pesquisa de marketing versus pesquisa de mercado

Pesquisa de marketing e de mercado: qual a melhor estratégia para o meu negócio?

As pesquisas de marketing e de mercado têm suas próprias características, mas muitas vezes são entendidas da mesma forma. No entanto, ambas são ferramentas interessantes e que ajudam a compreender sua concorrência e o comportamento do consumidor atual.

É bem verdade que a metodologia utilizada em ambos os casos é similar. No entanto, elas são diferenciadas por escopo, entregas e objetivos, que são próprios a cada uma das abordagens. A vantagem é que as duas oferecem embasamentos adequados para as tomadas de decisão, que ajudarão a conquistar o que está determinado no planejamento estratégico organizacional.

Neste post, veremos melhor as diferenças entre os dois tipos de levantamento, os benefícios que podem ser conquistados e a melhor alternativa para o seu negócio. Então, que tal entender melhor para aplicar essas práticas na sua companhia?

O que caracteriza pesquisa de marketing e mercado?

O Dicionário Michaelis Online define pesquisa como "série de atividades dedicadas a novas descobertas, abrangendo todas as áreas de conhecimento; investigação detalhada". É exatamente isso que você fará ao utilizar as abordagens voltadas ao marketing e ao mercado.

No entanto, os propósitos são diferentes. Entenda melhor.

Pesquisa de marketing

Esse é o processo estruturado de análise, coleta, armazenamento e distribuição de dados e informações, que podem ser externos ou internos à organização. Por meio desse recorte, é possível obter insights valiosos, que ajudarão a aprimorar as atividades executadas, a satisfação dos clientes e a relação com o público das campanhas.

Portanto, é uma forma de identificar oportunidades de marketing a partir de um escopo bastante específico e ligado a essa área, que se traduz em: produto, distribuição, preço, concorrência, comunicação e consumidor. Com acesso a esses dados, fica mais fácil tomar decisões acertadas que ajudem a seguir o melhor caminho e solucionar problemas comuns à companhia.

É importante mencionar ainda que a pesquisa de marketing é um método bastante apropriado para construir bases de dados e gerar valor para os clientes. Assim, você pode direcionar as campanhas para otimizar os processos e alcançar mais eficiência para melhorar os resultados.

Os dados desse levantamento podem ser obtidos por meio de ferramentas específicas usadas pela organização, além de analytics, redes sociais e outros recursos. Um deles são as pesquisas digitais, que podem ser colocadas em prática via formulários para abranger um maior número de pessoas. Perceba que essa é uma maneira de obter informações direcionadas à sua audiência e realidade.

Pesquisa de mercado

Esse é o estudo da voz do mercado, em palavras bem simples. Por isso, esse tipo de pesquisa é utilizado com o objetivo de saber se os consumidores estão satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos ou se perceberam e gostaram de modificações realizadas no preço ou na embalagem, por exemplo.

A pesquisa de mercado pode ser empregada até mesmo antes de iniciar o empreendimento, porque ajuda a compreender o contexto em que a empresa está inserida e, consequentemente, permite tomar decisões mais precisas.

Sua execução pode ser realizada a partir de informações primárias ou secundárias. As primeiras são aquelas em que os dados são capturados e interpretados pela própria organização ou alguém contratado para fazer isso. Já as últimas são elaboradas por terceiros e ficam à disposição da companhia. É o caso de relatórios, guias e materiais de referência.

Em suma, o objetivo da pesquisa de mercado é obter informações sobre hábitos de consumo e interesses dos clientes, e fazer um benchmarking de outros empreendimentos que estão no mesmo setor.

As diferenças existentes

O principal aspecto que diverge entre os dois tipos de levantamento é o ponto de vista. Se o foco é a competitividade da companhia, estamos tratando da pesquisa de marketing. Por outro lado, se o objetivo é verificar de maneira mais evidente a opinião do consumidor, aborda-se a pesquisa de mercado.

Portanto, fica evidente que uma pesquisa de mercado é sempre um levantamento de marketing, mas o inverso nem sempre é correspondente.

Quais benefícios posso conseguir?

As vantagens conquistadas também dependem de qual tipo de pesquisa será empregada. Algumas delas são semelhantes, como você poderá ver em seguida. Mas vamos tratar dos benefícios separadamente.

Pesquisa de marketing

O principal aspecto positivo é a identificação de oportunidades e uma compreensão melhor do público-alvo. Nesse sentido, os maiores benefícios são:

Geração de valor para a audiência

Uma estratégia bem consolidada gera mais confiança dos clientes na marca. Tenha em mente que as pessoas acreditam mais em dados que em informações. Por isso, essa é uma técnica que ajuda a construir valor e agregar credibilidade.

Coleta de insights valiosos

A gestão data driven é a tendência atual, mas precisa ser bem estruturada para que os dados tenham relevância. Afinal, a quantidade de informações disponível é muito grande, mas nem sempre elas são valiosas para a empresa.

O ideal é criar um documento, como um formulário, e compartilhar com o público-alvo para obter as informações por meio de uma coleta de dados. Essa é uma maneira de tomar decisões seguradas, que reduzem os riscos e as incertezas do negócio.

A opinião dos consumidores também ajuda a complementar as ideias, porque é uma forma de receber o feedback e ter uma visão diferenciada do mercado.

Identificação de tendências

Os dados obtidos pela pesquisa de marketing contribuem para analisar o melhor caminho a ser tomado a fim de ficar à frente da concorrência. A partir disso, é possível traçar planos de ação específicos para produtos, serviços ou setores, como vendas ou marketing.

Geração de leads

Os potenciais clientes são possíveis oportunidades de negócio para a empresa. Ao fazer campanhas acertadas, o seu negócio terá a chance de aumentar sua geração de leads e nutrir a equipe comercial com contatos para possíveis negociações.

Esse é um reforço ao time de vendas, porque as pesquisas aumentam a autoridade da marca e reforçam o argumento do profissional que ajudará o cliente a decidir pela compra.

Pesquisa de mercado

As vantagens desse tipo de estudo também são variados e contribuem para a estratégia organizacional. Veja quais são elas.

Conhecimento maior dos clientes

A compreensão do comportamento de consumo é uma fonte riquíssima para as próximas decisões. Porém, também é preciso entender o relacionamento do cliente com a marca.

Em outras palavras, é possível saber se ele está satisfeito, se deseja voltar a comprar seu produto ou serviço, se entende a missão e os valores organizacionais, se a experiência foi positiva ou pode melhorar.

Identificação da eficiência da equipe

Os dados coletados com a pesquisa de mercado fornecem informações relevantes para as equipes de marketing e vendas. Você pode descobrir, por exemplo, por qual meio os clientes entram mais em contato, por redes sociais, propaganda boca a boca e até mesmo anúncios patrocinados no Google.

Essa é uma forma de direcionar recursos para as ações que trazem mais resultados efetivos, além de também possibilitar a análise dos impactos e da eficiência das campanhas.

Descoberta de novas oportunidades no setor

Esse benefício é conquistado por meio dos dados relevantes, que indicam o que os consumidores buscam, quanto estão dispostos a pagar por determinado produto ou serviço, quais inovações esperam etc. Ao utilizar essas informações a seu favor, você adquire vantagem competitiva para o negócio e pode efetivar a chamada transformação digital, necessária para o mundo atual.

Direcionamento exato das ações

As equipes de marketing e vendas conseguem aplicar campanhas específicas, que tendem a atingir o público-alvo de maneira mais acertada. Os resultados obtidos ainda servem de parâmetro para a alteração de propostas ou desistência de iniciativas que trazem efeitos pouco significativos.

Qual a melhor opção para o seu negócio?

A resposta a esse questionamento depende do contexto pelo qual a organização está passando. O que recomendamos é monitorar e se adaptar às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. Por isso, é uma estratégia interessante mesclar os dois tipos de pesquisa e aplicá-las na cultura organizacional para realmente modificar o processo decisório.

Lembre-se de que uma alternativa interessante é usar as pesquisas online, que trazem resultados mais rápidos, têm preços mais acessíveis, ampliação do total de respondentes e acompanhamento em tempo real. Dessa forma, fica fácil tomar decisões com agilidade.

Além disso, tenha em mente que qualquer empresa pode efetuar uma pesquisa de mercado ou de marketing. Tudo depende dos insights que pretende obter. Quer saber mais sobre a satisfação dos clientes? Opte pela primeira. Deseja obter mais subsídios para direcionar campanhas e conhecer o comportamento do consumidor? A segunda é a melhor.

Ah! E não esqueça das ferramentas mais recentes de obtenção de dados, como Business Intelligence (BI) e Big Data. Elas são excelentes para fornecer um ponto de vista mais amplo e direcionado.

Assim, você pode empregar as duas pesquisas simultaneamente para ter uma visão mais ampliada. As consequências serão os efeitos positivos para o seu negócio, que passará a ter uma gestão mais acertada, focada na inovação e na transformação digital. Então, que tal empregar agora mesmo a pesquisa de marketing e mercado?

Aproveite as dicas que repassamos e comece agora mesmo a direcionar sua empresa para o caminho certo. Para isso, baixe nosso ebook completo sobre como planejar, executar e gerar leads para a sua empresa com uma pesquisa de marketing.