ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

panorama das agências digitais

Panorama das Agências Digitais 2018: informações valiosas sobre esse setor no Brasil

A pesquisa Panorama das Agências Digitais chega em sua terceira edição trazendo resultados sobre o perfil, atuação e tendências para 2018.

Realizada em parceria pela Rock Content e Resultados Digitais, a pesquisa traz como novidades neste ano informações a respeito das estratégias de retenção de clientes, de gestão interna e de atividades terceirizadas pelas agências.

Quase 60% dos respondentes da pesquisa são sócios ou CEOs das agências digitais. Participaram também profissionais que trabalham nas áreas de marketing, vendas e novos negócios, consultoria e gestão de sucesso do cliente.

Cerca de 40% das agências se definem como Agência de Marketing Digital, 12,6% como Agência de Comunicação e 11,3% como Agência de Inbound Marketing.

Quase um terço das participantes têm até 2 anos de tempo de atuação e cerca de 47% disseram ter entre 2 a 10 anos de mercado. A taxa de agências que têm uma experiência de mercado mais consolidada, com mais de 10 anos de atuação, é de 22,9%.

Desenvolvimento

O questionário da Panorama 2018 foi enviado para as empresas da base de dados da Resultados Digitais e da Rock Content e também amplamente divulgado nas redes sociais, podendo ser respondido pelos profissionais atuantes em agências do Brasil.

Tivemos a participação de 1042 respondentes durante os dias 14 de agosto a 20 de setembro de 2017.

Resultados

Confira o infográfico completo da pesquisa:

infográfico das agências digitais

Mais de 80% das agências oferecem os serviços de compra de mídia digital e de gerenciamento redes sociais  (82% e 81,7%, respectivamente).

Outros serviços que estão sendo amplamente oferecidos pelas agências são: criação de campanhas de email marketing com 74,4%, marketing de conteúdo com 73,7%  e criação de landing pages com 72,1%.

Cabe realçar ainda que, comparando os percentuais da Panorama de 2017 e da pesquisa atual (Panorama 2018), houve aumento no oferecimento de todos os serviços analisados.

Embora sejam agências que prestam serviços de marketing digital, apenas 62,5% delas utilizam estratégias de inbound marketing para si mesmas (percentual inferior ao da última edição da pesquisa).

Os resultado obtidos com essa estratégia são claros: agências que adotam marketing digital para si mesmas geram cerca de 3,25x mais visitas e 2,74x mais leads, se comparadas àquelas que não adotam.

Os principais KPIs acompanhados por essas agências são: tráfego orgânico (60,4%), vendas (49,3%) e conversões em leads (47,3%). Para o sucesso da estratégia de marketing digital, é muito importante que a agência conheça o Funil de Vendas e aplique os KPIs das diferentes etapas - atração (visitantes), conversão (leads), relacionamento (oportunidades), vendas (novos clientes).

Por mais que uma parcela das agências ainda não invista em marketing digital para si (35,8%), os resultados da pesquisa indicam um cenário favorável de investimento nessas estratégias: 75,5% do total de participantes afirmam que prevêem um aumento de investimento em 2018.

Gostou das informações e ficou interessado em conhecer mais? Confira abaixo o nosso infográfico e baixe também o relatório completo da pesquisa!

Panorama das agências digitais