposta que o leitor procura.

Essa foi só uma das inúmeras lições. Peçanha é o cara mais didático do mercado nacional e você pode aprender na série de vídeos “Conteúdo e Marketing”, no seu LinkedIn e, claro, no seu recém-lançado livro (que já é best-seller) “Obrigado pelo Marketing”.

Obrigado Peça!

albertoAlberto André

Um dos grandes privilégios que tive no começo da minha carreira foi assentar ao lado dele quando eu era um humilde estagiário de Custumer Success.

Para você ter ideia o Alberto foi o cara que me ensinou a pronunciar SEO e a diferença entre Content Marketing e Inbound Marketing.

Aprendi muitas técnicas de linkbuilding com ele também, muitas delas que aplico hoje pra conseguir manter a primeira posição tantas palavras-chave relevantes no mercado!

Você pode conhecer mais dele no seu LinkedIn e hoje ele toca o projeto Embusk!

riccotaFabio Ricotta

Quando pensamos em um cara de SEO no Brasil, o nome do Ricotta tem que vir à mente.

Talvez o nosso mercado não tenha tantos nomes focados apenas em SEO como o mercado americano tem, mas ele é sem dúvida um dos grandes nomes.

Ricotta já mexe com otimização de buscadores desde 2005, quando a maioria de nós nem sabia que isso existia. Ele é fundador da Agência Mestre e tem o seu site pessoal também.

Ricotta produz um alto volume de vídeos com dicas de SEO, conteúdo e muitas coisas para e-commerces também.

Muito conhecimento e experiência de sobra, os conteúdos dele já me deram vários insights, principalmente no começo da minha carreira com SEO.

Se quiser consumir bons conteúdos de SEO em português, além do rockcontent.com/blog, claro, os conteúdos do Ricotta estão aí para ajudar bastante sua estratégia!

renatoRenato Mesquita

Renato Mesquita é o nosso Head de Marketing aqui na Rock Content e o cara que mais me ensinou desde que entrei para o time de Marketing.

Não à toa ele é o professor do curso de SEO da Universidade Rock Content.

Hank (como é conhecido) sempre me deu lições incríveis sobre conteúdo e novas estratégias de SEO. Foi com ele que aprendi a arte de espiar meus concorrentes e aprender com eles.

Para ter uma ideia do conhecimento e relevância dele, confira esse post onde ele explica o que realmente é um conteúdo de qualidade.

Era ele o responsável pelas nossas estratégias de SEO e foi o cara que me treinou para assumir essa função aqui na Rock para que ele pudesse assumir a posição de Head do Time.

neilNeil Patel

Neil Patel é um dos grandes nomes do mercado do Marketing Digital nacional.

Apesar de não acompanhar muito ele hoje, no começo da carreira ele era um grande referência. Aprendi muitas coisas com ele. O cara é bom!

Ele tem sempre alguns insights geniais que o diferenciam no mercado.

Não à toa, quando ele chegou no mercado brasileiro ameaçando roubar nossa posição para “Marketing Digital” nós demos uma baita tremida na base.

Mas no final da história, ele virou um dos cases mais legais da Rock de uma das estratégias mais incríveis de SEO que eu e o Hank fizemos aqui na Rock!

Então além de lições valiosas no começo da carreira, ele nos forçou a sair do lugar comum e criar estratégias novas para ficar à frente dele.

E deu certo! Ele nos fez profissionais melhores!

Obrigado Neil Patel!

Conclusão

Claro que existem vários outros caras e blogs que acompanho. Mas esses mencionados são os principais mentores que tive e tenho para o mercado.

Se hoje tenho resultados excelentes aqui na Rock é graças a tudo que aprendi com eles.

Se você quer alcançar resultados com suas estratégias de SEO, encontre os seus mentores e aprenda com eles.

Deixo aqui os caras que eu mais aprendi, para você ter o privilégio de aprender com eles também.

E me conta aí! Quem são os mentores das suas estratégias de SEO e de Marketing Digital? Quero encontrar pessoas novas para seguir também!

CTA SEO Trends 2018

Publicações relacionadas
Opinião

A volta do e-mail: o boom das newsletters e por que você deveria fazer parte dele

Opinião

A diversidade não é (só) uma propaganda da Benetton

Opinião

IPO da Uber: lições da turbulenta trajetória da proeminente (e polêmica) empresa do momento

Opinião

Vamos sobreviver à sobrecarga de informação? Uma análise histórica