pesquisa sobre qualidade do e-commerce brasileiro

EQI: pesquisa inédita no país mostra a qualidade do e-commerce brasileiro

Que as vendas online no Brasil não param de crescer você já deve estar cansado de saber, não é mesmo? Mas será que as lojas online estão oferecendo uma boa experiência de compra aos consumidores? Será que todas as informações sobre os produtos constam nas páginas de vendas?

Pensando nesses e em outros problemas, surgiu o EQI, ou o E-commerce Quality Index ou ainda o Índice de Qualidade do E-commerce.

Esse é o primeiro indicador que avalia a qualidade do comércio eletrônico brasileiro do ponto de vista do consumidor.

A pesquisa foi realizada pela Lett, empresa especializada em Trade Marketing Digital e traz resultados surpreendentes em relação à experiência de compra online.

A verdade é que o e-commerce ainda precisa aprimorar muito para atender às expectativas dos usuários e não perder vendas por motivos banais, como a falta de informações básicas sobre um produto.

Quer entender melhor sobre a pesquisa? Então, continue a leitura e confira os principais resultados do EQI!

O que é o E-commerce Quality Index?

O EQI é o Índice de Qualidade do E-commerce brasileiro, que apresenta, sob diversos aspectos, como está a experiência de compra online. Não havia nenhum dado que mostrasse essa análise de forma aprofundada no Brasil.

O estudo surgiu pela necessidade de compreender se as lojas virtuais realmente estão se preocupando em oferecer as informações necessárias para os consumidores tomarem uma decisão de compra.

Mas por que abordar esse assunto? O fato é que os consumidores esperam ter experiências iguais ou melhores do que acontece nas lojas físicas. O problema é que os e-commerces não contam com um vendedor para esclarecer todas as dúvidas sobre o produto, então são as informações na página que precisam fazer esse papel e isso precisa ser muito bem feito.

Sendo assim, o EQI mostra, de maneira quantitativa, quais impasses os consumidores encontram na hora de adquirir um produto nos maiores e-commerce do país.

O objetivo da pesquisa também é servir de benchmark para que marcas e varejistas possam compreender como seus produtos estão sendo anunciados online. E, depois, consigam traçar estratégias mais focadas em realmente conquistar os consumidores no e-commerce.

Confira todos os resultados do EQI, a primeira pesquisa que avalia a qualidade do e-commerce brasileiro!

Quais e-commerces foram analisados no EQI?

O EQI analisou mais de 2 milhões de páginas de produtos presentes nas 57 maiores lojas online do país. Juntas, elas representam mais de 60% do faturamento do e-commerce brasileiro.

página de produto

Entre os sites avaliados, podemos destacar:

  • Lojas Americanas;
  • Casas Bahia;
  • Magazine Luiza;
  • Netshoes;
  • Saraiva;
  • Walmart;
  • Ricardo Eletro;
  • Carrefour;
  • Centauro;
  • Fastshop;
  • e muitos outros!

Qual é o cálculo do EQI?

Para se chegar aos resultados do EQI, a pesquisa foi baseada nos 4 principais pilares quando o assunto é experiência de compra online:

  1. Navegação por categoria;
  2. Título e descrição dos produtos;
  3. Imagens principais e extras;
  4. Avaliações e comentários dos consumidores.

pilares do EQI

Qual é a nota do e-commerce brasileiro segundo o EQI?

O EQI apontou que a nota geral do comércio eletrônico no Brasil é de 5,32, em uma escala de 0 a 10.

média do EQI

Essa média é muito baixa e mostra que o e-commerce ainda tem muito a evoluir para conquistar os usuários online.

Vamos fazer uma comparação para você entender melhor. Imagine uma nota 5 no ensino escolar, o que isso significaria? Reprovação com toda certeza! Ou seja, os consumidores não estão satisfeitos com o que encontram nas páginas de produtos.

E os números comprovam essa realidade: se considerarmos a nota 6 como aceitável, 72% dos e-commerces brasileiros seriam reprovados, já que não apresentam informações adequadas sobre os produtos que vendem online.

Portanto, o principal desafio do comércio eletrônico é conseguir superar o que é feito nas lojas físicas. E, infelizmente, o resultado do EQI mostra que as lojas online ainda estão bem longe de conseguir oferecer um serviço de qualidade.

O EQI também aponta quais são os piores e melhores resultados sob diversos aspectos analisados. Baixe o EQI completo aqui para ver todos eles!

Como utilizar os dados do EQI para otimizar suas vendas online?

Com as informações do EQI, você é capaz de traçar estratégias para atender ao que os consumidores esperam quando procuram um produto no seu e-commerce.

As informações de compra fazem toda diferença na tomada de decisão e na credibilidade do seu site. Além disso, se o consumidor não se decepcionar com o item adquirido, as chances dele comprar novamente e ainda indicar o e-commerce para outras pessoas é muito grande. Afinal, “a propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo?

E tem mais: estudos apontam que um dos principais fatores do abandono de carrinho é a falta de informações sobre o produto.

Portanto, lembre-se de focar em imagens de qualidade, títulos completos e descrições que possuem todas as especificações técnicas sobre o assunto. Além disso, se o produto for modificado, como é o caso de eletrônicos, por exemplo, é fundamental preencher todos os dados adequadamente na página de produto.

Também é importante focar em estratégia de SEO para e-commerce. Coloque sempre as palavras-chaves relevantes para o seu negócio no título, descrição e imagem de cada item. Assim, quando o usuário for buscar o produto no Google, ele logo encontrará a sua página e há mais chances de aumentar as suas conversões.

Sempre se coloque no lugar do consumidor para oferecer a melhor experiência de compra a ele!

Como melhorar a experiência de compra online?

O EQI mostrou que a experiência de compra nos e-commerces está muito ruim. Mas como melhorar esse aspecto para aumentar suas vendas online? Como fazer o consumidor ter confiança em comprar no seu site?

Para te ajudar nessa missão, separamos 3 dicas fundamentais, confira!

1. Aposte nas descrições completas

Lembra que comentamos que a falta de informação é um dos grandes motivos da desistência de compra na internet? Uma das maneiras de melhorar esse aspecto é inserir descrições completas para cada item no seu site.

Coloque todos os dados sobre o produto, todos mesmo! Desde informações simples como voltagem até aspectos complexos como especificações técnicas. Pense em todas as dúvidas que o consumidor pode ter em relação ao produto e busque saná-las.

2. Atualize as imagens dos produtos

Imagine que você comprou um celular pela internet, mas quando ele chega à sua casa, o modelo é diferente do que você viu na loja online. Como você iria se sentir? Provavelmente, frustrado, não é mesmo? É assim que todos nós nos sentimos.

Por isso, é tão importante atualizar as imagens dos produtos no e-commerce. Elas são um dos pontos mais chamativos para os usuários e eles confiam que a imagem realmente representa o que será entregue em casa.

3. Peça avaliação dos consumidores

Um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra é a avaliação e comentários de outras pessoas que já compraram o produto. Um estudo feito pela Invesp mostra que 90% dos consumidores leem reviews antes de realizar alguma compra.

Portanto, estimule ratings (avaliações) e reviews (comentários) dos seus produtos. Uma boa prática é enviar um email assim que o cliente adquiriu um produto e solicitar a sua opinião sobre o que foi comprado.

Neste artigo, apresentamos uma visão geral sobre a qualidade do e-commerce brasileiro e demos dicas para você melhorar a experiência de compra da sua loja online.

E agora, o que fazer? O próximo passo é baixar o EQI completo para ter mais insights e compreender quais estratégias adotar para aumentar suas vendas online. Confira!

*Artigo desenvolvido pela equipe da Lett, empresa especializada em Trade Marketing Digital.