Artigos

Insurance content marketing: o poder do conteúdo para quebrar o tabu do mercado de seguros

Mercado de seguros

Podemos concordar que, há alguns anos, o mercado de seguros sofre com um tabu: produtos de seguros são burocráticos, tediosos e difíceis de entender. Essa indústria tem o desafio, portanto, de desmistificar o conceito já preestabelecido pelos consumidores.

Mais que um desafio, encaramos isso como uma oportunidade enorme para empresas desse ramo. Poucas companhias constroem hoje um conteúdo que crie engajamento para possíveis compradores. Então, qual próximo passo para empresas de seguros?

Conteúdo é a grande ponte entre uma marca e sua audiência. Através dele, empresas têm a oportunidade de construir relações genuínas e autênticas por meio de blogposts, ebooks, infográficos, vídeos, entre muitos outros formatos e possibilidades. E o ROI pode ser facilmente comprovado. Assim, para empresas de seguros, o conteúdo é extremamente importante.

Um pesquisa World Insurance Report 2018 da Capgemini e Efma aponta a necessidade das empresas de seguros melhorarem sua experiência digital perante a clientes e possíveis clientes.

Nesse material, separamos dados de mercado da indústria e como reverter o atual cenário da percepção dos consumidores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A percepção dos consumidores de seguros

Enquanto 32,6% da geração Y dos consumidores têm uma boa experiência com bancos, apenas 25,7% dessa mesma geração têm uma experiência positiva com empresas de seguros, segundo a mesma pesquisa da Capgemini e Efma.

E em relação ao resto dos consumidores? O dado ainda continua preocupante, com 39,3% de boa experiência para bancos e 32,8% para empresas de seguros.

Na América Latina, a percepção dos consumidores também não está ideal segundo a pesquisa.

Em relação aos serviços, os bancos ainda saem na frente.

“Customers expect fully digital companies. Other industries have strong digital capabilities and new competencies and may disrupt the insurance industry” — Tor Hakon Baloo, Director of Product and Price of Eika Forsikring

Para os consumidores de seguros, existem canais que são mais importantes para a tomada de decisão e é onde as empresas devem estar mais presentes.

Mesmo com alguns dados indicando o caminho contrário, a intenção de compra de seguros em todo o mundo está aumentando, com exceção da América Latina, onde há uma tendência de queda desde 2015:

A importância do marketing de conteúdo para marcas de seguros

Para quem trabalha com mercado de seguros e está bem inserido na área, é fácil entender a diferença entre os produtos. O acesso a informações altamente qualificadas sobre o mercado é ágil e há muitos recursos para desenvolver mensagens claras e autênticas para o público.

Porém, os consumidores estão limitados ao que é vinculado na mídia, e esses conteúdos, normalmente, são extremamente restritos, mostrando apenas uma parte do que realmente está acontecendo no mundo dos seguros. Portanto, transparência, insights e conteúdo relevante podem ser um diferencial em um mercado tão competitivo e saturado.

“73% das empresas entrevistadas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo” — Fonte: Content trends 2018

Os consumidores de hoje vão atrás das informações por conta própria sempre que pensam em adquirir um produto ou serviço, e, antes mesmo de se engajarem com uma marca ou vendedor, já percorreram mais de 60% da jornada.

O marketing de conteúdo capacita os compradores com informações importantes nos principais pontos de decisão, exatamente quando eles precisam. É o conteúdo que ajuda as pessoas a se informarem, pesquisarem e criarem seus próprios caminhos para a conversão.

São esses os principais motivos que estão levando empresas de diversos segmentos a investir em conteúdo. De acordo com a pesquisa brasileira Content Trends, 73% das empresas entrevistadas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo.

A oportunidade para empresas de seguros

A percepção negativa sobre a indústria de seguros pode ser um grande obstáculo. Mas, ao mesmo tempo, ela reflete uma grande oportunidade para as marcas de seguros causarem impacto em um espaço que precisa, desesperadamente, de criatividade e inovação.

O conteúdo pode ajudar nesse objetivo de diferentes formas:

Mudar a percepção do consumidor

Em uma estratégia bem elaborada com a persona certa, o conteúdo tem o poder de mudar a percepção do seu consumidor, uma vez que estará presente nos principais canais e respondendo as dúvidas dos potenciais clientes.

Criar um vínculo com os consumidores

O que você representa? Pessoas não compram de marcas, pessoas compram propósito. Associe sua marca a projetos (ou crie os seus próprios) que têm como objetivo ajudar o desenvolvimento da sociedade.

Cada vez mais as pessoas se identificam com empresas que fazem a diferença no mundo:

Proporcionar uma experiência incrível

A experiência com sua marca deve ser incrível mesmo antes da compra. Conteúdos bem elaborados e estrategicamente pensados oferecem essa experiência.  

Além disso, mesmo depois de ser tornar cliente, seu público deve continuar sendo empoderado com conhecimento. Consumidores estão dispostos a gastar mais para ter um solução completa que responda todas as suas dúvidas:

É por meio de estratégias robustas de conteúdo que as empresas de seguros podem se posicionar como a fonte das soluções completas que esses consumidores procuram.

A partir do momento em que se posicionam digitalmente de forma estratégica, as companhias alimentam uma relação de proximidade com seu público, ampliando a possibilidade de conversão em vendas.

As empresas de seguros que saírem à frente da concorrência terão a possibilidade de desfrutar da oportunidade de diferenciação que esse mercado oferece. É preciso criar um conteúdo que crie engajamento para possíveis compradores.

Agendar-consultoriaPowered by Rock Convert
Publicações relacionadas
Artigos

Nostalgia é tendência de mercado, não só um sentimento

Artigos

Customer Centricity e a redescoberta da roda

Artigos

EQI 2019: pesquisa avalia as informações das páginas de produtos no e-commerce

Artigos

Como posicionar a sua marca para se comunicar com micro e pequenos empreendendores