ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

ferramentas para empresas brasileiras

TechTrends 2017: conheça a maior pesquisa sobre ferramentas para empresas no Brasil

Neste ano, realizamos a segunda edição da pesquisa TechTrends, em parceria com a Resultados Digitais, voltada para empresas das mais variadas áreas de atuação.

Contamos com a participação de 857 pessoas que se voluntariaram a responder o questionário online e, assim, nos ajudaram a conhecer sobre as ferramentas mais utilizadas pelas empresas brasileiras.

Descubra os principais resultados deste estudo a seguir!

Desenvolvimento

Para chegarmos aos resultados apresentados, construímos o questionário dividindo as ferramentas pelas seguintes categorias:

Assim, foi possível descobrir qual era a mais adotada em cada uma, o quanto o uso delas contribui para os resultados das empresas e se há uma preferência por ferramentas brasileiras ou estrangeiras.

Resultados

A TechTrends: Benchmarks de ferramentas para empresas brasileiras trouxe dados e benchmarks relevantes sobre esse mercado, além de ter permitido entender e analisar quais são as melhores ferramentas que podem impulsionar o negócio.

Uma das observações do estudo aborda a média de ferramentas adotadas de acordo com o tamanho das empresas entrevistadas. É possível perceber que não há uma grande variação em relação a essa comparação e que as médias são bem próximas.

média de ferramentas por tamanho da empresa

Já quando essa comparação é feita em relação aos segmentos, a diferença quanto ao uso de ferramentas se torna bem visível.

média de ferramentas por segmento de mercado

Uso de ferramentas por categoria

Entre as categorias de ferramentas com maior adoção pelos respondentes, destacam-se as de Colaboração e Suítes de Produtividade (99,3%), Comunicação e Help Desk (96,8%) e Marketing Digital (94,5%).

adoção de ferramentas por categoria

Uso de ferramentas de Colaboração e Suítes de Produtividade

As ferramentas desta categoria ajudam uma equipe a criar, editar e colaborar em um
mesmo projeto de forma simultânea, sem precisar necessariamente que todos os membros estejam presentes em um mesmo espaço físico.

Tudo isso possibilita um ganho de produtividade e, consequentemente, de redução de custos, além de facilitar o desenvolvimento das atividades cotidianas.

Ferramentas de Colaboração

Cerca de 89,7% das empresas utilizam ferramentas de colaboração com o objetivo de
ajudar o trabalho desenvolvido em equipe. Nessa categoria, a ferramenta mais usada é o Google Drive (80,1%) e em segundo lugar o Dropbox, com 38,8%.

adoção de ferramentas de colaboração

Ferramentas de Suíte De Produtividade

65,2% dos respondentes da pesquisa utilizam ferramentas de suíte de produtividade para auxiliar nos processos e potencializar a produtividade das empresas.

As mais usadas são Google Apps (59,9%), Office 365 (45,6%) e Adobe Creative Cloud (20,6%).

suítes de produtividade

Uso de ferramentas de Comunicação e Help Desk

Investir em comunicação, tanto interna quanto externa, é essencial para qualquer tipo de empresa. Isso porque é necessário garantir o alinhamento dos processos internos e também em relação às expectativas dos clientes e parceiros com o seu negócio.

Ferramentas de Comunicação

A plataforma mais utilizada para comunicação de acordo com os participantes é o Skype, com cerca de 70%. O Hangouts e o Slack também são apontados, com adoção de 34,1% e 24% dos respondentes, respectivamente.

adoção de ferramentas para comunicação

Ferramentas de Help Desk

Os softwares de Help Desk ajudam a centralizar as solicitações tanto dos clientes quanto dos próprios funcionários, oferecendo mais segurança para todo esse processo.

A maioria, cerca de 38,8%, adotam softwares próprios, enquanto 27,4% usam o software Zendesk.

adoção de ferramentas para help desk

A pesquisa completa

Para conferir todas as informações, gráficos e estatísticas da pesquisa, veja o infográfico abaixo e faça o download gratuito do relatório completo!

Conheça também a TechTrends: Benchmarks de Ferramentas Para Agências.