ACOMPANHE AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS E NOVIDADES DO MERCADO NO BLOG INTELIGÊNCIA

tendências de SEO

Confira as 6 principais tendências de SEO para 2018

Recentemente, lançamos mais uma pesquisa feita pelo time de Inteligência da Rock Content: a SEO Trends 2018!

Essa é a segunda edição do estudo que contou com a contribuição de 1.387 respondentes e com a ajuda especial de 12 especialistas da área.

Por meio de um questionário online conseguimos coletar todos os dados e após uma análise profunda foi possível identificar estratégias e os resultados gerados por elas que podem impactar de forma positiva uma estratégia de SEO.

Se você quer dar início ou mesmo aprimorar as técnicas de SEO que a sua empresa já coloca em prática, confira a seguir algumas tendências que farão toda a diferença nesse ano!

1. Adote uma ferramenta

Perguntamos às empresas que praticam SEO qual avaliação elas têm sobre os resultados obtidos e comparamos esse dado com a adoção de ferramenta.

No geral, as empresas que adotam ferramentas para a estratégia de SEO tendem a conquistar resultados mais positivos do que aquelas que não adotam.

53% avaliam como muito positivos, enquanto apenas 32,5% das que não usam ferramentas apresentam a mesma avaliação.

Além disso, também descobrimos que o Google Search Console é a opção mais adotada por 73,8% das empresas que fazem uso de ferramenta.

2. Integre à estratégia de Marketing de Conteúdo

Os negócios que adotam Marketing de Conteúdo tendem a apresentar resultados mais positivos do que aquelas que não investem nessa mesma prática.

50,6% daquelas que praticam uma estratégia de conteúdo conquistam mais resultados muito positivos. Enquanto apenas 33,6% das que não adotam apresentam essa mesma avaliação.

O nível de integração das duas estratégias também impacta na avaliação dos resultados.

63,8% das empresas que apresentam as duas estratégias altamente integradas, conquistam mais resultados muito positivos. Já aquelas que afirmaram ter uma integração moderada ou baixa, nessa mesma avaliação, apresentam valores bem inferiores, 33,2% e 3,0%, respectivamente.

Além disso, quando a estratégia de SEO é integrada ao Marketing de Conteúdo, a taxa de crescimento do tráfego orgânico também sofre impacto.

As empresas que investem na estratégia de conteúdo apresentam um crescimento maior, principalmente, nas faixas entre 41% e mais de 100%.

3. Invista pensando ao longo prazo

À medida que a estratégia de SEO amadurece, mais resultados positivos podem ser conquistados.

No gráfico abaixo, é visível que ainda nos primeiros anos existe uma parcela que considera as conquistas nada ou pouco positivas, mas que com o passar do tempo ela vai diminuindo.

4. Produza conteúdo para o blog da sua empresa

A produção de conteúdo para blog (69,8%) e a busca de palavras-chave (67,3%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas que investem em SEO na segunda edição da pesquisa .

Quando comparamos os resultados da última edição com a passada, podemos ver que todas as estratégias de SEO apresentaram crescimento, com exceção da prática de guest blogging que teve uma queda de 22,6%.

Para entender o impacto que a produção de conteúdo tem no desempenho do tráfego orgânico, comparamos o crescimento que as empresas que investem e não investem nessa estratégia tiveram com esse tipo de tráfego.

Aquelas que se dedicam ao conteúdo, conseguem alcançar maiores taxas de crescimento de tráfego orgânico nas faixas de 41% a 60%, 61% a 80% e mais de 90%.

5. Aumente os investimentos em SEO

Perguntamos às empresas que praticam SEO qual a previsão eles acreditam que os investimentos nessa estratégia vão ter em 2018:

  • 68,5% esperam que haja um aumento;
  • 30,1% planejam uma possível estabilização;
  • Apenas 1,4% acreditam que haja redução.

6. Aprenda com especialistas da área

Nessa edição, também contamos com uma seção de entrevistas com especialistas de SEO.

Com a ajuda de 12 profissionais foi possível descobrir um pouco mais sobre os desafios dessa área e conferir dicas exclusivas para quem deseja expandir o conhecimento e alcançar excelentes resultados incríveis com essa estratégia.

Algumas das perguntas realizadas foram:

  • Qual você acredita que é o principal desafio dos profissionais de SEO?
  • Qual foi o maior aprendizado que você teve com a estratégia de SEO?
  • Qual conselho você daria para uma pessoa que está começando agora uma estratégia de SEO? Em qual prática ela deveria focar mais?
  • Qual conselho você daria para uma pessoa que está executando uma estratégia de SEO há cerca de 1 ano? Em qual prática ela deveria focar mais?
  • Qual conselho você daria para uma pessoa que está executando uma estratégia de SEO há 2 anos ou mais? Em qual prática ela deveria focar mais?

Ficou interessado em conferir as respostas dadas pelos especialistas? Clique aqui e faça o seu download gratuito!

Aproveite também e confira o nosso infográfico abaixo com os principais resultados do estudo:

seo trends 2018