Artigos

O que é API e qual sua importância para o cenário digital?

o que é api

Mitos sempre acompanharam as previsões sobre o avanço tecnológico e o seu impacto na sociedade. Durante muito tempo, acreditou-se que o mundo digital e a humanidade fossem dimensões separadas, e que, por isso, a tecnologia seria uma “ameaça” às pessoas.

Com bilhões de pessoas no mundo utilizando celulares, milhares de empresas aderindo aos sistemas em nuvem e softwares cada vez mais completos, não podemos mais considerar que a transformação digital se resuma à robotização de processos e demandas.

No mundo organizacional, por exemplo, a transformação digital e a evolução dos softwares está beneficiando cada vez mais os resultados, aproximando negócios e clientes, melhorando contratações, facilitando a rotina de colaboradores e viabilizando a prestação de serviços com uma qualidade incomparavelmente superior.

Diante disso, tem se espalhado o uso das Application Programming Interfaces (APIs), uma série de rotinas e padrões que otimizam as funcionalidades de aplicativos distintos. Dentre os benefícios que essa utilização oferece, podemos destacar a própria integração entre softwares em si, que abre espaço para o desempenho de funções sem a necessidade da intervenção humana.

Os próximos tópicos vão te ajudar a entender como as APIs funcionam na prática, continue acompanhando!

APIs na prática: você já conhece e nem sabe

Google Maps, sistemas de pagamento online e e-mails automáticos. Com certeza você já acionou algum deles, mesmo indiretamente. Em sites de hotéis, muitas vezes, o Google Maps já se encontra integrado a fim de mostrar a localização sem que o cliente precise pesquisar. Esse tipo de integração automatizada configura uma API.

Outra situação bastante recorrente com a qual nos deparamos no dia a dia é a possibilidade de fazermos login em sites e aplicativos pela conta do Facebook ou LinkedIn. Plataformas de busca de emprego, por exemplo, costumam utilizar esse tipo de recurso e observam vantagem não apenas na atração de candidatos pela simplificação do processo, mas também na obtenção de dados mais complexos, já disponíveis na rede.

Após esses exemplos, você provavelmente já percebeu os benefícios das APIs.

Ainda restaram dúvidas? Você nunca compartilhou um vídeo do Youtube direto em seu Facebook?

Nunca? Mas certamente você já recebeu algum SMS de confirmação. Nesse caso, pode agradecer ao API de SMS.

Além de funções como essas, que tornam a experiência de usuários e clientes mais otimizada, existem outras que podem transformar dados relevantes em inteligência de mercado de maneira automática.

Com isso, o setor de Marketing das organizações tem visto nessa ferramenta a solução para todos os seus problemas ou, em uma linguagem mais empresarial, uma prática capaz de trazer resultados significativos no que tange o relacionamento com seus clientes.

A união entre os marketeiros e os APIs

O uso de APIs para Marketing está abrindo possibilidades ligadas ao engajamento, geração de leads, segmentação, métricas etc. Essa realidade tem estreitado cada vez mais a relação entre os profissionais de marketing e as novas tecnologias, exigindo deles um domínio sobre as ferramentas digitais.

É possível visualizar a diversidade de funções que essa integração oferece, assim como o poder que a transformação digital trouxe ao mundo dos negócios, revolucionando a interação das empresas com prospects e clientes, uma vez que facilita sua experiência no cenário digital.

Separamos uma lista de benefícios para empresas e consumidores para demonstrar o que estamos falando:

  1. Comparar preços em diferentes sites sem ter de pesquisar um por um;
  2. Localização geográfica no próprio site do estabelecimento;
  3. Pagar uma compra sem sair do site da loja;
  4. Receber e-mail automático com os dados da sua compra;
  5. Candidatar-se a uma vaga no site da empresa com o perfil do Linkedin;
  6. Colocar a criança para assistir ao desenho no Netflix em qualquer dispositivo;
  7. Integrar website, aplicativos, parceiros e comparadores de preços;
  8. Postar fotos em diversas redes sociais ao mesmo tempo;
  9. Gerar planilhas automáticas e atualizá-las a cada nova mudança.

Como podemos ver, a Transformação Digital já está acontecendo, trazendo esses e muitos outros benefícios. Logo, empresas que não inserirem em sua prática a integração de informações e dados ficarão defasadas em relação aos concorrentes.

Acompanhar essa tendência se torna um passo importante para fazer parte dessa transformação que ocorre em todas as esferas do mercado.

A revolução da Transformação Digital nos negócios

A Transformação Digital já faz parte da vida das pessoas, refletindo diretamente em escolhas e comportamentos no âmbito profissional. A alta rotatividade de colaboradores nas empresas que ainda não apostaram totalmente nas mudanças da era digital é um fato real.

Essa rotatividade é, portanto, a representação clara da insatisfação de colaboradores. Confirmando essa realidade, um estudo da Deloitte University Press constatou que nas organizações que aderiram a essa tendência o turnover anual diminuiu pela metade.

Nesse contexto, o papel de APIs se torna vital, uma vez que a informação certa e a possibilidade de integrar sistemas são capazes de revolucionar a experiência de usuários e clientes com os serviços e canais que a empresa disponibiliza.

Com todas essas funções otimizadas, a era digital traz uma redução significativa de custos e recursos, abrindo espaço para parcerias que potencializam os resultados de todas as partes envolvidas. Assim, inovar por meio dos recursos digitais, fazendo parte dessa integração, é essencial tanto para ser notado por clientes quanto para atrair os profissionais mais qualificados para o seu time.

Este texto foi produzido pelo autor convidado Tiago Magnus, fundador do transformacaodigital.com.

Publicações relacionadas
Artigos

Crescimento do e-commerce no Brasil é oportunidade para indústrias e grandes empresas

Artigos

Funcionários de grandes empresas esperam encontrar equilíbrio entre vida social e trabalho

Artigos

O Amazon Prime Day é um case de sucesso recorrente que grandes empresas devem se atentar

Artigos

Omnicanalidade: projeções para o futuro do varejo