Artigos

Plano de carreira e liderança de alta performance em grandes empresas

plano de carreira

A construção do plano de carreira nunca esteve tão popular. Com ele, profissionais de base podem chegar ao topo da pirâmide organizacional, ocupar cargos de liderança e entregar grandes resultados. Isso gera vantagens à empresa e aos profissionais.

Esse plano é resultado de uma gestão de pessoas focada em liderança e no desenvolvimento de carreira e tem impactos significativos na organização, gerando motivação, comprometimento com o que é feito e retenção de profissionais acima da média.

As enterprises dão cada vez mais ênfase ao tema, por isso, têm planos de carreira e sucessão muito bem estabelecidos. Eles levam em consideração o tempo de “casa”, os resultados alcançados, o perfil comportamental do profissional e o alinhamento aos valores da firma.

Reunimos uma série de informações sobre o assunto. Hoje, você vai entender como é a criação de plano de carreira e liderança de alta performance nas grandes empresas.

O que é e o que considerar no plano de carreira?

O plano de carreira é uma das mais importantes ferramentas para a gestão de pessoas. Ele une os objetivos da empresa e dos profissionais, gerando motivação e ganho mútuo.

É possível conceituar o plano de carreira como um esquema que estabelece o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro da empresa, em termos de carreira e salário, desde que entregue resultados previamente combinados. Assim, possibilita um crescimento sustentável.

Um bom plano de carreira considera:

  • o tempo de “casa” — há quantos anos o talento está na empresa;
  • os resultados entregues — metas e objetivos atingidos;
  • as competências adquiridas — participação em cursos e treinamentos;
  • o alinhamento com os valores e cultura organizacional;
  • o perfil comportamental — se tem perfil adequado a novos cargos.

Dessa maneira, um talento pode começar em um cargo júnior, passar para o pleno e chegar ao sênior. Também pode ocupar um cargo de liderança na empresa, gerenciando um time e disseminando os mesmos valores que usou para crescer.

Como é a criação de um plano de carreira e liderança?

Há diversas etapas para construir um plano de carreira. Nas grandes organizações, os principais passos são:

Estabelecimento dos critérios de crescimento

É preciso considerar os critérios para o crescimento. Algumas empresas contam apenas o tempo de “casa”, outras também consideram as metas atingidas ou as competências desenvolvidas, por exemplo.

Tome nota de cada um desses critérios, depois refine-os com a alta administração da empresa e compartilhe-os com os profissionais. Assim, apenas os verdadeiros talentos, que se adéquam a certos padrões da organização, poderão progredir.

Definição de diferentes níveis para o mesmo cargo

É difícil fazer com que os profissionais troquem de cargo a cada ano, afinal, nem sempre há funções para escalar na empresa. Por esse motivo, é importante estabelecer níveis em um mesmo cargo.

Por exemplo, segmente o cargo de analista de crédito em júnior, pleno e sênior, diferenciando também seus salários e benefícios. Logo, dentro do mesmo cargo, um profissional pode progredir, entregar resultados e se manter motivado.

Integração de treinamentos que facilitem a jornada

Outra etapa muito importante é a integração de treinamentos para que os profissionais possam crescer na empresa e, ao longo dessa jornada, adquirir novas competências técnicas e comportamentais. Para tanto, é necessário integrar programas de qualificação.

Faça um mapeamento dos cargos que serão ocupados pelos profissionais e das competências que serão necessárias. Em seguida, inicie programas de treinamento e desenvolvimento adequados.

Comunicação com os atuais empregados

Na construção do plano, há diversas reuniões com a alta administração e com os atuais líderes, porém, também é preciso se reunir e ouvir os atuais colaboradores. Assim, poderá entender seus anseios.

Não adianta criar um plano de carreira que não motive a equipe ou que seja visto como complexo demais. Então, pare para conversar com os funcionários, explique o que está sendo criado e peça sugestões. Logo, conseguirá criar um plano de carreira atraente e funcional.

Quais os principais benefícios desse desenvolvimento?

Há diversos benefícios que podem ser citados. Um bom plano ajuda na atração e retenção de talentos, na criação de líderes alinhados à cultura da empresa e na obtenção de melhores resultados pela própria organização. Entenda, agora, mais sobre os benefícios:

Atração e retenção de profissionais talentosos

Encontrar e contratar talentos é um desafio. Em todo o mundo, 38% dos empregadores têm dificuldades de encontrar mão de obra qualificada. Com um bom plano de carreira, no entanto, é possível tornar a firma um grande ímã de profissionais acima da média.

Como não adianta apenas atrair, o plano também contribui para a retenção dos profissionais que têm os critérios mínimos de crescimento estabelecidos. Assim, os melhores continuarão na organização.

Criação de líderes alinhados aos valores da empresa

Os líderes são indispensáveis para o sucesso e crescimento de uma organização, bem como para a obtenção de grandes resultados por parte do seu time. Todavia, quando não estão alinhados aos valores da empresa, não conseguem entregar resultados de modo satisfatório.

Como contratar líderes externos é um processo complexo, afinal, carregam uma forte bagagem cultural de outras empresas e nem sempre se adequam à organização, muitas empresas optam por prepará-los internamente. Assim, treinam os profissionais que estão na base da pirâmide para ocupar cargos de topo.

Quando esse processo ocorre de forma alinhada a um bom plano de carreira, com critérios claros e úteis ao crescimento, é possível obter líderes de alta performance, que respeitem a cultura organizacional e os valores disseminados internamente.

Desenvolvimento de competências específicas

Quem atua na área de treinamento e desenvolvimento (T&D) sabe que não é tão fácil fazer com que os profissionais participem de cursos e adquiram novas competências. Em muitos casos, há resistência.

No entanto, quando os talentos entendem que as novas competências fazem parte de um propósito maior, como o crescimento na empresa, ficam mais suscetíveis e entusiasmados. Voluntariamente, passam a se inscrever em novos cursos e programas de capacitação e a buscar por mais experiência.

Como você pôde observar, são muitos os benefícios. Então, não deixe de construir um plano de carreira e promover os profissionais que estão na base da pirâmide, pois eles serão os líderes de amanhã. Estabeleça critérios para o crescimento, subdivida os cargos, integre treinamentos e, claro, comunique-se com os talentos.

Então, gostou do artigo? Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e manter seus contatos por dentro do tema.

SOBRE O CONVENIA

O Convenia é uma HR Tech, especializada em tecnologia para RH e departamento pessoal. Com soluções completas para sua empresa:

Com o software de gestão, rhConvenia, você automatiza todos os processos do departamento pessoal, elimina os riscos financeiros, processa folha de pagamento, aumenta a eficiência do time e tem mais tempo livre para trabalhar de forma estratégica.  Por meio do Clube Convenia, você oferece uma rede de benefícios com 10 categorias de busca e mais de 200 marcas espalhadas por todo o Brasil para seus clientes, colaboradores ou associados.  A corretora de seguros é integrada ao rhConvenia e você tem acesso as principais seguradoras, operadoras e fornecedores de mercado, para cotação e faz toda a gestão de benefícios pela plataforma, de maneira automatizada.

Publicações relacionadas
Artigos

Nostalgia é tendência de mercado, não só um sentimento

Artigos

Customer Centricity e a redescoberta da roda

Artigos

EQI 2019: pesquisa avalia as informações das páginas de produtos no e-commerce

Artigos

Como posicionar a sua marca para se comunicar com micro e pequenos empreendendores