Pesquisas

Social Media Trends 2019: panorama das empresas e dos usuários nas redes sociais

Social Media Trends 2019

As redes sociais são essenciais para alavancar estratégias de marketing de conteúdo. Junto aos blogs e ao email marketing, elas são o principal canal de divulgação de conteúdos. Por isso, precisamos entender muito bem como gerenciá-las para obtermos sempre os melhores resultados.

Pensando nessa importância, desenvolvemos a terceira edição da Social Media Trends. Essa pesquisa tem o objetivo de levantar as principais tendências e práticas adotadas pelas empresas que estão presentes nas redes sociais e os motivos daquelas que ainda não se inseriram nesse universo.

Na edição passada, considerando que era importante saber também os hábitos de uso e o comportamento das pessoas nas redes sociais (afinal, no Brasil, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social — 18,2% a mais que no ano passado), acrescentamos um novo eixo de investigação na Social Media Trends.

Perguntamos às pessoas quais redes sociais utilizam, qual delas preferem, por meio de quais dispositivos acessam, os assuntos que gostam de acompanhar nas redes, se têm a intenção de sair de alguma delas (desfazer seu perfil), entre outras questões interessantes.

Por conta dos insights descobertos na última edição e os dados relevantes que conseguimos compartilhar com você, decidimos repetir esse modelo que é dividido em dois grandes blocos.

O primeiro com os resultados sobre o uso que as empresas fazem das redes sociais (tendo como unidade de análise os dados das empresas) e o segundo com as informações sobre uso que os internautas fazem dessas redes (unidade de análise: indivíduos).

Ao todo, foram 1293 participantes, sendo 736 representantes de empresas, 402 freelancers ou profissionais autônomos e 155 somente usuários de redes sociais.

Metodologia

A Pesquisa de Social Media foi realizada no meio online, entre os dias 18 de dezembro de 2018 e 20 de janeiro de 2019.

Para a coleta dos dados, o formulário foi enviado por email para profissionais cadastrados em bases de contato da Rock Content e publicado nas nossas páginas no Facebook, Google+, Linkedin, e Twitter.

Além disso contamos com a participação de dois parceiros: a Quintly e a Bume.

Perguntamos para os participantes da pesquisa se eles estão trabalhando atualmente para analisar as informações das empresas e também dos usuários. 56,9% disseram que sim.

Panorama das empresas nas redes sociais

Baixe o nosso relatório completo e confira abaixo alguns resultados interessantes da pesquisa:

  • 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais
  • 62,6% consideram que as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas
  • 42,1% já têm mais de 3 anos de uso das redes sociais

Principais benefícios das redes sociais

Entre os principais benefícios das redes sociais, 53% dos respondentes indicaram que a divulgação da marca como o mais importante. O engajamento com a marca também foi muito apontado como benefício segundo as empresas (44,2%).

Principais motivos pelos quais as empresas não estão nas redes sociais

A falta de conhecimento (25%) foi o fator que mais impediu que empresas estivessem presentes nas redes sociais. Outros motivos mais citados foram a falta de equipe para gerenciar e a falta de tempo para gestão.

Entre as empresas que têm equipe responsável pelas redes sociais, 30,8% contam com mais de 3 pessoas.

Redes sociais utilizadas

O Facebook continua sendo a principal Rede Social utilizada, com 97,5% das menções. Porém, em comparação com a pesquisa do ano anterior, podemos ver uma pequena queda de 1,3%. O Instagram ainda é a segunda colocada, mas continua em ascensão, assim como o LinkedIn teve um aumento significativo comparado a 2018.

Já o Twitter, Google +, Pinterest e Snapchat foram as redes sociais que tiveram queda. Isso pode ser um reflexo das novas funcionalidades apresentadas pelo Instagram, que possibilitaram uma usabilidade parecida com as que são oferecidas por essas outras redes sociais.

Qualificação dos profissionais

As redes sociais estão apresentando cada vez mais novas atualizações e funções. Isso, somado a capacidade de interação com o público, cria uma demanda de constante aprendizado e preparação.

Mesmo assim, cerca de 70,8% das empresas ainda não exigem certificados ou treinamentos dos profissionais dedicados às redes sociais.

Essa prática é extremamente importante e muito valorizada aqui na Rock Content. Conheça o curso de Gestão de Mídias Sociais da Universidade Rock Content.

Curso Mídias Sociais


Estratégias nas redes sociais

Ter estratégias bem definidas para as redes sociais pode potencializar o sucesso da sua empresa.

Alguns dados coletados indicam que:

  • 43,6% fazem divulgação nas redes sociais seguindo um calendário editorial; alcançando uma média de visitas 1,5 vezes maior do que aquelas que não utilizam o recurso;
  • A definição de dias, números e horários das postagens são, nessa sequência, os critérios mais levados em conta na estratégia adotada;
  • 75,6% afirmam analisar os resultados nas redes sociais;
  • as principais métricas acompanhadas são engajamento (75,5%) e alcance (72,4%).

Marketing de conteúdo e as redes sociais

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo envolve inúmeras táticas para ser de fato aplicada e gerar bons resultados. Uma delas é a conexão entre conteúdos gerados e redes sociais. 64,5% das empresas adotam Marketing de Conteúdo como uma prática frequente.

As empresas que adotam uma estratégia de Marketing de Conteúdo apresentam, em média, 1,2x mais visitas no blog.

No geral, 51,3% das empresas respondentes possuem um blog, 10% a mais que na edição passada. A média de visitas mensais que as empresas que apresentam blog possui é de 10.819 visitantes.

Essa estratégia tem um grande potencial de melhorar ainda mais o desempenho das redes sociais e ajuda na conversão de usuários para clientes. No entanto, é preciso conhecer os benefícios que um blog pode proporcionar.

Principais desafios das redes sociais

Para finalizar o bloco sobre as empresas, temos que os principais desafios das redes sociais continuam sendo manter o público engajado (69,4%) e aumentar o alcance das publicações (57,3%).

Panorama dos usuários nas redes sociais

Na edição de 2018, acrescentamos um novo público de investigação na Social Media Trends: os usuários de redes sociais. Neste ano, decidimos repetir essa prática.

Assim, conhecemos um pouco dos hábitos e dos interesses desses usuários de redes sociais que responderam às questões propostas na pesquisa. Alguns highlights do que descobrimos são:

  • 92,1% dos internautas que responderam à pesquisa utilizam o Facebook e 92,5% o Instagram;
  • Além disso, o Youtube é utilizado por 72,3% dos respondentes;
  • 91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente e uma parte considerável gasta, em média, mais de 4 horas por dia navegando nessas redes (38,3%).
  • Embora utilizem bastante as redes, 32,4% dos respondentes estão pensando em sair de alguma rede social.

Entre os respondentes do eixo “usuários de redes sociais”, tivemos uma participação equilibrada de homens e mulheres e de variadas faixas de idade.

Já em relação à escolaridade, temos que cerca de 90% dos participantes têm ao menos ensino superior incompleto.

Redes sociais utilizadas

As redes sociais mais utilizadas pelos participantes da pesquisa são o Facebook (92,1%) e o Instagram (92,5%).

Nesse dado nota-se um aumento da utilização do Instagram e do Youtube em especial, que revela a força dos conteúdos em vídeo. Perguntamos para as empresas se elas usam as ferramentas atuais de vídeo do Instagram (Stories e IGTV) e mais da metade responderam que sim.

O Youtube e o LinkedIn também foram redes sociais pontuadas pelos participantes com 72,3% e 67,2%, respectivamente.

Nota-se que nessa edição, não tivemos respondentes que não apresentam perfis nas redes sociais citadas.

Principais interesses nas redes sociais

Os assuntos que os respondentes mais gostam de acompanhar nas redes sociais são informações sobre sua profissão ou área de atuação (13,4%), notícias em geral (10,2%), tecnologia (9,9%) e humor (8,7%).

Como podemos ver, essa edição nos trouxe vários dados para que possamos transformá-los em valiosos insights. Esperamos que o relatório lhe ajude com suas estratégias de rede social também.

Quer saber de quais redes os respondentes querem sair, e os porquês dessa intenção? Baixe nosso relatório completo e tenha acesso a essa e outras diversas análises como utilização de mídia paga e principais ferramentas que as empresas usam para mensurar seus resultados.

Content TrendsPowered by Rock Convert

Publicações relacionadas
Pesquisas

Content Trends 2019: participe da maior pesquisa de Marketing de Conteúdo do país

Pesquisas

Como preparar a sua agência para o próximo ano por meio de dados?

Pesquisas

E-commerce Trends 2018: dados estratégicos para lojas virtuais

Pesquisas

Email Marketing Trends 2018: maior pesquisa de Email Marketing do Brasil