ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

micro-momentos

Micro-momentos estão multiplicando: Você está preparado para o futuro do Marketing?

Esta entrevista foi traduzida a partir de um texto publicado no site do Think with Google. A versão original está disponível neste link.

O mobile mudou tudo, mas isso é só a sua primeira fase. O conhecimento das máquinas em Marketing Digital leva a indústria para a próxima revolução. O Vice Presidente Sênior de Ads e Commerce da Google, Sridhar Ramaswamy, reflete na implicação dessa mudança e como marcas líderes vão lidar com isso.

Qual o próximo grande feito? O que virá após o mobile? Para onde o Marketing está indo?

Muitas pessoas que, assim como eu,  trabalham com tecnologia, costumam a me perguntar esses tipos de questões. E enquanto vidente seja um título de trabalho que muitos de nós não reivindicariam, eu estou cada vez mais confiante sobre o que o futuro vai trazer, pois ele está vindo muito claramente.

Aqui está o porquê: o futuro que está vindo é uma aceleração do que vemos hoje. Ele está se desdobrando diante dos nossos olhos. E se nós apertarmos o pause e refletirmos por um momento sobre o que está acontecendo, será tão gratificante quanto as coisas que eu testemunhei ou com as quais trabalhei durante meus 14 anos no Google.

Para consumidores e profissionais de Marketing, o mobile forçou a reescrita das regras

Refletir sobre o quadro geral nos revela - de uma maneira igualmente óbvia e marcante - justamente,  quanto realmente é um jogo de mudança no mobile.

Para os consumidores e profissionais de Marketing, o mobile forçou uma mudança das regras. Consumidores se tornaram mais empoderados, como nunca antes, para conseguir o que querem e quando querem.

Esperar tornou-se algo do passado. Isso se traduz no comportamento penetrante do micro-momento de hoje — em que as pessoas procuram imediatamente a um dispositivo mobile para saber como ir, fazer e comprar.

Para capitalizar nesse comportamento e conquistar os consumidores, os profissionais de Marketing foram forçados a reescrever as regras. Você teve que investir e apostar ainda mais para atender as necessidades dos consumidores no momento, se comprometendo a estar lá e se tornar útil toda vez que você possa ajudar a avançar na jornada.

Em suma, os profissionais de marketing tiveram que começar a ser muito mais assistivos.

O mobile não é um jogo épico de mudança

Ele é um pré-requisito, primeira fase. Apenas uma parte crítica da jornada.

Escolha a sua analogia, mas eu gosto de pensar que agora o mobile é uma força que acelera um trem em que estamos todos a bordo. Com isso, é  fundamental fazer as coisas certas — porque as mudanças estratégicas feitas hoje constroem a base para o que está por vir.

À medida que novos dispositivos inteligentes continuam a surgir e que os consumidores adotam novas formas mais naturais de interagir com estes dispositivos (como comandos de voz), os comportamentos dos micro-momentos que surgiram com o mobile vão só se multiplicar.

E à medida que os dados e a aprendizagem de máquina se tornam mais sofisticados no aprimoramento das experiências diárias dos consumidores, as expectativas para experiências relevantes, personalizadas e assistivas continuarão a disparar.

Estamos caminhando para uma era de assistência na qual, para os profissionais de marketing, o atrito significará fracasso, e as mensagens em massa significarão, cada vez mais, "siga em frente".

Nesta nova era, não será suficiente apenas estarmos presentes em mais micro-momentos. Todos nós esperamos estar um passo à frente dos consumidores - para saber suas necessidades melhor do que eles próprios.

Os profissionais de Marketing bem sucedidos terão um entendimento mais profundo que seus clientes em cada encontro.  Eles se concentrarão em adquirir uma visão detalhada dos dados para realmente conhecê-los e ajudá-los ao longo das suas jornadas individuais.

Essa é a mentalidade assistiva que será necessária para ter sucesso

Se eu não acreditasse tanto no papel da tecnologia, eu poderia estar preocupado.

Como nós podemos, na posição de profissionais de Marketing, escalar mensagens e experiências relevantes em todos dispositivos e em todos os momentos?

Como nós podemos desenvolver um Marketing inteligente que reconhece que cada cliente é único, enquanto simultaneamente seguimos o nosso ponto principal?

É a tecnologia — mais especificamente a promessa de dados e desenvolvimento de tecnologia - que nos permitirá fazer isso dar certo.

Algumas mudanças nas organizações serão necessárias. E isso será necessário para adotar novas normas para as empresas, bem como investir para o futuro.

Confira três coisas para focar ao lidar com essas mudanças.

Aumentar o nível e melhorar experiências em mobile

Para ser prazeroso e útil, nós precisamos de oferecer experiências rápidas, relevantes e assistivas. É importante preparar o mercado o quanto antes para experiências em mobile incríveis.

Ser mais inteligente com os dados

Uma melhor compreensão sobre os clientes, juntamente com uma automação inteligente, vai tornar possível a personalização em escala.

A habilidade de conectar dados de terceiros à execução da estratégia será fundamental no sucesso.

Abraçar a assistência de multicanais

As marcas líderes vão construir uma ponte entre online e offline, oferecendo experiências contínuas ao longo da jornada do cliente.

Há muito trabalho para ser feito. Mas em muitas maneiras, este futuro é o que o Google vem construindo nos últimos 18 anos de pesquisa. Nós podemos aplicar nossos dados, inteligência e escala para ajudar os profissionais de Marketing a entregar as mensagens mais úteis para cada micro-momento.

Eu não sou vidente, mas acredito que o futuro vai ser muito emocionante, e eu estou entusiasmado por estar nesta viagem, com todos vocês.

Quer ver mais posts como esse? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro das tendências, pesquisas e estatísticas do Marketing Digital.