estratégia omnichannel

Omnichannel: conheça a estratégia do futuro do varejo

Poucos segmentos de mercado são tão disputados quanto o varejo. Mesmo atendendo diariamente um imenso número de consumidores, é importante considerar que nesse mercado um produto pode ser comprado em diversos lugares.

Assim, entrar numa guerra de preços, apesar de ser necessário na maioria das vezes, não é a única saída para se destacar entre os concorrentes. Cada vez mais, a experiência de compra conta pontos valiosos na conquista dos clientes.

Exemplo claro desse tipo de projeto de inovação é o plano audacioso que o Carrefour preparou para cumprir até 2022. A rede de supermercados compreendeu uma verdade básica para o setor varejista: a necessidade de ser Omnichannel.

O comportamento do consumidor se alterou radicalmente com a transformação digital e, para continuar relevantes, os varejistas devem se adaptar a isso. Mas o que é o Omnichannel e, mais importante, por que ele pode ser considerado o futuro do varejo?

É isso que você vai ver agora!

Entenda o que é a estratégia Omnichannel

O termo Omnichannel significa multicanal, e representa a grande mudança que vem acontecendo com os padrões de consumo na maior parte da sociedade moderna.

Antigamente, comprar um produto era questão de procurar de loja em loja até encontrar o item desejado ou conseguir o melhor custo-benefício. Hoje, o consumidor continua sua busca pelos melhores preços e produtos, mas a forma de fazer isso é bem diferente. Tudo acontece online.

Mas o termo multicanal não se refere apenas a integrar online e offline, e sim de explorar as várias oportunidades que surgem a partir do mundo digital. É válido destacar alguns canais que estão inseridos nesse contexto:

  • site da marca;
  • blog corporativo;
  • sites de busca;
  • redes sociais;
  • e-mail;
  • aplicativos de mensagem.

Os seus clientes usam todos esses canais para pesquisar, recomendar e trocar experiências sobre o que comprar e onde fazer isso. É aí que a estratégia Omnichannel entra para otimizar sua presença em todos esses ambientes, fortalecer a marca e aumentar as vendas.

5 benefícios do Omnichannel para a sua empresa

Usar e otimizar vários canais de marketing é uma tarefa e tanto, pois exige muito planejamento, treinamento profissional e acompanhamento de resultados das lojas virtuais. Será que vale mesmo a pena fazer todo esse esforço? Sim, por vários motivos.

As grandes redes varejistas que estão investindo pesado no Omnichannel já fizeram essa conta. Veja agora alguns dos principais benefícios que uma estratégia multicanal pode trazer para a sua empresa:

1. Coleta de dados aprimorada

O primeiro benefício é a possibilidade de coletar dados sobre seus clientes — e sobre todo o processo pelo qual eles passam até a compra — de forma muito mais completa.

Quando se tratam de estratégias digitais, tudo pode ser medido e otimizado para dar resultados melhores no futuro. Isso porque toda ação que alguém toma em um dos seus canais digitais gera dados.

Por coletá-los e entender o que eles indicam sobre o seu público ideal, você poderá criar uma experiência customizada de marketing e vendas.

2. Margem de lucro maior

Trabalhar vários canais de vendas e marketing também é uma boa oportunidade de aumentar a margem de lucro sobre os produtos. Mas como isso funciona e qual é o primeiro passo a ser acompanhado?

Primeiro, por criar uma imagem forte de marca, que vem da adoção do Omnichannel. Além disso, usar a tecnologia é sempre uma boa forma de reduzir o ciclo de venda, estimular o consumo e fidelizar o público.

Todos esses detalhes têm influência direta na margem de lucro, tanto com a possibilidade de cobrar mais caro por um serviço de qualidade ou diminuir o custo de marketing de cada item.

3. Comunicação integrada

Usar múltiplos canais envolve criar um planejamento integrado de comunicação entre eles, ao passo que a experiência do cliente se torne enriquecida e coerente. Não importa se os clientes buscam um produto no seu e-commerce, fazem uma pergunta nas redes sociais ou vão até uma loja física, todo o processo é único.

Isso confere um peso enorme à marca, aumenta seu poder de influência sobre os compradores e estimula a fidelização em quem já teve uma experiência positiva de compra.

4. Melhoria na experiência de compra

O consumidor atual preza muito a qualidade da experiência, e não apenas do produto em si. Basicamente, a maneira como você faz os clientes se sentirem durante o processo de compra é tão importante quanto entregar o prometido em termos de preço e qualidade.

Com o Omnichannel, a experiência de compra não se torna melhor apenas por conta da maior quantidade de canais. Na verdade, é a maneira como os canais são combinados para se adaptar exatamente à jornada do cliente que faz toda a diferença.

5. Diminuição de custos

Os custos não vão subir com a adoção de novas maneiras de vender? Não necessariamente. Pelo contrário, usar uma estratégia multicanal pode ajudar a reduzir custos. Isso faz sentido se você pensar no custo por oportunidade perdida que a sua operação enfrenta sem o Omnichannel, e que deve ser diminuído drasticamente com ele.

Todo cliente em potencial que entra no seu site ou na sua loja física e sai sem levar nada significa deixar dinheiro ir. Boa parte disso talvez se deva à falta de uma experiência integrada de compra, que leva em conta os hábitos dos consumidores.

Por que o Omnichannel é o futuro do varejo

Não faltam motivos para afirmar que o Omnichannel representa o futuro do varejo, por mais que essa afirmação pareça forte demais a princípio. Estamos na era do imediatismo, e adotar uma estratégia multicanal é a forma perfeita de lidar com essa urgência por parte do consumidor.

Em outras palavras, isso quer dizer que o comportamento de compra das pessoas converge cada vez mais para a integração do mundo online com o offline. As marcas que entendem isso conseguem criar mais oportunidades de venda e fidelização.

De acordo com a consultoria Provokers, 96% dos consumidores faz uma busca na internet antes de comprar algum produto numa loja física. Isso indica o quanto operações offline de varejo podem se beneficiar de estratégias digitais.

Por outro lado, 93% tentam ver se é possível comprar online para não precisar ir até uma loja física, e 72% já compraram online de uma loja que nunca visitaram pessoalmente.

Esses dados comprovam uma verdade simples: a jornada de compra do cliente moderno é multicanal e o comportamento das pessoas varia bastante. Há quem prefira comprar pessoalmente e quem não dispensa as compras online, mas todos usam vários canais para chegar em seu objetivo final.

Por isso, a ideia de usar o Omnichannel não está em fazer as pessoas comprarem pela internet. O propósito é se adequar aos vários canais que as pessoas já usam, e facilitar a compra em qualquer um deles.

Conheça as 4 principais tendências de Omnichannel para ficar de olho

O Omnichannel está em plena evolução. As mudanças ocorrem principalmente pelas novas informações que surgem sobre o comportamento do consumidor e pelas inovações tecnológicas constantes.

Algumas tendências chamam atenção, principalmente porque apresentam grandes inovações na forma de apresentar produtos e serviços. Veja agora 4 das maiores tendências que valem a pena ficar de olho para implementar na sua estratégia:

1. UX Design

Seria impossível trabalhar bem com canais digitais sem dar atenção ao UX Design, ou seja, a forma como se projeta a experiência do usuário no seu site. Segundo a mesma pesquisa da Provokers, os clientes se importam com customização da experiência, e com a qualidade dos sites mobile que acessam.

Logo, esses dois elementos precisam estar no topo da sua lista de prioridades quando se trata de UX.

2. Busca inteligente

As mudanças no Google são constantes e cada vez maiores. O que um dia se limitou a ranquear por palavras-chave hoje se traduz como uma missão bem mais complexa, que precisa satisfazer os parâmetros da busca inteligente.

Busca por voz, cards de localização e reviews de outros clientes são alguns dos fatores que você deve levar em conta para conseguir tráfego orgânico qualificado e conquistar mais clientes.

3. Assistentes de voz

A busca por voz é tão importante que merece um tópico separado. Sim, o mundo das buscas caminha para um cenário mais falado e menos digitado. O principal talvez não seja a tecnologia em si, mas o modo como os usuários dos assistentes de voz encaram a sua relação com as marcas.

Eles as veem como parte de suas experiências diárias, e são mais receptivos a ações relevantes por parte delas.

4. Realidade aumentada e virtual

A realidade virtual é a promessa de uma experiência totalmente imersiva de marketing orientada a conteúdo. Para o propósito do Omnichannel, é o cenário perfeito: integrar mundo físico e digital ao passo que cria uma experiência de compra melhor para os clientes.

A realidade aumentada é outra opção de qualidade, especialmente para criar atrações diretamente nos dispositivos móveis dos usuários, sem a necessidade de grande investimento em aparelhos avançados.

O cenário atual do varejo é claro em mostrar porque o Omnichannel é o futuro. Os clientes usam diferentes dispositivos para realizar suas compras e querem experiências digitais cada vez mais integradas.

Fique de olho nas últimas tendências, elas prometem trazer alto retorno para quem estiver pronto e souber como usá-las.

O Omnichannel é apenas uma das muitas possibilidades do marketing digital moderno. Baixe agora nosso e-book sobre transformação e marketing, e aprenda como manter sua equipe pronta para inovar!