ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

content trends 2016

Content Trends 2016: Tendências do Marketing de Conteúdo

  • Juliana Ribas
  • 02 de julho de 2016

Entender o mercado, conhecer as melhores práticas e os benchmarks de quem tem sucesso é importante para tomar decisões proativas e baseadas em dados reais. Essa é uma certeza que sempre tivemos na Rock Content.

Infelizmente, até o ano passado, não era fácil encontrar pesquisas que fornecessem dados sobre a evolução do mercado de Marketing Digital no Brasil. De Marketing de Conteúdo então, nem se fala.

E foi com o objetivo de mudar isso que desenvolvemos, em 2015, a primeira pesquisa de Marketing de Conteúdo no Brasil: em um relatório de 27 páginas, destacamos diversas estatísticas, gráficos e benchmarks sobre as tendências de adoção a essa estratégia.

Porém, o mercado de marketing digital está em constante transformação e, assim, consideramos ser essencial manter estes dados sempre atualizados. Por isso, estamos lançando a segunda edição da Content Trends.

A pesquisa

Entenda todo o processo da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do Brasil.

Desenvolvimento

Para a realização da Content Trends 2016, utilizamos como base o questionário do ano anterior, mas fizemos algumas alterações. Acrescentamos algumas perguntas e retiramos outras de modo a produzir um relatório ainda mais completo e descobrir novas informações.

Com o questionário pronto, divulgamos para mais de 100.000 contatos e promovemos em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Como incentivo, todos aqueles que o respondessem ganhariam o Content Marketing Playbook, do Sujan Patel e concorreriam a uma caixa de som JBL Flip wireless.

A pesquisa ficou disponível online entre os dias 11 e 26 de abril e, ao longo deste período, contamos com a participação de 2725 profissionais dos mais diversos setores e de todo o país.

Do dia 27 de abril até o dia de hoje, trabalhamos para analisar os dados, produzir gráficos e conteúdo, além de diagramar o relatório.

Resultados

Os resultados obtidos na Content Trends 2016 confirmaram o que descobrimos no ano passado: o Marketing de Conteúdo é uma realidade para a maioria das empresas brasileiras.

Entre os entrevistados, verificamos que 70% utilizam essa estratégia, e os resultados que ela traz são claros: empresas que adotam geram 4x mais visitas e 5x mais leads.

A maior parte das empresas ainda está em um nível básico de desenvolvimento do Marketing de Conteúdo e, dessa maneira, ainda não tem processos e estratégias bem definidos. Ao mesmo tempo, 50% dos participantes ampliaram seus investimentos na estratégia entre 2015 e 2016 e 67% pretendem aumentar no ano que vem.

Assim, fica claro que há um grande potencial para o mercado amadurecer em termos de uso dessa estratégia.

Content Trends

Estes são apenas alguns dos dados que encontramos. Para explorar ainda mais o mercado de Marketing de Conteúdo no Brasil, confira também o relatório completo! São 40 páginas com inúmeras estatísticas, gráficos e insights do mercado.

Bônus: na edição de 2016, além da análise geral, traçamos o perfil das organizações que se consideram bem-sucedidas na estratégia. Entenda as melhores práticas do setor e alavanque também os resultados da sua empresa com o Marketing de Conteúdo.

content trends