Artigos

Sua empresa está pronta para jogar com sua marca?

Publicidades em games

Já há alguns anos, a publicidade no meio digital começou a acelerar e se tornar uma necessidade para aqueles empresários que realmente querem ter competitividade no mercado. O que antes era uma alternativa para empresas que queriam se destacar, hoje é uma obrigação para todos os tipos de negócio, desde os pequenos aos de grande porte.

Com a evolução da publicidade online, foram surgindo diferentes plataformas e alternativas que precisam ser trabalhadas no dia a dia. Os jogos online, por exemplo, se tornaram uma possibilidade de investimento que promete excelente retorno para os anunciantes.

Um relatório realizado pelo Grupo M mostrou que consumidores tendem a se envolver muito mais com a publicidade quando estão expostos em um ambiente de jogo. Esse relatório apresentou também uma pesquisa realizada pela TapJoy, onde foram apresentadas informações a respeito da atenção e envolvimento dos players com os anúncios: se em internet o retorno é de 17%, em revistas e outdoors 15%, nos jogos online a TapJoy levantou 41% de envolvimento, um número incrível quando comparado a mídias tradicionais.

Junto a isso, temos uma informação importante: os jogadores acabam se tornando muito mais dispostos a assistir a anúncios em vídeos para conquistar recompensas em seus jogos. 82% dos jogadores de celular da Ásia-Pacífico (APAC) declararam que anúncios por meio de jogos são a forma preferida de serem impactados. Um dos motivos é a possibilidade de controlar quando vão receber anúncios por meio do vídeo recompensado, por exemplo. Esse cuidado ajuda a garantir que os usuários tenham experiências positivas com as marcas anunciantes.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A variedade de formatos para publicidade em games

Um dos fatores que mais chama a atenção das empresas que querem fazer publicidade em games é a possibilidade de trabalhar com formatos diversos. Até o momento, existem quatro alternativas que podem ser usadas de acordo com a estratégia das empresas.

Anúncios em vídeos premiados

Os vídeos premiados são responsáveis por aumentar a experiência de jogo dos usuários. Esses anúncios acontecem em formato de vídeo e podem aparecer em momentos específicos do jogo, oferecendo uma recompensa para o usuário, como uma vida extra, energia adicionada ou alguma pequena ferramenta que pode ajudar na evolução do jogador.

Esse formato se tornou uma ótima alternativa para investidores e é uma das possibilidades mais oferecidas pelas empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos jogos.

Para os anunciantes, esse formato é excelente, pois eles pagam apenas se o usuário de fato executar a ação desejada. As taxas de conclusão e instalação tendem a ser muito altas. Por um lado, isso pode ser ruim, pois significa que os editores poderão cobrar um eCPM alto. Por outro lado, isso significa que os usuários tiveram uma escolha, e escolheram ver o anúncio.

Anúncios intersticiais

Os anúncios intersticiais são uma alternativa aos vídeos premiados. Enquanto os vídeos premiados são responsáveis por oferecer vantagens dentro do jogo por meio da conclusão do anúncio, os vídeos intersticiais atuam de outra maneira: são responsáveis por preencher pausas dentro dos jogos.

Os vídeos intersticiais, assim como os premiados, mostram uma mensagem no fim do anúncio, comumente chamando os usuários a fazer alguma ação, como instalar um aplicativo, conhecer uma nova empresa ou outra possível conversão.

Anúncios playables

Os anúncios playables, ou jogáveis, são aqueles que permitem que o usuário experimente uma miniversão do jogo que está sendo anunciado, ou um minijogo da marca anunciante. Para conseguir se destacar com esse formato, é importante que o anúncio replique o nível de representatividade do jogo no qual está anunciando.

Para isso, é necessário que seja feita uma grande pesquisa e analise-se a jogabilidade para entender em quais habilidades os jogadores costumam estar mais envolvidos e, a partir daí, criar um anúncio que abrace a mesma realidade.

Anúncios em banners

Um tipo de jogo que cresceu bastante no mercado foram os “hiper casuais”. Esses jogos representam aqueles que têm uma curva de aprendizado muito curta, curtos ciclos de jogo, e que permitem que os usuários entendam e aproveitem aquela plataforma com facilidade no dia a dia.

Esse modelo de jogo abriu as portas para um formato de anúncio: os banners. Os banners são uma ótima unidade para os jogos e muitas vezes são responsáveis por complementar os anúncios de vídeo.

As empresas Admix e Bidstack começaram a oferecer uma solução diferente e muito interessante para os anunciantes: a possibilidade de inserir banners de forma nativa dentro do jogo. Nesse formato, em um jogo de corrida, por exemplo, um banner pode ser colocado na pista de fórmula 1 ou em um outdoor pelo caminho que o usuário fará durante a jornada.

Esses anúncios, apesar de estarem em formato nativo, exigem apenas um banner padrão, transformado para se encaixar no universo dos jogos.

Por que anunciar em games vale a pena

Não é novidade que existem diversas oportunidades de anúncios nas mais variadas plataformas. Hoje, os games fazem parte de uma das maiores apostas do mercado para as empresas dos mais diversos tipos: são muitas pessoas envolvidas nesses jogos, e um universo imenso de oportunidades para aqueles anunciantes que sabem fazer um trabalho diferenciado.

Assim como anúncios em plataformas mais tradicionais, os games permitem certa segmentação: existem jogos de estilos diferentes para consumidores distintos, e entender quais são as alternativas do público ideal da empresa vai permitir fazer uma escolha muito mais acertada nesse momento.

Os jogos também oferecem uma grande vantagem: atingem pessoas de idades bem variadas, permitindo que, mais uma vez, as empresas consigam direcionar melhor os anúncios que estão fazendo, aumentando as chances de conquistar um público fiel.

A publicidade em jogos ainda tem muito espaço para se ampliar

Apesar dos bons números, ainda são poucas as empresas que realmente ousaram investir na publicidade em games.

Por isso, uma coisa é certa: esse modelo de anúncio ainda tem muito o que crescer dentro do mercado em que estamos. A tendência é que, com a melhoria da informação e o aumento das possibilidades, cada vez mais companhias sejam capazes (e estejam interessadas) em utilizar uma parte da sua verba de investimento em plataformas tradicionais para ousar nos anúncios em games, tanto por meio de vídeos quanto de banners.

Uma campanha de sucesso exige que alguns investimentos sejam feitos, além de uma observação cuidadosa de todos os fatores que envolvem uma boa comunicação. Será que todas as empresas estão conseguindo passar a mensagem certa de maneira adequada? Confira nosso artigo sobre o tema: Companhias que investem em tom e voz da sua comunicação têm mais chances de se destacar.

Publicações relacionadas
Artigos

O profissional T do Marketing

Artigos

Leitura ganha destaque na quarentena

Artigos

Mumbuca, o dinheiro maricaense

Artigos

Os primeiros passos em machine learning