Tendências de Marketing Digital para 2019: conheça as principais estratégias que você precisa investir

Já é hora de começar a planejar a estratégia de um novo ano e definir as metas desejadas.

Como o Marketing Digital é uma prática que muda muito, evolui o tempo todo e sempre é desenvolvida com novas tendências, muitos profissionais se perguntam se eles devem manter a estratégia do ano passado ou fazer mudanças.

Essa é uma questão delicada, já que com a transformação digital e um mercado em que a tecnologia toma cada vez mais espaço, é preciso considerar a utilização de novas alternativas.

Pensando nisso, decidimos reunir tendências de marketing digital que você poderá investir.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Tendência mais importantes para 2019

Todo ano a Smart Insights faz um estudo sobre as tendências de marketing mais importantes do ano e que serão de grande impacto. Vamos nos basear em alguns resultados dessa pesquisa ao longo do texto e de bônus você poderá conferir dicas de grandes profissionais de marketing para esse ano.

A Smart Insights estruturou as tendências em torno dos cinco pilares do marketing que eles recomendam para que as empresas se mantenham competitivas como parte da transformação digital. Esses pilares envolvem:

  • audiência e proposta de valor;
  • UX, conteúdo e comunicações;
  • otimização das melhores práticas nas plataformas;
  • gerenciamento da marca, pessoas e processo;
  • tecnologia de marketing, dados e insights.

Pilares do marketing digital

No ano passado, as tendências mais apontadas pelo mesmo estudo foram:

  1.  Marketing de Conteúdo, ou seja, estratégia que alimenta todas as comunicações digitais nas redes sociais e nutre as leads por meio de materiais ricos e email marketing para a criação de experiências que convertem. De acordo com a Content Trends 2018, 73% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo.
  2. O Big Data, que ajuda na tomada de decisão sobre qual técnica escolher e ajuda a alcançar respostas mais cuidadosamente. Essa estratégia inclui insights e análises de dados que estão orientando muitas campanhas de marketing digital.
  3. A Inteligência Artificial e o Machine Learning, estratégias muito mencionadas ao longo de 2018 e que estão começando a tomar espaço nas empresas. Saiba como a Inteligência Artificial pode ser aplicada no seu negócio neste post.

O mais interessante é que, com a transformação digital no marketing, essas estratégias podem ser trabalhadas juntas e oferecer resultados de impacto.

Transformacao Digital e Marketing

Tendências de Marketing para se inovar em 2019

1. Audiência e proposta de valor

A definição de planos e campanhas de marketing deve sempre começar com a compreensão das necessidades, desejos e características da constante evolução dos clientes.

Os canais digitais oferecem uma fantástica oportunidade para as marcas engajarem seu público por meio de novos formatos e canais de conteúdo, mas isso resultou em mais concorrência por atenção, o que significa que envolver o público on-line é um dos maiores desafios que enfrentamos.

Portanto, é essencial que entendamos melhor nossos públicos-alvo e façamos conteúdos que têm uma real proposta de valor digital que envolve a audiência.

Mega tendências

Nesse contexto, segundo a Smart Insights é preciso ficar de olho em 2 novas mega tendências que promovem uma grande oportunidade de exploração: o aumento do número de smartphones e do uso de interfaces de conversação do usuário.

Para entender o avanço e a utilização de smartphones,veja esses dados mundiais de um estudo da ComScore:

mobile users worldwide

Os dados desse painel mostram que em países como o Reino Unido, EUA, França e Alemanha, a maioria dos consumidores são multiplataforma, acessando sites em dispositivos móveis ou computadores, mostrando como é importante uma melhoria no design responsivo para a experiência do usuário.

Isso sugere que, em vez de seguir o conselho 'Mobile First' do Google, a maioria das empresas precisam desenvolver uma estratégia multicanal para envolver os consumidores em dispositivos móveis e computadores com experiências consistentes. No entanto, em alguns países europeus, países da América do Sul e, especialmente, em alguns países asiáticos, a porcentagem de usuários somente nos celulares é muito maior.

Falando sobre interfaces de conversação é importante levar em conta quatro grandes tendências:

  1. Chatbots: para essa tendência é preciso se decidir se será usado aplicativo próprio ou antendimento ao cliente por meio de plataformas como o Bot Engine for Messenger do Facebook.
  2. Suporte de software supervisionado: o chat supervisionado é uma tendência bem estabelecida. A novidade é a adição de regras de segmentação e automação para acionar mensagens no site, no aplicativo ou por e-mail por meio de tecnologias como Intercom, Helpcrunch e Drift. Eles oferecem não apenas serviços, mas também suporte a vendas e envolvimento do público e são ótimos para o uso de smartphones.
  3. Assistentes de pesquisa controlados por voz: as pesquisas de voz estão aumentando e, provavelmente, você já ouviu tendências que envolvem a Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e a Google assistente, que podem ser usadas ​​no smartphone.
  4. Dispositivos controlados por voz: com os dispositivos como a Amazon Echo e o Google Home, as empresas lidarão com a oportunidade de estar mais perto dos consumidores do que nunca.

2) UX, conteúdo e comunicações

Melhorias na experiência do usuário (UX), no conteúdo e nas comunicações que formam sua proposta de valor digital precisam ser priorizadas.

Segundo a Smart Insights, existem oito principais técnicas de marketing digital que são essenciais para as empresas investirem e para os profissionais de marketing desenvolverem habilidades. Sendo elas: planejamento integrado, análise multi-canal, marketing de conteúdo, email marketing, SEO, social media e mídia paga. Em relação ás essas técnicas, o relatório destacou quatro super tendências.

Mega tendências

A primeira delas é a questão de deixar a comunicação sempre ativa e online, para que seja possível automatizar os pontos de contato com a audiência.

A segunda tendência é manter uma estratégia de marketing omnichannel fluido, com menos burocracias e caminhos que o cliente terá que passar até adquirir o produto ou serviço.

Já a terceira é a otimização nos dispositivos móveis, ou seja, a manutenção de um design responsivo, que realmente pense na experiência do usuário em todos os aspectos de cores, localizações de botões e elementos amigáveis.

Conteúdo e Inbound marketing é também uma grande tendência de comunicação, funcionando como combustível para todas as principais atividades de marketing digital, envolvendo e persuadindo o público. Uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo dá suporte em todas as etapas do ciclo de compra, não deixando lacunas para os clientes em potencial. Como tal, o marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que ajuda o público-alvo a comprar, desenvolvendo um passo de cada vez.

3) Otimização das melhores práticas nas plataformas

Estamos todos conectados em diferentes plataformas. Por conta disso, muitas comunicações hoje entre consumidores e marcas são mediadas por serviços e sistemas operacionais criados pelos principais provedores de plataformas.

Por exemplo, os consumidores pesquisam no Google, usam o Facebook para acompanhar as marcas socialmente, comunicam comercialmente no LinkedIn e usam dispositivos digitais via Android ou iOS.

Como essas plataformas buscam sempre aumentar sua participação de público e monetizá-los, muitas das mudanças mais frequentes no marketing digital envolvem o Instagram, WhatsApp, Pinterest, Facebook e Twitter.

Um estudo da Gartner destaca muitas inovações que as mega plataformas, como o Google e o Facebook, estão trabalhando quando falamos de integração dos seus serviços. Dentre elas se destacam a realidade aumentada, chatbots de inteligência artificial, análise preditiva e integração da IoT, incluindo a automação residencial.

4) Gerenciar marca, pessoas e processo

Essa categoria de tendências que os profissionais de marketing e os líderes de negócios devem ter em mente está relacionada à maneira como o marketing é gerenciado. A principal tendência atual é a transformação digital, que envolve não somente a tecnologia, mas sim todo um negócio e modelo digital. Esse relatório da Smart Insights mostra que organizações de todos os tamanhos estão trabalhando ativamente na transformação digital.

O crescimento desse processo é alimentado por muitas das mudanças causadas pela adoção significativa de dispositivos móveis e digitais abordadas anteriormente.

Para a execução do plano como parte de um programa de transformação, as empresas devem criar projetos que trabalhem cultura, tecnologias digitais, análises e técnicas de processos.

Para incentivar a otimização e a agilidade no planejamento, devem ser criados planos de otimização de 90 dias que visem fazer alterações no marketing em todo o ciclo de vida do cliente para melhorar os resultados.

5. Tecnologia de Marketing

Somos seguidores próximos das mudanças no mercado, pois existem muitos serviços excelentes disponíveis para obter informações sobre o mercado e para criar comunicações on-line mais relevantes.

Você verá que, em todo o ciclo de vida, muitas dessas tecnologias são estabelecidas e a principal tendência é a crescente popularidade das soluções de marketing na nuvem, direcionadas a diferentes tipos de negócios, como Adobe, HubSpot, Marketo e Salesforce.

Mega tendência

Portanto, como mega tendência nós temos a ascensão das nuvens de marketing com o objetivo de ajudar as marcas a gerenciar todos os pontos de contato com o cliente.
Para isso, as empresas estão usando CRM, de forma com que seja possível integras as plataformas da marca que tem algum tipo de dados do cliente. Essa visão única permite um entendimento preciso sobre como a marca gerencia seu relacionamento e a comunicação com as pessoas.
Além disso, uma outra mega tendência presente é o aprendizado de máquina e inteligência artificial para envolver, persuadir e atender clientes. A inteligência artificial está agora começando a cumprir sua promessa e evoluiu para o estágio em que as marcas estão desenvolvendo bots que dão assistência ao consumidor, mas há muitas outras opções a serem consideradas.

É necessário se inovar. Os consumidores estão mudando de comportamento e as empresas precisam acompanhar essas mudanças.

Eles esperam as melhores experiências e não vão pensar duas vezes em fazer essa exigência. Portanto, para aplicar essa estratégia, os líderes precisarão que toda a empresa esteja envolvida em um novo processo operacional e digital.

Conheça mais sobre a estratégia de transformação digital que está revolucionando o mercado e conheça a base das mudanças.

transformação digital