Artigos

Os principais ERPs que dominam o mercado

principais ERPs do mercado

A capacidade de fazer uma empresa crescer de forma sustentável está diretamente ligada à adoção de processos mais eficientes, de gerir melhor os recursos e impulsionar os colaboradores rumo a eficiência.

De forma isolada, cada um desses objetivos já é complexo. Então, como fazer com que todos eles sejam alcançados ao mesmo tempo? Ou ainda mais importante, como fazer tudo isso e deixar o cenário pronto para continuar a expansão do negócio?

Uma das respostas para essas perguntas está na escolha de ferramentas adequadas de gestão, como o software ERP, do inglês “Enterprise Resource Planning”, ou “Planejamento de Recursos da Empresa”.

Um sistema tão importante para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, que precisa ser escolhido com cautela e mentalizando o objetivo de alcançar os melhores resultados. Entenda a situação do mercado de ERP e como escolher o seu.

O cenário favorável para investir em ERPs

O investimento em ERPs tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos. Segundo estudo da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o país já ocupa o 9° lugar no ranking mundial de investimentos em TI.

Considerando apenas a América Latina, os números são ainda melhores. O Brasil ocupa o 1° lugar na lista, com nada menos que 39,1% do montante total investido em serviços, produtos e estrutura de TI.

Além disso, o valor de U$38 bilhões aplicados em soluções tecnológicas no Brasil representa um aumento de 4,5% entre os anos de 2016 e 2017. Na prática, isso significa muito para o cenário de inovação.

Ao mesmo tempo que o Brasil é conhecido pela alta criatividade e poder de inovação, também amarga a fama de ser altamente improdutivo, por conta de processos ineficiente e burocracia exagerada.

O investimento considerável em soluções tecnológicas, que ajudam a melhorar justamente esses aspectos, aponta para o amadurecimento da mentalidade dos líderes executivos e gestores das empresas. Esses profissionais entendem que não há mais tempo para adiar o progresso tecnológico, um dos motivos para o mesmo estudo já citado projetar para 2018 “o ano da recuperação”, mesmo com as incertezas relacionadas às eleições.

Mas, será que todos esses dados e expectativas refletem de forma direta nos ERPs? Com certeza! Basta pensar nas atribuições de um software ERP para a rotina de uma empresa: desde balanço contábil até gestão de estoque, nada fica de fora.

Isso faz do ERP um dos sitemas mais importantes para negócios de qualquer tamanho manterem a organização e criarem processos mais eficazes, com melhor relação custo-benefício.

Os benefícios do ERP para uma empresa

Não é novidade para ninguém que conhecimento é poder. E, no caso de uma empresa, isso assume um significado ainda mais amplo. Tal “poder” pode ser traduzido como uma capacidade maior de gerar lucro e a chance de influenciar em decisões de compra dos consumidores por um longo tempo.

Em outras palavras, é o que toda empresa busca. E esse conhecimento nunca esteve disponível de forma tão aberta quanto hoje. A transformação digital revolucionou a forma como as pessoas interagem umas com as outras.

Como resultado, o compartilhamento de informações enquanto ferramenta de progresso coletivo se tornou regra. As pessoas estão dispostas a dividir dados sobre si mesmas e abrir mão de posses para garantir experiências de consumo mais completas.

Estamos na era dos serviços por assinatura, da economia compartilhada, dos bancos digitais. Quer um exemplo de como o conhecimento pode tornar uma empresa poderosa? Em uma indústria dada como morta, o Spotify conseguiu atrair mais de 170 milhões de usuários e 75 milhões de assinantes.

Pense por um momento: eles conseguiram fazer com que 75 milhões de pessoas pagassem todo mês por algo que estava disponível de graça na internet, há anos!

Tais resultados tão expressivos se devem ao entendimento que os executivos do Spotify tiveram do rumo que o mercado tomava, já em 2008. Também foi importante que continuassem usando os dados de forma estratégica.

Você talvez pense que esse tipo de análise é feita graças a tecnologias como Big Data, Machine Learning e afins. Sendo assim, o que isso tem a ver com o ERP? Tudo! Afinal, o ERP é a base de tudo no que diz respeito à gestão e análise de dados.

Por meio desse sistema, você vai gerenciar o negócio de forma completa, com uma visão 360° da empresa. A partir disso, será mais fácil tomar decisões estratégicas e se planejar a curto, médio e longo prazo.

Os principais ERPs do mercado

Se a sua empresa ainda está na dúvida sobre qual ERP deve contratar ou, pior ainda, se está insatisfeita com a solução atual, vai gostar das informações abaixo. Escolher um software, ainda mais de importância tão grande, envolve uma série de critérios. Entre eles, podemos citar:

  • estrutura para atender empresas de diferentes tamanhos;
  • possibilidade de escalar a operação conforme a necessidade;
  • custo-benefício comprovado da ferramenta;
  • qualidade do suporte oferecido;
  • reputação no mercado;
  • recursos específicos para certos nichos (caso seja necessário);
  • entre outros.

O fato é que decidir pelo sistema que vai controlar toda a gestão do negócio não é tarefa simples, e a escolha não deve ser feita com base em uma avaliação superficial.

Para ajudar nesse respeito, a Gartner lançou uma pesquisa recente com 11 ERPs brasileiros que vale a pena considerar na hora de tomar sua decisão. O relatório conta com nomes conhecidos no cenário nacional, como ContaAzul, OnClick e Benner.

Ainda assim, também vamos te ajudar listando aqui 5 dos principais sistemas ERP. Conheça melhor as soluções oferecidas por Totvs, SAP, Linx, Senior e Oracle:

Totvs

Antes de nos aprofundar na solução de ERP da Totvs (pronuncia-se Totus), vamos ver mais de perto a história da companhia. A empresa é brasileira, mas está presente em 41 países, tem mais de 50% de market share no Brasil e é lider na América Latina.

Além disso, a Totvs provê soluções tecnológicas para diversos setores de mercado — desde agronegócio até varejo e finanças — e empresas de vários portes.

A proposta do ERP da Totvs, chamado Protheus, é evoluir junto com a sua empresa, e eliminar problemas que são comuns em soluções antigas. Entre eles, migração de versões. Em vez disso, as atualizações de sistema são constantes e aplicadas de forma automática.

A ferramenta funciona 100% na nuvem, e é projetada com o mobile-first em mente. O sistema também conta com um time de arquitetos treinados para determinar e entender suas necessidades e vender exatamente o que a sua empresa precisa.

Já são mais de 30 mil clientes que usam as soluções da companhia todos os dias. Por fim, o ROI do sistema é calculado antes mesmo do fechamento da venda, para garantir que você nunca pague mais do que os benefícios que vai ter.

SAP

A SAP, fundada na Alemanha em 1972, é uma das gigantes mundiais quando se fala em soluções tecnológicas para empresas. Não é à toa que conquistou nada menos que 378 mil clientes. Um dos lemas da empresa para continuar relevante é inovar de forma constante.

Foi essa iniciativa que fez com que a companhia decidisse apostar no mercado emergente do Brasil em 2011. Além disso, a SAP tomou várias outras medidas de crescimento agressivas. Entre elas, adentrar no mercado chinês, realizar várias aquisições de companhias menores e fazer a transição total para o funcionamento em nuvem.

Por fim, que dizer do software ERP da SAP? O produto mais moderno da empresa, conhecido como SAP S4/HANA, foi projetado para atender empresas de todos os portes e setores.

Com uma estrutura na nuvem, análises preditivas baseadas em Machine Learning e vários recursos que permitem uma visão global do negócio, fica fácil gerar insights e implementar processos mais eficazes e produtivos a um custo menor.

Linx

A Linx é especialista em software de gestão (ERP e POS) com foco no setor varejista brasileiro e foi criada em 2004, mas as atividades por ela desenvolvidas iniciaram-se há 30 anos. Entre as soluções oferecidas estão os segmentos de postos e lojas de conveniência, concessionárias, food, moda e acessórios, óticas, farmácias, super e hipermercado, magazines, eletro & eletrônicos, casa & decoração, home centers, telefonia, perfumaria e cosméticos, livrarias e presentes, varejo de serviços, estética e saúde, ensino profissionalizante e idiomas, salões de beleza e spas, lavanderias, entre outros.

Com diversas filiais por todo o país, a Linx atende mais de 46 mil clientes de acordo com as necessidades funcionais, técnicas, fiscais e legais para lojas e redes.

Com esse software é possível garantir a integração total entre redes de lojas, consolidando as informações e centralizando a operação e assim, proporcionar uma melhor experiência de compra para o consumidor final, ao mesmo tempo em que facilita a gestão de todos os canais da rede.

Senior

O ERP da Senior tem como foco a gestão empresarial. Com o objetivo de desenvolver e potencializar a gestão da sua empresa é possível diminui processos, tornar a tomada de decisão mais ágil e ter em mãos resultados mais precisos. De forma segura, é possível automatizar todo o processo de gestão.

Criada em 1988 em Blumenau (SC), a Senior atua com filiais, escritórios, unidades de negócios e canais de distribuição presentes em todo o Brasil.

Oracle

Os números da Oracle são impressionantes, e a credenciam imediatamente como uma das principais soluções do mundo para oferecer a solução ideal de ERP para a sua empresa. A companhia conta com 430 mil clientes em 175 países, 25 mil parceiros e é #17 na lista das 100 marcas mais valiosas do mundo.

Tais dados indicam a liderança absoluta da companhia em prover soluções para diversos setores de mercado, desde serviços bancários e financeiros até áreas como saúde e varejo.

Com presença forte no Brasil, a Oracle oferece soluções para empresas de todos os portes e setores, desde pequenas e médias até grandes corporações.

Como as demais opções, o ERP da Oracle também funciona na nuvem e conta com tudo que você precisa para conectar todos os aspectos do negócio e equipar todos os colaboradores para tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

Ao passo que cada vez mais empresas brasileiras apostam com força em ferramentas de gestão, conhecer os principais ERPs do mercado coloca você numa posição estratégica. Tudo que você precisa agora é uma análise clara das suas necessidades e objetivos, a fim de escolher o melhor sistema e obter grandes resultados com ele.

Se manter bem informado é fundamental para continuar relevante no mercado. Assine nossa newsletter e receba insights como esses direto na sua caixa de entrada!

Ebook-Transformação-Digital-360Powered by Rock Convert

Publicações relacionadas
Artigos

Por que sua mídia paga pode estar fazendo você perder dinheiro

Artigos

Business Agility: como fazer sua empresa pensar de maneira ágil

Artigos

Big Data Marketing: a importância dos dados para uma nova gestão de estratégias

Artigos

Hora de olhar para as estrelas: o interesse pela astrologia vive um boom e sua marca pode se beneficiar!