ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

social media

Social Media Trends 2018: panorama das empresas e usuários nas redes sociais

Entender mais sobre as potencialidades e desafios trazidos pelas Redes Sociais já se tornou algo fundamental para o sucesso da maior parte das empresa. Afinal, o meio digital já se mostrou como um ambiente que pode gerar grandes oportunidades.

Pensando na relevância desse tema, no ano passado foi desenvolvida a primeira edição da pesquisa Social Media Trends, com o objetivo de levantar as principais tendências e práticas adotadas pelas empresas que estão presentes nas redes sociais e os motivos daquelas que ainda não se inseriram nesse universo.

Na edição deste ano, considerando que é importante saber também os hábitos de uso e o comportamento das pessoas nas redes sociais (afinal, no Brasil, 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social), acrescentamos um novo eixo de investigação na pesquisa.

Perguntamos às pessoas quais redes sociais utilizam, qual delas preferem, os assuntos que gostam de acompanhar nas redes, se têm a intenção de sair de alguma delas (desfazer seu perfil), entre outras questões interessantes.

Com base nas informações coletadas, produzimos então um relatório dividido em dois grandes blocos: um com os resultados sobre o uso que as empresas fazem das redes sociais (tendo como unidade de análise os dados das empresas) e outro com as informações sobre uso que os internautas fazem dessas redes (unidade de análise: indivíduos).

Foram 1730 participantes, sendo 1278 representantes de empresas e 452 usuários de redes sociais.

Desenvolvimento

A pesquisa foi realizada online, entre os dias 24 de outubro e 13 de novembro de 2017.

Para a coleta dos dados, o questionário foi enviado por e-mail para profissionais cadastrados em bases de contato da Rock Content e publicado nas nossas páginas no Facebook, Google+, Linkedin, e Twitter.

Como incentivo, todos aqueles que responderam o questionário concorreram a uma caixa de som Flip e um acesso ao curso de Gestão de Mídias Sociais da Universidade Rock Content.

Infográfico da Social Media Trends 2018

Resultados

Baixe o nosso relatório completo e confira abaixo alguns resultados interessantes da pesquisa:

Cerca de 94% das empresas respondentes estão presentes nas Redes Sociais.

Grande parte delas já usam as redes sociais há mais de 3 anos (40,3%):

E a maior parte considera que as redes  têm um papel muito importante para os negócios.

O Facebook continua sendo a principal Rede Social utilizada, com 98,8% das menções. O Instagram ainda é a segunda colocada, mas cabe realçar que da edição anterior para essa apresentou um aumento de 26,9 pontos percentuais.

 

Na comparação entre o uso que as empresas e os respondentes fazem de cada rede, foi possível observar lacunas interessantes:

  • Youtube, o LinkedIn e o Pinterest são, de longe, mais utilizados pelos usuários respondentes do que pelas empresas; a diferença de utilização do Pinterest, por exemplo, chega a 31,1 pontos percentuais;
  • O Instagram e o Twitter também são mais utilizados pelos usuários do que pelas empresas;
  • Com o Facebook e o Google+ a relação se inverte: são redes mais usadas pelas empresas do que pelas usuários — cabendo aqui observar que as diferenças de utilização, em pontos percentuais, não são tão expressivas;
  • Sobre o Snapchat, à primeira vista, o mais natural é observarmos que ele também é mais usado pelos usuários, mas vale comentar que a comparação entre os dados referentes a essa rede não têm tanta precisão estatística (em função de representarem uma amostra muito baixa): apenas 19 empresas e 59 usuários declararam utilizar esta rede.

Sobre estas análises, é importante realçar que os dados referentes a usuários — na nossa pesquisa — dizem respeito a um público de alta escolaridade (mais de 90% dos respondentes declararam ter ensino superior incompleto, completo ou pós-graduação).

Tais resultados não representam, portanto, a distribuição socioeconômica da população em geral. Essa informação será está melhor detalhada no relatório completo, logo no início do bloco dedicado às análises das respostas de usuários de redes sociais.

Falando em usuários de redes sociais, o Instagram foi citado como rede preferida por 47,1% dos respondentes. O Facebook ficou em segundo lugar. Confira o gráfico:

No cruzamento dos dados, é possível observar que o Instagram tem maior preferência entre as mulheres (52,9%) do que entre os homens (41,6%) e que apenas 25% dos usuários de mais de 40 anos preferem essa rede — 50% dos respondentes deste último grupo têm o Facebook como sua rede preferida.

Cabe realçar ainda que o Youtube alcança uma preferência mais expressiva entre os homens e entre os usuários de até 24 anos, se comparado aos demais estratos de análise.

Após levantar muitas outras informações, na reta final da pesquisa, perguntamos se os respondentes estariam pensando em desfazer seu perfil de alguma rede social. Cerca de 32% disseram que sim.

Quer saber de quais redes os respondentes querem sair, e os porquês dessa intenção? Baixe nosso relatório completo e tenha acesso a essa e outras diversas análises.

social media trends