Artigos

O profissional T do Marketing

Madeira recortada em formato de T fazendo parte de uma montagem ao estilo Tetris

Multidisciplinaridade é um conceito importante em vários setores, principalmente no mercado de trabalho. Profissionais que têm conhecimento em diversas áreas são mais valorizados, mas é inegável que ainda há desconfiança sobre quem sabe tudo e não é especialista em nada. Por isso, o profissional T do Marketing é um modelo extremamente importante nesse setor.

Com o digital já como ambiente totalmente concreto para o segmento, houve o surgimento de muitas vertentes de atuação, o que é característica do Marketing Digital. Formar equipes de Marketing com um especialista em cada área seria complicado e custoso, por isso, a ideia de pessoas capazes de atuar em várias vertentes, sem deixar de ser especialista em uma delas, cresceu.

O mercado exige maior amplitude de conhecimento, e é hora de compreender como é possível atender a isso, valorizando principalmente uma questão principal: os dados. Hoje, eles são essenciais para o Marketing Digital e, consequentemente, devem ser dominados pelos profissionais.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

T-Shaped marketer

O conceito de T-Shaped marketer, ou profissional T de Marketing, foi originado de uma filosofia de contratação de profissionais pensada há mais de 50 anos pela área de recrutamento.

A aplicação no setor de Marketing foi um movimento quase natural, já que o mercado tem exigências específicas que vão nessa direção: profissionais que dominam diversos segmentos, mas que são especialistas em uma área.

Analisando o Marketing no contexto atual, é simples exemplificar. Um profissional T de Marketing seria alguém que entende de SEO, de Analytics, de Marketing de Conteúdo, mas sua especialidade é anúncios pagos. Isso faz dele alguém multidisciplinar e versátil, sem deixar de ser destacado em uma área específica, em que ele será considerado autoridade.

Da amplitude à especialização

É sempre importante pensar o conceito de profissional T traçando um paralelo com a linha do tempo de formação da educação tradicional. Primeiro, o estudante, da educação infantil ao ensino médio, estuda diversas disciplinas, aprendendo separadamente sobre cada uma delas. Isso o qualifica para, posteriormente, escolher em qual área será um especialista.

Ao fim da vida escolar, chega o momento de ingressar no ensino superior, momento em que o estudante, preparado para a vida profissional, decide em que ele vai atuar. Para chegar até ali, precisou se formar dominando diversas áreas, e então é hora de se tornar profissional em algo.

O profissional T é nada menos do que isso, alguém que domina muitos conhecimentos do Marketing, mas é aprofundado, altamente técnico e especialista em um deles.

Para ilustrar melhor a razão do uso do “T”, a empresa Digital Marketer literalmente desenhou esse conceito em seu blog, usando o exemplo de como ele se aplica em Marketing Digital:

Representação do T-Shaped Marketer, desenvolvida pela Digital Marketer

A arte traz um ótimo exemplo: um profissional que domina Marketing de Conteúdo, email Marketing, dados e analytics, Marketing de busca, mídias sociais e Marketing para e-commerce, além de mídia paga, que é sua especialidade.

Desse modo, a ilustração coloca essa área específica no centro do “T”, mostrando que é nesse segmento que o profissional se aprofunda, detalhando as demandas que compõem a área e, consequentemente, que o colaborador domina de forma ampla.

O que é preciso para ser um profissional T

Por mais que, não necessariamente todo profissional de Marketing conheça o conceito de T-Shaped marketer, a ideia central já é amplamente entendida: é necessário, cada vez mais, ser versátil e ter amplo conhecimento em diversas áreas. Esse é o ponto de partida que precisa guiar todo profissional que deseja estar pronto para ser ainda mais relevante no setor.

Busca por conhecimento em diversas áreas do Marketing

Um profissional que é bom em copywriting, por exemplo, não pode se limitar a produzir conteúdos para uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Para ele, pensando na continuidade do trabalho, é essencial que também seja um bom conhecedor de parâmetros de SEO, o que permitirá que cuide de toda a parte de planejamento e estratégia de conteúdo, do início ao fim.

Quanto mais o profissional é capaz de cuidar de um ciclo inteiro de trabalho, mais ele será relevante para a rotina de um time de Marketing. Poder atuar em mais etapas torna o cotidiano mais dinâmico e traz melhores resultados.

Aprofundamento no que se tem de melhor

Todo profissional de Marketing tem uma especialidade, seja por afinidade com os detalhes do trabalho, seja por experiência desenvolvida ao ter ocupado alguma posição em uma equipe. Em qualquer um dos casos, esse domínio deve ser transformado em vantagem, assim, sendo desenvolvido ao nível de especialidade daquele profissional.

A partir da perspectiva do mercado, é essencial que todo time de Marketing tenha especialistas em cada um dos setores, o que garante qualificação e autoridade em cada estratégia. Nesse caso, a preparação de alguém que já domina algumas áreas é finalizada com a capacitação a ser alguém aprofundado e dominante em uma demanda específica.

Dados em jogo

Tratar sobre essa necessidade crescente que o profissional de Marketing tem em ser mais versátil leva diretamente a um campo essencial do setor atualmente: dados. Hoje, as estratégias digitais, maioria dos esforços do mercado, dependem diretamente dos dados para acontecerem, do início ao fim. Consequentemente, é fundamental dominar métricas, KPIs e toda a parte analítica.

Praticamente, não há campo do Marketing Digital em que os dados não sejam decisivos. Em uma estratégia de email Marketing, por exemplo, é fundamental mensurar os resultados de envio e abertura das mensagens. Em social media, da mesma forma, não há estratégias de sucesso sem mensuração de interações, de alcance e de outras métricas fundamentais.

É possível afirmar que o domínio de dados — e de sua aplicação no Marketing Digital — é a necessidade mais urgente para todas as equipes do setor. Isso significa que todo profissional desse segmento precisa ter familiaridade com os dados, ainda que não seja especialista. Nesse grande “T” que é Marketing Digital, é necessário alocar esse campo de conhecimento.

O papel do profissional T é essencial no Marketing, e isso fica ainda mais latente com o avanço do digital e o surgimento das várias estratégias conhecidas atualmente. Mais do que um diferencial, ser versátil se tornou uma necessidade básica, desde que em meio a isso haja uma especialização.

Parte essencial do Marketing Digital, os anúncios online são estratégias fortes de alcance ao público. Em meio à pandemia do coronavírus, monitorar as variações da performance dessas ações é essencial.

Banner de download da 4ª edição da Rock Content MagazinePowered by Rock Convert
Publicações relacionadas
Artigos

Tecnologia no recrutamento e o que o futuro nos reserva

Artigos

Sistemas de gestão de aprendizagem auxiliam a aumentar o LTV de empresas

Artigos

Como o Facebook ainda está crescendo?

Artigos

Compaixão e liderança vão bem juntas?