Desenvolva sua equipe

Orçamento de marketing: como se planejar para 2018?

Orçamento de marketing

O orçamento é a parte crucial de qualquer plano de marketing, ainda mais no Marketing Digital. Ele fornece uma visão geral e clara de todos os custos associados à realização das atividades de marketing.

Criar um orçamento de marketing pode ajudá-lo a manter seu plano e evitar custos imprevistos, reduzindo a possibilidade de ter gastos excessivos.

Além disso, ele também permite que você determine o retorno de investimento para diferentes aspectos do seu plano.

Estimar com precisão as despesas é vital para o sucesso de seus objetivos, mas você pode medir o seu sucesso comparando as despesas reais com os custos projetados.

Dessa forma, o seu orçamento de marketing se tornará uma referência importante para ajustar seu plano ao longo do tempo e criar estratégias futuras.

Confira minhas dicas para você fazer seu orçamento em 2018!

Por que fazer um orçamento de marketing?

Quando os tempos se tornam difíceis para a sua organização e cortes financeiros devem ser feitos, seu orçamento de marketing é o lugar perfeito para começar.

Muitas empresas estão enfrentando esse problema com a crise que o Brasil está passando, portanto alternativas precisam ser buscadas.

Essa estratégia é essencial para quem deseja atrair mais clientes e se tornar referência, porém para ter sucesso é preciso planejar.

O planejamento é importante para assegurar que os recursos da empresa estejam sendo bem empregados. Dessa forma, você pode evitar desperdícios em atividades que não vão te trazer retorno.

Além disso, um orçamento bem feito também é uma segurança para os planos e perspectivas da empresa.

Quando existe um orçamento, você consegue comparar o planejado com o real e verificar se os gastos estão dentro do que havia sido previsto no ínicio.

Dessa maneira, vai saber que os recursos da sua empresa não estão sendo utilizados aleatoriamente.

Por onde começar?

Bom o primeiro passo é a definição de objetivos. Se a empresa não sabe onde quer chegar, ela não vai conseguir montar um orçamento.

O ideal é que a empresa defina um objetivo de faturamento que ela busca atingir no ano seguinte e partindo daí definir o quanto ela precisa investir para chegar lá.

Para uma empresa que tem alta maturidade de marketing e já mensura os resultados de suas campanhas, encontrar o investimento necessário não é tão complicado.

Porém, quando a empresa ainda não tem uma cultura de mensuração fica mais difícil.

Nesses casos, o ideal é levantar os resultados de campanhas anteriores, tentar entender como elas impactaram na geração de receitas da empresa e, então, criar um plano de marketing.

Empresas mais maduras, tendem a saber o custo por impacto de cada campanha, seus custos por visitantes, leads e conversões, além de ter uma boa previsibilidade de quando uma ação de marketing se transformará em receitas para o negócio.

Como definir um objetivo de marketing?

Quando a empresa ainda não tem um objetivo claro, ela precisa definir qual sua métrica de sucesso inicial.

Pense no que você quer medir para garantir seu sucesso: visitantes no site? Leads qualificados? Upsells para clientes existentes?

Uma vez que se tenha esta resposta é importante saber como cada ação de marketing se converte em cada uma destas coisas e quais resultados esperar.

Porém, foque nas ações necessárias para a sua empresa e não faça algo só por ser uma tendência. Avalie se essas práticas condizem com o seu objetivo.

Na minha opinião, o principal erro é definir o quanto se quer gastar sem ter clareza de onde se quer chegar. Fazer Facebook Ads por que é legal ou criar um app mobile porque a empresa “tem que ter um”, geralmente não são boas ideias.

Em quais estratégias investir em 2018?

Não existe uma resposta definitiva, mas hoje temos uma certeza: a empresa tem que estar onde seus clientes estão.

Seja em redes sociais, no Google, eventos, ou mesmo num blog corporativo, é preciso mapear o que os clientes fazem e buscam para conseguir definir as principais estratégias que serão adotadas.

Aqui na Rock, temos visto um grande crescimento de investimentos em:

  • Blogs corporativos e SEO;
  • Conteúdo em vídeo e canais no Youtube;
  • Eventos;
  • Chatbots e interfaces conversacionais;
  • Aplicativos Mobile;
  • Conteúdos ricos nos mais diversos formatos, infográficos, ebooks, whitepapers, podcasts, etc.

Como fazer isso na prática?

Fiz uma série de dicas para te orientar sobre como começar:

  1. Defina seus objetivos;
  2. Monte uma planilha levantando em consideração todos os investimentos do ano anterior e seus resultados;
  3. Parta da premissa que é possível alcançar resultados melhores apenas com uma alocação melhor dos recursos;
  4. Recalibre seu budget baseado na performance estimada e chegue na mistura ótima;
  5. Separe um budget para experimentos;
  6. Defina quais canais você quer testar e quanto você está disposto a investir neles;
  7. Defina uma expectativa de resultados e um cap de investimentos caso aquele resultado não chegue.

Alguns canais tendem a ter resultados muito rápidos, porém um alto custo, como mídias pagas, Google Adwords e Facebook Ads.

Por outro lado, marketing de conteúdo tende a demorar mais a trazer resultados a um custo mais acessível.

O importante é separar um orçamento para experimentar e acompanhar os resultados de cada pequena aposta mensalmente.

Tenha em mente que as despesas variam de mês para mês. Se você tiver excedido o orçamento em uma categoria durante um mês, veja seu plano de orçamento anual para ver se isso se equilibra mais tarde ou se você precisar reduzir os custos em uma ação com menor prioridade.

Criar um plano detalhado e realista irá ajudá-lo a permanecer no orçamento e na tarefa para atingir seus objetivos de longo prazo.

Bônus: kit de planilhas de orçamento de marketing

À medida que você cria seu orçamento de marketing, existem algumas vantagens claras em usar um modelo: formatação e fórmulas preparadas, recursos personalizáveis, organização e eficiência.

Pensando nisso, decidimos criar um kit de planilhas de orçamento de marketing para você planejar e organizar seus investimentos de 2018. Ele está no formato Microsoft Excel e é gratuito para download.

Você encontrará modelos abrangentes de orçamento de marketing para criar um plano detalhado, com visualizações mensais, trimestrais e anuais, bem como modelos de orçamento para campanhas de marketing específicas, como redes sociais e conteúdo.

Happy Budgeting!

planilhas de orçamento de marketing

 

Publicações relacionadas
ArtigosDesenvolva sua equipe

Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019

Desenvolva sua equipe

Vale do Silício: empresas que podem te trazer insights valiosos

Desenvolva sua equipe

Marketing de Conteúdo para Educação em uma estratégia concreta

Desenvolva sua equipe

Customer Success e onboarding: o segredo de uma aliança perfeita