Artigos

Fenômeno TikTok: a nova rede social sensação entre o público jovem

TikTok

*Este conteúdo foi publicado originalmente no blog da Rock Content

Imagine um aplicativo com números de download maiores do que o Instagram e próximos do Facebook. Esse app existe e se chama TikTok, um fenômeno que vem conquistando um grande número de usuários em todo o mundo.

O TikTok é considerado uma rede social e aposta no humor para ganhar público. Diferentes empresas já enxergaram um grande potencial em utilizar essa ferramenta para conquistar o público e gerar uma maior aproximação.

No entanto, será que essa rede é ideal para sua empresa?

Plataforma de vídeos

O TikTok é uma plataforma focada na produção de pequenos vídeos, de até 15 segundos.

O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando uma trilha sonora.

A rede foi criada na China pela empresa ByteDance, em um acordo de união com o antigo Music.Iy. A transação, firmada em agosto de 2018, girou em torno de R$ 3,8 bilhões.

Essa união proporcionou uma boa experiência com vídeos e áudio, ao mesmo tempo, em uma mesma plataforma com extrema facilidade de uso. O aplicativo foi apresentado ao mundo com bastante sucesso nos Estados Unidos e Austrália, mas seu público maior está na China e Índia.

A forma de monetização do app será por meio de anúncios. O objetivo dos criadores é alcançar a meta de 500 milhões de usuários ativos por mês.

Atualização: no meio de 2019, esse número foi atingido.

O TikTok é considerado uma rede social porque os usuários podem postar os vídeos, editá-los, adicionar trilhas sonoras e publicá-los para seus seguidores.

As empresas, claro, já ficaram de olho nesse app e o veem como uma oportunidade para gerar uma aproximação com o público, utilizando os recursos disponíveis, principalmente na edição dos vídeos e efeitos visuais.

Números impressionantes

Quando falamos que o TikTok é um fenômeno, acredite, pois realmente é!

Em todo o mundo, o número de downloads já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Em dezembro de 2018, o app bateu recorde de instalação mensal, com a marca de 75 milhões.

Todos esses dados foram levantados considerando as instalações por meio das plataformas do Google Play, do Android, e App Store, do iPhone, além de estimativas de downloads na China.

Para efeito de comparação, no ano de 2018 em todo o mundo o número de downloads do Facebook foi de 711 milhões e o Instagram ficou com 444 milhões. O TikTok, no mesmo período, conseguiu 663 milhões de downloads.

Os concorrentes desse aplicativo são aqueles que trabalham com vídeos, como o Instagram Stories e o Snapchat.

Público bem segmentado

Diante de números tão expressivos, você deve estar pensando em cadastrar a sua empresa na plataforma, certo? Bom, tenha calma, pois existem pontos a serem considerados.

Estatísticas indicam que os usuários do TikTok têm características bem específicas. Como a maioria dos vídeos tem o tom de humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente.

É claro que isso não impede o uso da ferramenta se o público é mais velho, até porque, com o sucesso que o app vem fazendo, daqui a pouco mais gerações podem começar a utilizá-lo.

Porém, se o planejamento é começar a usar agora, seria mais interessante focar no público com idade entre 16 e 24 anos, já que 41% dos usuários da rede social estão dentro dessa faixa.

É válido lembrar que, embora ainda seja a rede social mais popular em todo o mundo, o Facebook tem perdido usuários jovens e também market share. Além disso, eventos como o maior “apagão” da rede de Mark Zuckerberg e escândalos de vazamento de dados têm afetado a credibilidade do Facebook.

TikTok e as estratégias de marketing

Qualquer rede de comunicação que apresente os números de cadastros similares aos do TikTok deve receber a atenção das empresas.

Esse fenômeno vem atraindo muitos jovens, com uma plataforma simples, divertida e interativa.

Para as empresas acrescentarem essa rede social como um dos canais de aquisição é preciso ter alguns cuidados.

O primeiro, como falamos, é a análise de compatibilidade entre a faixa etária do público-alvo da marca com o público da rede.

Se a sua empresa tem clientes dentro da faixa de 16 a 24 anos, os resultados podem ser ótimos.

Você pode criar vídeos divertidos, seja para mostrar o dia a dia da empresa, seja para as atividades que são feitas por trás daquilo que os clientes têm contato.

No entanto, se a sua empresa tem um perfil mais formal, com um público-alvo mais velho e com características mais sérias, investir nessa plataforma pode não trazer os resultados esperados.

Se sua empresa tem públicos bem diferenciados, com consumidores mais jovens e outros grupos mais velhos, é possível criar as estratégias e direcionar para o público mais adequado.

Tenha sempre em mente que a idade não é um limitador. Você pode criar uma peça extrovertida e conquistar consumidores mais experientes.

Da mesma forma, um jovem pode desejar conteúdos mais sérios e educativos. Pense nas diferenças.

Vídeos virais e influenciadores

Vamos ver, a seguir, alguns dos principais motivos de investir agora mesmo no TikTok.

É um fenômeno

Os números dizem tudo: o mundo está conhecendo o TikTok.

Apesar de ainda não ser tão conhecido no Brasil, essa rede social já conquistou mercados imponentes, como o chinês, indiano e o americano. Então, pode ser uma questão de tempo para conquistar fãs por aqui.

Pensando nisso, se a sua empresa investe na plataforma e ela se torna um sucesso aqui, você pode sair na frente da concorrência e criar um perfil de referência.

A plataforma já foi amplamente testada

Um grande diferencial do TikTok é que a rede social foi amplamente testada no mercado chinês antes de explodir para outros continentes. Isso fez com que erros cruciais fossem conhecidos e tratados com inteligência.

Um dos pontos que receberam investimento foi na segurança e proteção dos usuários contra assédio e uso indevido. Há diferentes filtros que podem ser usados para garantir a privacidade das postagens e dados do perfil.

Não que outras plataformas ignorem essa preocupação com segurança e tipo de utilização, mas essas outras redes tomaram medidas de proteção quando muitos usuários já tinham o app instalado.

Ou seja, o TikTok usou um mercado para montar a sua estrutura, testar suas funcionalidades e recursos, alinhar diferentes pontos e agora está pronto para conquistar públicos cada vez maiores.

Vídeo viral é com o TikTok

Qualquer marca deseja criar uma peça de marketing viral, que se espalha e atinge um grande número de pessoas.

Criar esse material viral é bem difícil e na maioria das vezes apresenta um alto custo. Isso não é uma verdade quando se trata do TikTok.

O engajamento nessa rede social tem índices mais altos do que em outras redes, uma vez que o usuário não consegue simplesmente rolar o feed. Ele vai passando pelos vídeos e interagindo.

Nos Estados Unidos a média de tempo que os usuários gastam navegando na plataforma é de 46 minutos por dia. O número de usuários ativos por mês no país é de 26 milhões.

Então, seus vídeos no TikTok podem alcançar um grande número de pessoas e com um custo extremamente baixo, para não dizer nulo.

O público é bem segmentado

Facebook, Instagram e outras redes sociais têm um público abrangente: Jovens, adultos e idosos.

Isso traz algumas vantagens, como a amplitude para as postagens, mas também há o lado negativo.

O TikTok concentra suas postagens no público entre 16 e 24 anos. No entanto, outro grupo representativo é o de 24 a 30 anos. Essa alta concentração mostra um potencial para as marcas que têm o foco nessas faixas etárias.

Ter uma plataforma que concentra exatamente a faixa etária do seu público pode representar uma taxa de atração e conversão bastante altas, mais do que em outras redes.

Um bom lugar para explorar o marketing de influenciadores

O TikTok tem um potencial gigantesco de ser um canal usado pelos influenciadores digitais.

Como a utilização da plataforma é extremamente simples e com efeitos bem interessantes, esses influenciadores podem usar a rede com maior frequência e interações.

O YouTube hoje é o canal mais querido entre os influenciadores. Porém, há uma concorrência grande para conquistar a atenção do público.

Para as empresas, trabalhar com um grande influenciador digital no YouTube pode ter um custo bem representativo!

Como o TikTok ainda pode ser considerada como uma novidade aqui no Brasil, tentar usar o poder dos influenciadores nessa rede é uma ideia a se levar para frente.

Sobre os anúncios, bem comuns em outras plataformas sociais, como o Facebook Ads ou Instagram Ads, o TikTok ainda faz testes para encontrar as melhores práticas.

Há uma preocupação em não tornar o espaço um concentrado de anúncios e, assim, espantar o público. Essa preocupação faz muito sentido, até pelo público que concentra.

No entanto, devemos ficar de olho nessa novidade para não perder as oportunidades que ela apresenta!

Lições do TikTok

O TikTok é um app viral, que conquistou números expressivos com rapidez. Seu público é bem característico e muitas empresas acabam não conseguindo explorar essa ferramenta pela incompatibilidade do público.

Porém, essa rede social pode gerar uma análise bem interessante. Sabemos que as redes servem como um canal de entretenimento por meio de conteúdo.

Postagens interessantes, com materiais que, de certa forma, chamam a atenção dos usuários e entregam valor conseguem alto engajamento, enquanto peças puramente publicitárias podem não ter o mesmo efeito.

A proposta do TikTok é justamente dar o poder aos usuários de criar conteúdos criativos por meio de uma plataforma que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com diferentes efeitos e filtros.

Não é preciso ser um expert em manipulação de vídeos, conhecer a fundo os efeitos, saber trabalhar com áudio, nada disso! A plataforma é simples e interativa. Qualquer pessoa pode criar os conteúdos, editá-los, torná-los únicos e publicar isso para sua rede de seguidores.

Ou seja, a lição que fica é que não podemos nos esquecer de que as redes sociais também são plataformas de entretenimento e não um canal publicitário puramente. Devemos transmitir o poder de criação ao público e deixar que a criatividade se aflore.

O engajamento dos usuários pode ser muito alto e isso representa ótimas oportunidades para as empresas. Porém, quem deseja investir nessa rede social deve ficar atento com as características do público-alvo.

Avalie todos os pontos e veja como essa rede pode beneficiar a sua empresa e trazer melhores resultados. O segredo de tudo é montar uma boa estratégia de marketing. Saiba, portanto, como começar sua estratégia de marketing de conteúdo em 2019.

social media trends 2019Powered by Rock Convert
Publicações relacionadas
Artigos

Crescimento do e-commerce no Brasil é oportunidade para indústrias e grandes empresas

Artigos

Funcionários de grandes empresas esperam encontrar equilíbrio entre vida social e trabalho

Artigos

O Amazon Prime Day é um case de sucesso recorrente que grandes empresas devem se atentar

Artigos

Omnicanalidade: projeções para o futuro do varejo