tech trends para agências

Pesquisa revela 7 tendências de otimização para agências em 2018

Neste post, você vai conferir os principais resultados obtidos na terceira edição da pesquisa TechTrends Agências.

Com ela tivemos a participação de 428 agências de todo o Brasil que compartilharam informações importantes sobre o uso de ferramentas para as mais diversas atividades.

Confira abaixo o infográfico com alguns desses resultados:

tendências para agências

Se você tem interesse em conhecer mais sobre os processos de uma agência ou se trabalha em uma, confira a seguir como é possível otimizar e automatizar tarefas.

Ferramentas de Marketing Digital

Dentro do segmento de Marketing Digital, 98,8% das agências utilizam ao menos uma ferramenta. Confira quais são as mais adotadas nas seguintes categorias:

Analytics

Para estudar os resultados conquistados 94,6% das agências utilizam alguma ferramenta de análise. O Google Analytics é a mais adotada com 97,8%, seguido pelo Google Search Console (32,8%) e Hotjar (3,2%).

ferramentas de analytics

Email Marketing

Quando abordamos plataformas que ajudam a automatizar a estratégia de Email Marketing, nos deparamos com uma taxa de adesão de 88,6% das agências entrevistadas. O Mailchimp (48,5%) e a RD Station (40,1%) foram as preferidas.

ferramentas de email marketing

SEO

79% das agências utilizam ferramentas para otimizar páginas e conteúdos buscando assim, melhorar o posicionamento nas SERPs. O Google Search Console é o mais adotado com 64,2%. Logo em seguida aparecem Yoast e SEMrush com 40,8% e 39,6%, respectivamente.

ferramentas de seo

Ferramentas de Comunicação e Help Desk

97,9% das agências utilizam ao menos uma ferramenta de comunicação e help desk para ajudar a tornar as conversas e a troca de conhecimento mais eficiente entre os colaboradores.

Comunicação

Uma parcela significativa das agências, 97,9%, utilizam ao menos uma ferramenta de comunicação. O WhatsApp é o mais adotado com 81,4%, o Skype aparece em segundo lugar (63,5%) e o Hangouts em terceiro (32,9%).

ferramentas de comunicação

Help Desk

A taxa de agências que adotam ferramentas de Help Desk ainda é pequena, apenas 22,9%. Isso não diminui a sua importância, afinal ela ajuda a centralizar e a acompanhar solicitações internas e externas, possibilitando que elas sejam resolvidas de forma mais prática. O Zendesk é a mais adotada com 39,8%. Ferramentas próprias (24,5%) e Zoho (14,35) se encontram logo em seguida.

ferramentas de helpdesk

Ferramentas de Colaboração e Produtividade

Ferramentas que ajudam na colaboração e produtividade dos colaboradores são adotadas por 97,7% das agências entrevistadas.

Colaboração

A possibilidade de interação entre vários usuários e a armazenamento em nuvem  fazem com que as ferramentas de colaboração sejam usadas por 96,3% das agências. O Google Drive ocupa a primeira posição com 86,4% e em segundo o Dropbox (39,6%).

ferramentas de colaboração

Suítes de Produtividade

67,1%  das agências entrevistadas utilizam suítes de produtividade, sendo o Google Apps a ferramenta favorita (56,1%). Também são usadas o Adobe Creative Cloud (55,7%) e Office 365 (36,6%).

suítes de produtividade

Highlights

No estudo descobrimos que as categorias de ferramentas mais adotadas pelas agências são:

  • Marketing Digital;
  • Comunicação/Help Desk;
  • Colaboração/Produtividade.

Também analisamos a relação do número de ferramentas brasileiras e estrangeiras utilizadas. Entre os 19 tipos, 7 são brasileiras contra as 12 plataformas estrangeiras.

ferramentas brasileiras e estrangeiras

Quer conferir o restante dos resultados?

Faça download do relatório e identifique quais plataformas são relevantes para a realidade da sua agência!

tech trends para agências